Buscar

AVA FINAL OBJETIVA - INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Com o objetivo de permitir que os fabricantes de computadores e equipamentos de transmissão de dados desenvolvessem software e hardware para ligação de um computador a qualquer rede pública do mundo, bem como facilitar o trabalho de interconexão de redes, desenvolveu-se uma série de protocolos para redes públicas comutadas por pacotes, como é o caso do protocolo X.25, o qual descreve o padrão de acesso ou interface entre o computador e a rede. Acerca do protocolo X.25, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A partir do protocolo X.25 é possível realizar a comunicação entre computadores de redes públicas distintas por meio de um computador intermediário.
(    ) No protocolo X.25 a comutação de pacotes ocorre por datagramas, onde os pacotes são encaminhados independentemente, sendo necessário sempre o envio do endereço de origem.
(    ) A Rede Nacional de Comunicação de Dados por Comutação de Pacotes (Renpac) é uma rede comercial de transferência de dados disponibilizada pela Embratel, a qual faz uso do protocolo X.25.
(    ) O protocolo X.25 tem a função de gerenciar os pacotes, organizando as informações, atuando na camada de enlace do modelo OSI.
(    ) No protocolo X.25 a transmissão de dados ocorre entre o terminal cliente denominado de Data Terminal Equipment (DTE) e um equipamento de rede denominado Data Circuit Terminating Equipment (DCE).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - V - V - V.
	b)
	V - V - F - F - F.
	c)
	F - V - F - F - V.
	d)
	F - F - V - V - F.
	2.
	A arquitetura de uma rede de computadores é composta por três elementos, a saber: o meio físico, responsável por interligar os nós e transferir os dados; o hardware, que são todos os componentes físicos presentes em uma rede; e os protocolos, responsáveis pelas regras de comunicação. Sobre os elementos da arquitetura de uma rede, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O endereço MAC tem por função identificar de forma única uma placa de rede.
(    ) O protocolo TCP/IP permitirá que computadores trabalhando com Sistemas Operacionais distintos possam se comunicar.
(    ) O modem ADSL, a placa de rede e o roteador são exemplos de hardware.
(    ) O protocolo Ethernet é utilizado em redes locais de computadores, para acesso ao seu meio físico compartilhado.
(    ) As redes são um ambiente homogêneo; logo, todos os dispositivos deverão fazer uso da mesma tecnologia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - V - V - F.
	b)
	F - F - V - F - F.
	c)
	V - V - V - V - F.
	d)
	F - V - F - F - V.
	3.
	Os modos de comunicação entre dois dispositivos são uma característica importante da rede, pois possibilitam estabelecer as prioridades de transmissão de informações entre eles. A capacidade de transmissão de um canal estabelece-se através da quantidade de dados transmitidos em determinado espaço de tempo. Acerca dos modos de comunicação, analise as afirmativas a seguir:
I- A largura de banda é medida em bits, e não em bytes, os quais determinam a medida de capacidade de um determinado meio de transmissão por certa unidade de tempo.
II- A multiplexação por frequência é usada por emissoras de televisão que usam frequências diferentes para enviar o vídeo, as cores e o áudio no mesmo canal de comunicação.
III- Na multiplexação por divisão de tempo cada nó possui um determinado espaço de tempo para transmitir os seus dados, se não o fizer, este tempo foi desperdiçado.
IV- A multiplexação por onda possibilita que cada um dos nós comunique-se exatamente ao mesmo tempo e utilizando as mesmas frequências.
V- Ao utilizar a técnica broadband, o sinal será disponibilizado na rede sem a utilização de qualquer tipo de modulação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas II, IV e V estão corretas.
	b)
	As afirmativas II, III e V estão corretas.
	c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	4.
	Para que os computadores de uma rede possam trocar informações entre si, é necessário que todos os computadores adotem as mesmas regras para o envio e o recebimento de informações. Este conjunto de regras é conhecido como protocolo de comunicação. Atualmente, o TCP/IP é o protocolo utilizado na maioria das redes e sistemas operacionais, como, por exemplo, Windows 2000, Windows Server 2003 e Windows 8. Acerca do Protocolo TCP/IP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Considerando o endereçamento IPv4, os endereços 191.1.1.1 e 223.10.1.0 são, respectivamente, das classes B e C.
(    ) Em uma rede TCP/IP, cada computador possui um endereço formado por 4 octetos e uma máscara de sub-rede, que tem a função de definir quantos bits identificam a rede e quantos identificam o host.
(    ) No protocolo TCP/IP, o endereçamento lógico é implementado na camada de rede, enquanto na camada de transporte se dá a troca de mensagens segundo regras utilizadas pelas aplicações.
(    ) Com o objetivo de obter um endereço IP, uma conexão DHCP pode utilizar um servidor TCP/IP.
(    ) Em uma rede com TCP/IP, o comando ping pode ser utilizado a fim de verificar o endereço IP de um site disponível na internet.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - V - F - V.
	b)
	V - V - F - F - V.
	c)
	F - F - F - V - V.
	d)
	F - V - V - F - F.
	5.
	O Frame Relay é uma eficiente tecnologia de comunicação de dados usada para a transmissão digital através da rede de dados, de forma mais rápida e com um custo reduzido, sendo que as informações são divididas em frames. Desta forma, a tecnologia Frame Relay é mais recomendada para que tipo de rede?
	a)
	Redes WWAN.
	b)
	Redes LAN.
	c)
	Redes WAN.
	d)
	Redes MAN.
	6.
	O protocolo Ethernet, para comunicação de dados entre computadores de uma rede local (LAN), foi inicialmente desenvolvido por Robert Metcalfe e David Boggs, em 1976. Depois, em 1983, o IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) desenvolveu o padrão IEEE 802.3, que define um conjunto de sub-padrões para o protocolo Ethernet, cada qual com velocidade e características distintas. Considerando o padrão IEEE 802.3 do IEEE, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Padrão Ethernet 10Base-T.
II- Padrão Fast Ethernet.
III- Padrão Gigabit Ethernet.
IV- Padrão 10 Gigabit Ethernet.
(    ) Velocidade de transmissão de 1 Gbit/s e nomeado como padrão IEEE 802.3z, usando cabo de fibra ótica.
(    ) Velocidade de transmissão de 10 Mbit/s e nomeado como padrão IEEE 802.3i, usando cabo de par trançado.
(    ) Velocidade de transmissão de 10 Gbit/s e nomeado como padrão IEEE 802.3ae, usando cabo de fibra ótica.
(    ) Velocidade de transmissão de 100 Mbit/s e nomeado como padrão IEEE 802.3y, usando cabo de par trançado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	III - II - IV - I.
	b)
	I - III - IV - II.
	c)
	II - I - IV - III.
	d)
	III - I - IV - II.
	7.
	A padronização das redes de computadores foi o que possibilitou o grande crescimento observado nas redes. Esta padronização só foi possível a partir dos órgãos normatizadores, que estabeleceram vários padrões para esta tecnologia, possibilitando, desta forma, a interoperabilidade entre os diversos fabricantes. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o órgão responsável por estabelecer padrões para sistemas de cabeamento de comunicações:
	a)
	ISO ? International Standard Organization.
	b)
	ITU ? International Telecommunication Union.
	c)
	EIA/TIA ? Electronics Industries Association/Telecommunication Industries Association.
	d)
	IEEE ? Institute of Electrical and Electronics Engineers.
	8.
	Para transmitir sinais analógicos, tais como sinais de áudio e vídeo, de maneira digital, esses precisam ser convertidosde uma forma para outra. Este processo é chamado de conversão analógico/digital, o qual pode ser realizado a partir de diversas técnicas. Diante disso, assinale a alternativa que identifica uma técnica para conversão analógico/digital e digital/analógico.
	a)
	DSU/CSU - Unidade de Serviço de Dados/Unidade de Serviço de Canal.
	b)
	ATM ? Modo de transferência assíncrono.
	c)
	VC ? Canal Virtual.
	d)
	PCM ? Modulação por Código de Pulso.
	9.
	Numa grande rede como a internet, na qual existem milhões de equipamentos conectados e de fabricantes distintos, é necessário que existam e sejam observados padrões para que possa existir a perfeita troca de informações entre os equipamentos. Os padrões são criados por vários órgãos normatizadores a nível mundial. Com relação a padrões e órgãos normatizadores, analise as afirmativas a seguir:
I- Interconectividade existe quando os equipamentos da rede podem ser ligados fisicamente, possuindo características elétricas, mecânicas e físicas compatíveis entre eles.
II- Interoperabilidade existe quando os equipamentos de rede conseguem trocar informações entre as aplicações rodando nos mesmos.
III- O modelo de referência OSI (Open System Interconnection), composto por 7 camadas para o processo de comunicação entre computadores, foi desenvolvido pela ISO (International Organization for Standardization) em conjunto com o ITU (International Telecommunication Union).
IV- O modelo de comunicação TCP/IP utilizado pela rede internet é exatamente igual ao modelo de referência OSI de 7 camadas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	10.
	As redes deixaram de conectar somente computadores, sendo que atualmente conectam também máquinas diversas, dispositivos de segurança, equipamentos hospitalares, entre outros, e, principalmente, as pessoas. As redes são heterogêneas hoje em dia, utilizando diversos meios físicos e equipamentos, e disponibilizando vários recursos e serviços. Assim, surgiu o conceito de redes multisserviços ou convergentes. Acerca desse conceito, analise as afirmativas a seguir:
I- As redes convergentes suportam diversas aplicações, como dados, telefonia, vídeo e multimídia utilizando-se de várias infraestruturas físicas distintas de rede, independentes entre si.
II- As redes convergentes normalmente utilizam o protocolo IP, mas possuem um componente chamado QoS (Qualidade de Serviço) que é essencial para o perfeito funcionamento das aplicações suportadas por essas redes.
III- Nas redes convergentes, a tecnologia QoS deve estar ativada em todos os equipamentos da rede, para que possam ser classificados os pacotes IP e tratados na rede conforme sua prioridade, que deve ser previamente estabelecida entre o fornecedor da rede e o usuário.
IV- Muitas aplicações, como telefonia IP e videoconferência, necessitam de prioridade sobre outras para que possam funcionar perfeitamente, ou seja, precisam ser tratadas e enviadas dentro da rede antes de outras aplicações, e isso só é possível em redes convergentes que possuam QoS ativado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2014) As empresas que utilizam as tecnologias da informação estão cada vez mais compromissadas com as questões de sustentabilidade e meio ambiente, As tecnologias convergentes visam, entre as diversas  vantagens, proporcionar economia nos custos, possibilitando às empresas praticarem um preço final competitivo, preservando o meio ambiente e mantendo o negócio sustentável.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A tecnologia de VoIP é utilizada para substituir redes telefônicas convencionais, portando o tráfego de voz para a redes de dados e  proporcionando economia nos custos de telefonia da empresa.
      PORQUE
II. Sustentabilidade é a habilidade em manter alguma condição, ou seja, possibilitar que um  processo exista e permaneça.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	12.
	(ENADE, 2014) A internet é uma rede de computadores que interconecta milhares de dispositivos computacionais ao redor do mundo. Há pouco tempo, esses dispositivos eram basicamente computadores de mesa, estações de trabalho e os servidores que armazenam e transmitem informações, como páginas da web e mensagens de e-mail. No entanto, cada vez mais sistemas finais modernos da internet, como TVs, laptops, consoles para jogos, smartphones, webcams e automóveis, estão conectados à rede. O termo rede de computadores está começando a soar um tanto desatualizado, dados os muitos equipamentos não tradicionais que estão ligados à internet. No jargão da internet, todos esses equipamentos são denominados hospedeiros ou sistemas finais que são conectados entre si por enlaces (links) de comunicação e comutadores de pacotes.
FONTE: KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5 ed. São Paulo: Addison Wesley, 2010 (adaptado).
A função de comutação em uma rede de comunicação se refere ao uso dos recursos disponíveis (meios de transmissão, roteadores, switches e outros) para possibilitar a transmissão de dados pelos diversos dispositivos conectados. Para isso, basicamente existem algumas técnicas como: comutação de circuitos, comutação de mensagens e comutação de pacotes.
Com relação à diferença entre as técnicas de comutação de circuito e comutação de pacotes, assinale a opção correta:
	a)
	Na comutação de circuitos, utiliza-se a transmissão store-and-forward, em que um pacote é acumulado na memória de um roteador, e depois é enviado ao roteador seguinte.
	b)
	Na comutação de pacotes ocorre um aumento na largura de banda, porém essa técnica necessita da existência de um caminho dedicado e exclusivo.
	c)
	Na comutação de circuitos ocorre uma reserva de largura de banda em todo o percurso, desde o transmissor até o receptor e todos os pacotes seguem esse caminho.
	d)
	Na comutação de circuitos e na comutação de pacotes as transmissões são orientadas à conexão.

Outros materiais