Buscar

3ª PROVA PARCIAL ONLINE DE GEOMORFOLOGIA GERAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ – 2019
3ª PROVA PARCIAL ONLINE DE GEOMORFOLOGIA GERAL
	1a Questão 
	
	Considerado um dos fundadores da Geomorfologia moderna, o cientista tinha a premissa de que as leis que regem os processos geológicos não mudaram durante a história da Terra e mostrou, através de seus estudos, que a Terra tinha uma longa história que poderia ser interpretada em termos de processos observados no presente. Ele mostrou, por exemplo, como os solos eram formados pelo intemperismo das rochas e como as camadas de sedimentos se acumulavam na superfície da Terra. O texto se refere a qual cientista?
 
		
	 
	James Hutton 
	
	
	2a Questão 
	
	Observe o trecho da reportagem a seguir. Otimista, a maioria dos brasileiros acredita que verá avanços científicos relevantes em vida, mas avalia que o país está ficando para trás no desenvolvimento da ciência. É o que aponta o Índice Anual do Estado da Ciência (State of Science Index), pesquisa encomendada pela empresa norte-americana 3M.
Pouco mais de três quartos dos entrevistados no Brasil (76%) afirmaram que têm a expectativa de ver cura do câncer - indicador acima da média mundial (67%). E mais da metade (51%) acha que em algum momento vai ver carros voadores circulando nas cidades - indicador que coincide com a média mundial. Sobre a ciência, julgue as assertivas a seguir. 
		
	 
	I e II
	
	
	3a Questão 
	
	Competência das rochas é a resistência que a rocha oferece às pressões. As rochas podem ser Competentes, uma vez que oferecem muita resistência às pressões e acabam geralmente se fraturando (formando falhas), e Incompetentes, porque Oferecem pouca resistência às pressões e acabam geralmente se ondulando (formando dobras). Dentre as rochas apresentadas nas opções abaixo, qual delas apresenta uma rocha que sofre falhamento, exatamente por ser competente?
		
	 
	Granito
	
	
	4a Questão 
	
	Leia o texto a seguir: "Os esforços produzidos nas rochas da crosta podem ocasionar efeitos de fraturamento, falhamentos ou dobramentos e sua diferenciação depende da intensidade, da duração e da direção dos esforços". A diferença entre Falhamento e Fratura está presente em qual opção abaixo?
		
	 
	No deslocamento dos blocos
	
	
	5a Questão 
	
	Leia o texto: "A importância da declividade e do comprimento das vertentes para a erosão é atribuída à influência que estes fatores exercem sobre a velocidade e o volume do escoamento superficial". Sobre o assunto, julgue as assertivas a seguir.
Afirma-se a verdade em:
	 
	II e III
	
	
	6a Questão 
	
	A erosão é um problema cada vez mais presente no mundo de hoje, em que mudanças climáticas aceleram num ritmo alarmante a perda e o esgotamento do solo. A saúde da camada superficial do solo, tão necessária para o desenvolvimento de plantas naturais ou cultivadas, pode se deteriorar pelo vento, pelo escoamento da água da chuva, pela irrigação excessiva, entre outros fatores.
A esse respeito, analise as asserções e a relação proposta entre elas.
		
	 
	As duas são verdadeiras e a segunda completa corretamente o sentido da primeira
	
	
	7a Questão 
	
	Leia o texto a seguir: "A erosão é um processo que faz com que as partículas do solo sejam desprendidas e transportadas pela água, vento ou pelas atividades do homem. O controle da erosão é fundamental para a preservação do meio ambiente, pois o processo erosivo faz com que o solo perca suas propriedades nutritivas, impossibilitando o crescimento de vegetação no terreno atingido e causando sério desequilíbrio ecológico".
Quando a erosão atinge o lençol freático, tem-se:
		
	 
	A voçoroca
	
	
	8a Questão 
	
	A erosão é o processo de desprendimento e arraste acelerado das partículas do solo que pode ser causado pela água da chuva ou pelo vento. Essa degradação, quando induzida pelo homem, é muito mais rápida que a natural, removendo em pouco tempo grandes quantidades de solo. A respeito da erosão, assinale a alternativa correta.
		
	 
	A erosão laminar ocorre quando o escoamento de água leva a superfície do terreno, de forma homogênea, transportando as partículas em suspensão, sem formar canais preferenciais.
	
	
	9a Questão 
	
	Observe a figura a seguir.
Quantos terraços o rio, em azul, possui, em cada margem?
	 
	2
	
	
	10a Questão 
	
	As bacias de drenagem, de acordo com o escoamento, podem ser classificadas em diferentes tipos. A exorreica é aquela cujas águas se dirigem para:
		
	 
	O mar

Continue navegando