Buscar

Extensão Universitária 03062019

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3
 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Carina Schmitt de Medeiros
Jennifer Vanessa Zimdars
Juliana Pereira Rodrigues
Stéfanie da Silva Valindolfo
Prof.ª Gabriela Kieling da Silva
RESUMO
A universidade se divide em três princípios básicos, que são: Ensino, pesquisa e Extensão. Neste trabalho iremos abordar a extensão universitária e como ela vem contribuir e agregar conhecimento e inclusão da sociedade no meio acadêmico. Visando mostrar sua Grande relevância e impacto ambiental e socioeconômico, a extensão universitária é de suma importância para o acadêmico em sua trajetória universitária, contribuindo para seu crescimento profissional e pessoal, adquirindo maior comprometimento e responsabilidade. Nesta pesquisa citaremos desde seu surgimento até os principais tipos de extensão abordados atualmente.
Palavras-chave: Universidade, Comunidade, Projeto, Inclusão, Sustentabilidade. 
1. INTRODUÇÃO
Extensão universitária é o nome que se dá a todas as atividades promovidas por instituição de ensino superior para interação entre sociedade e universidade, sendo também abertos ao público não universitário. 
Tem como objetivo principal a troca de conhecimentos, e levar conceitos e aprendizados desenvolvidos na universidade para a comunidade não universitária, a própria instituição e, também os alunos que participam deste tipo de atividade interagem e aprendem as necessidades, e trocam aprendizados com a comunidade. 
Os projetos de extensão universitária são coordenados por profissionais da área, e qualquer aluno pode participar das atividades de extensão. 
Por isso, nesse trabalho iremos apresentar um pouco sobre como funciona a Extensão Universitária, seus diversos tipos de extensão e como fazer para participar. 
2. O QUE É E COMO SURGIU?
A extensão universitária se deu início no ano de 1867 em Cambridge na Inglaterra. No Brasil foi conhecida anos depois, no século XIX. Isso tudo se iniciou com vários movimentos, entre palestras, cursos, auxilio a comunidades entre outros.
A extensão universitária surgiu fora do Brasil, para agregar valores aos universitários. Que além de ter maior conhecimento não só na área do seu curso. Desta forma conhecendo mais áreas para sua melhor atuação. Os Ingleses pensaram nisso como um apoio para as pessoas com menor oportunidade. Sendo que tem vários modos de se aplicar a extensão universitária.
No Brasil como já foi citado em 1931 foi dado o ponta pé inicial no estado de São Paulo, devido ser um estado com melhores universidades e maior população. Muitos universitários saem de seus estados de origem para ir a São Paulo cursar sua faculdade, devido a qualidade de ensino.
Na década de 1980 foi onde a extensão ficou conhecida nacionalmente e se expandiu para os outros estados, devido ao Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX) em 1987.
“Entre as atividades de extensão universitária mais comuns estão cursos de formação, capacitação e qualificação abertos ao público, além da elaboração e administração de projetos sociais e ambientais articulados para a comunidade’’. USJ, Santos, 31 ago. 2018. Disponível em <http://www.usjt.br/blog/extensao-universitaria-o-que-e-e-como-funciona/>. Acesso em: 30 abr. 2019.
Assim dando mais oportunidades para toda população Brasileira. Desta forma onde se iniciou maiores qualidades de ensino, pais apoiando os estudos dos filhos, para terem um futuro melhor e com a qualidade de conhecimento que merecem.
3. COMO FUNCIONA?
A extensão universitária funciona como um auxílio no conhecimento da comunidade. Dentre vários tipos de extensão, para qualquer público e nível de estudo. O intuito da extensão universitária é a inclusão social, sem excluir nenhuma pessoa. 
Dentro de alguma universidade ou até mesmo escola, sendo ela técnica ou de ensino básico ao fundamental pode aderir a este auxilio, promovendo alguma ação de voluntários formados técnicos ou pós-graduados para uma melhora na comunidade. Assim promovendo o bem-estar e qualidade de vida para o próximo.
Hoje é pouco divulgado e procurado, porém possui em vários locais, exemplo que podemos dar em Blumenau são: a sábado legal (que fecha a rua do centro de Blumenau, com vários pontos de auxílio a saúde e bem-estar), os pedágios que são para auxiliar muitas vezes os universitários ajudam devido muitos que precisam não poderem, verão no parque onde tem enfermeiros, dança e exercícios para a comunidade, entre outros.
4. QUAL SUA IMPORTÂNCIA, OBJETIVOS E PARA QUE SERVE?
A Extensão universitária é de grande importância na inserção da comunidade no meio acadêmico, ajudando e Levando conhecimento dentro e fora da universidade, gerando novas oportunidades de aprendizado. Ela tem por Objetivo Capacitar ainda mais e promover o desenvolvimento social, trazendo igualdade de direitos, levando em conta os saberes populares e levando em consideração a sustentabilidade ambiental e social.
A extensão serve não somente para que a gente enriqueça nosso currículo, mas para termos mais conhecimentos e habilidades em determinado campo de estudo e coloca-las em prática, em prol de melhorias para a comunidade e para nosso crescimento pessoal e profissional.
“De acordo com Müller et al. (2013, p.45) Diz-se que a ciência não pode oferecer objetivos sociais porque seus valores são intelectuais e não éticos. [...] Mas é provável que a ciência possa contribuir para formular valores e, assim estabelecer objetivos, tornando o homem mais consciente das consequências de seus atos.”
5. QUEM PODE COORDENAR PROJETOS DE EXTENSÃO, E COMO PARTICIPAR?
Pode coordenar qualquer integrante que seja do quadro de funcionários de uma Universidade, sendo eles docentes e Técnicos
Pode participar do projeto, acadêmicos e comunidade que tenham interesse, buscando informações sobre duração, pré-requisitos e vagas nos sites das instituições de ensino superior.
 
6. TIPOS DE EXTENSÃO:
Entre eles, destacamos:
Cursos, palestras e conferências;
Atividades de ensino a distância;
Cursos de férias ou de verão;
Colônia de férias;
Viagens de estudo;
Apresentações culturais (teatro, musicais e feiras);
Eventos esportivos;
Universidades volantes; e
Escolas e hospitais móveis.
Quando a quantidade exceder a três linhas, tem-se uma citação direta longa e deve ser referenciada como no exemplo citado a seguir.
Utilizaremos a definição de citações indiretas para exemplificar a ocorrência no texto. Será reproduzido o trecho que define citação indireta e, após, será parafraseado a fim de prover exemplo desta técnica.
Ao compreender que a pesquisa só existe pela sociedade – e em virtude de melhorar a sociedade -, assim, a universidade reduz as fronteiras por meio de atividades de extensão. Esta, podendo ser realizada de variadas formas: como projetos em que a comunidade é envolvida, descentralizando o conhecimento; levando-o ao maior número de pessoas possível. Nessa postura, enrede-se que o conhecimento não é de um grupo, é um bem público. (BOTOMÉ, 1996; NOGUEIRA, 2001, p. 05)
7.CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 Sendo assim, o projeto de extensão universitária, agrega conhecimento em ambas as partes, tanto a comunidade quanto a universidade, contribuindo para a inclusão social e digital aprimorando as habilidades do universitário e trazendo a sociedade para o meio acadêmico. Apesar de ser algo para muitos, não conhecido e pouco divulgado, ainda assim, muitos projetos já se tornaram referencias para mudanças da sociedade em prevenções de doenças, ajuda a pessoas portadoras de necessidades especiais, qualidade de vida para muitas pessoas de rua e o crescimento da sustentabilidade num todo.
REFERÊNCIAS
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Pearson, 2006.
FERREIRA, Gonzaga. Redação científica: como entender e escrever com facilidade.São Paulo: Atlas, v. 5, 2011.
MÜLLER, Antônio José (Org.). et al. Metodologia científica. Indaial: Uniasselvi, 2013.
PEROVANO, Dalton Gean. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2016.
<http://www.proex.ufes.br/o-que-%C3%A9-extens%C3%A3o-universit%C3%A1ria>. Acessado em 25 de Fev de 2019.
<https://www.google.com/amp/s/www.politize.com.br/extensao-universitaria-como-funciona/amp/>. Acessado em 26 de Fev de 2019.
<https://www.upmeapp.com.br/blog/3-beneficios-incriveis-da-extensao-universitaria>. Acessado em 05 de Mar de 2019.
<http://biblioo.info/a-extensao-universitaria/>. Acessado em 05 de Mar de 2019.
<http://blog.uniso.br/o-que-e-curso-de-extensao-e-porque.fazer/>. Acessado em 29 de Abr de 2019.
<http://www.usjt.br/blog/extensao-universitaria-o-que-e-e-como-funciona/>. Acessado em 30 de Abr de 2019.
ENERT, Luis Augusto; POSSAMAI, Cleide Tirana Nunes; SIMON, Vanessa Silveira Pereira. Perspectivas Profissionais. Indaial: UNIASSELVI, 2017.
Carina Schmitt de Medeiros, Jennifer Vanessa Zimdars, Juliana Pereira Rodrigues, Stéfanie da Silva Valindolfo
Prof.ª Gabriela Kieling da Silva 
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI -Processos Gerenciais (EMD 1479/2) – Seminário Interdisciplinar I - 01/05/2019

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes