ed biologia celular
19 pág.

ed biologia celular


DisciplinaBiologia Celular23.133 materiais794.606 seguidores
Pré-visualização6 páginas
J Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores.
Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Biologia Celular
Professora: Flávia Venâncio Silva
Ed1- DNA, genoma e cromossomo
Discorra sobre o DNA (estrutura e função)
R: O DNA é responsável pelo armazenamento e transmissão de informação genética. Em suas estrutura encontramos cadeias antiparalelas, ela consistem em 2 cadeias nucleotídicas complementares sendo dupla-hélice, a qual PE mantida unida devido as pontes de hidrogênio entre as bases nucleotídeos. Suas bases podem ser Adenina, citosina, guanina e timina. Seu açúcar é o desoxirribonucléico.
Discorra sobre a importância do DNA
R: A molécula de DNA é um importante, pois ela é a responsável pelo armazenamento das informações genéticas do ser e oka fabricação de proteínas e RNA.
Diferencia procarioto de eucarioto.
R: Procarioto não possui carioteca, o DNA não esta envolto por uma membrana, em seu citoplasma encontra-se dispersos ribossomos. Externamente a membrana plasmática há a parede celular. São seres unicelulares, exemplo bactéria.
Eucariontes possui núcleo envolvido pela carioteca, seu citopalsma é interconectado por uma rede de tubos e canais membranosos. Animais, fungos e plantas.
O que é nucléolo?
R: É uma estrutura que esta presente nas células eucariontes. É uma organela, que não é delimitada por membrana, que se ocupa com a síntese protéica, sua composição(como forma e tamanho) esta relacionada com a atividade protéica da célula.
Quais são as 3 sequências necessárias para a produção do DNA eucarioto?
R: Origem de replicação: onde a duplicação do DNA tem inicio. Os cromossomos eucarióticos contem muitas origens telomeros encontrados em cada uma das extremidades dos cromossomos. Centromero seuquencia especializada, permite que uma copia de cada cromosssomo duplicado seja dividio para cada célula filha.
As duas cadeias de nucleotídeos da dupla-hélice de DNA são antiparalelas. Explique porque as novas cadeias ( líder e atrasada) que são sintetizadas a partir de cadeias antigas moldes, são polimerizadas pelo DNA polimerase sempre a partir da orientação 5\u2019-3\u2019.
R: Devido a sua necessidade de verificação, a exonuclease que ocorre na direção oposta da 3\u2019 para 5\u2019, o que diminui a taxa de erro, pois pode acabar unindo bases que não paream, removendo-as e corrgindo-as. Se a polimerase fosse no sentido 3\u2019 \u2013 5\u2019 na adição de um novo nucleotídeo para correção na ponta 5\u2019 a reação não conseguioria ser completa, pois não teria uma ligação de alta energia para ser elevada. A DNA polimerase faz a ligação de um novo nucleotídeos a partir da extremidade 3\u2019 \u2013 OH livre do ultimo nucleotídeo.
Conceitue gene.
R: É o segmento de DNA que contem as instruções para produzir determinada proteína, mas alguns controlam a produção de RNA. O gene so será exresso caso a célula tenha necessidade que ele seja expresso e quem determina isso é a própria célula.
Diferencie cromossomo, cromatina e cromátide.
R: A cromatina é um filamento de DNA muito longo e fino localizado no núcleo da célula interfásica. Quando a célula inicia seu processo de divisão esses filamentos se espiralizam e se condensam transformando-se nos cromossomos. Cromatina é o DNA compactado juntamente com uma serie de proteínas, as histonas. O DNA não esta ainda no seu maior grau de condensação.
Cromossomos estrutura formada pelo DNA completamente compactado pelas proteínas histonas e por um grande envelopamento.
 Cromátides é cada um dos filamentos de DNA formados pela duplicação de um cromossomo durante a fase S da interfase.
O que é nucleossomo?
R: É o nome dado nos seres eucariontes, a unidade fundamental da cromatina. Consiste numa unidade de DNA dividida em 2 espirais que se enrolam em torno de um disco protéico, os histonas.
Diferencie eucromatina de heterocromatina.
R: Eucromatina é a região de um cromossomo que se cora difusamente durante a interfase, é a cromatina \u201cnormal\u201d, ao contrario da heterocromatina que é mais condensada.
Heterocromatina é a região do cormossomo que permanece na forma de cromatina anormalmente condensada; em geral não é ativamente transcrita.
Como o DNA é carregado negativamente se organiza com proteínas histonas carregadas positivamente.
R: Devido o fosfato presente nos nucleotídeos o DNA possui carga negativa e as histonas positivas a dupla fita enrolada nas proteínas histonicas através do grupo fosfato.
Conceitue genoma.
R: É a serie completa de informações genéticas do DNA de um organismo ou célula.
O que são genes homólogos?
R: São genes semelhantes na sua sequência nucleotidica e na sua função devido um ancestral comum. Por exemplo, homólogos de genes humanos podem ser detectados em organismos como leveduras, bactérias.
O que é uma mutação gênica e quais são as possíveis causas?
R: São mudanças ocasionais que ocorrem na sequência de bases na molécula de DNA constituinte dos genes que sofrem uma mudança em sua estrutura.
ED2 - Transcrição
Defina o processo de transcrição.
A transcrição é realizada por enzimas chamadas RNA polimerases, que ligam nucleotídeos para produzir uma cadeia de RNA (usando uma cadeia de DNA como modelo).
A transcrição tem três estágios: iniciação, alongamento e término.
Nos eucariontes, as moléculas de RNA devem ser processadas após a transcrição: elas são emendadas e têm um cap 5' e uma cauda poli Acolocadas em suas extremidades.
Transcrição é o processo síntese de RNA a partir de segmentos moldes de DNA. Tal processo é realizado a partir de um complexo cuja enzima chave é o RNA polimerase, composta de varias subunidades e realiza a polimerização do RNA. Esse processo ocorre em 3 etapas principais: iniciação, alongamento e termino.
Iniciação:
Alongamento:
Termino:
Qual a estrutura da molécula resultante da transcrição? É be similar ou diferente ao DNA?
A molécula de RNA, resultante da transcrição, é formada por um único filamento de nucleotídeos, ou seja, uma fita simples cujas bases nitrogenadas são: adenina e guanina (bases purinas) e citosina e uracila (bases pirimidinas). O açúcar de seu esqueleto é a ribose. O RNA pode formar pares de bases intramoleculares e se dobrar em estruturas especificas, sendo mais curtas. Difere do DNA, pois o mesmo possui fita dupla e possui em suas bases nitrogenadas a timina ao invés da uracila. O açúcar do DNA é a desoxirribose.
Qual a função da região promotora no DNA bacteriano?
A região promotora do DNA bacterianos, diferente das células eucariontes, pode, a partir de um único promotor, expressar vários genes. Ou seja, podem ser sintetizados vários tipos de proteínas diferentes. Um gene só será expresso caso a célula tenha necessidade de que ele seja expresso e quem determina isso é a própria célula. 
Cite as funções da RNA polimerase e a diferencie da DNA polimerase.
A RNA polimerase catalisa a ligação de ribonucleotideos, já a DNA polimerase catalisa a desoribonucleotideos. O RNA polimerase pode dar inicio a uma cadeia de RNA na ausência de um iniciador. A RNA polimerase tem maior taxa de erros que a DNA polimerase já que elas não possuem o mecanismo de reparo.
Em qual das duas moléculas (RNA/DNA), há maior chance de ser obter mutações e por que?
O RNA tem maior índice de mutaçõs pois após o pareamento dos nucleotídeos a própria polimerase verifica se gouve uma pareamento incorreto e quando um erro acontece a polimerase corrige o erro, posicionando o siio catalítico de edião para a clivagem dos nucleotídeos incorretos e pareando os corretos. Isso ocorre no DNA o que o leva a ter menos erros, logo, menos risco de mutações. O nome dessa função é exonuclease e ocorre na direção oposta ( 3\u2019-5\u2019)
Defina processamento. Esse mecanismo pode ocorrer em células procariontes?
O processamento é a ,atiração que a fota de mRNA sofre antes de sair do núcleo e ir para o citoplasma, onde ocorrerá a síntese de proteínas. Nesse mecanismo a fita de mRNA recebe uma sequencia de guanina na xtremidade 5\u2019. Tanto a cauda poli-A que será adicionada