Buscar

O PAPÉL DA SOCIEDADE CIVIL E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA

Prévia do material em texto

ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE UNIDADE PARA O 3º ANO 
 Tema: O PAPÉL DA SOCIEDADE CIVIL E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA.
 Datas das aulas: 05/10/2017, 11/10/2017 e 18/10/2017 (aulas geminadas)
 Objetivos: Compreender os motivos políticos, econômicos e sociais que ocasionaram o processo de redemocratização no Brasil
 Habilidades: 	Identifica, em fontes históricas documentais, características da “abertura lenta, gradual e segura” da política brasileira.
Reconhecer em fontes documentais, o conceito da Lei da Anistia.
Relacionar o processo de redemocratização brasileira com o movimento “Diretas Já”.
Identificar em fontes documentais, aspectos do quadro econômico dos anos de 1970 e 1980.
 Interdisciplinaridade: Esse tema pode ser abordado através da interdisciplinaridade na aula como por exemplo na matéria de Geografia, pode-se trabalhar com o Impacto na Sociedade do tema Redemocratização e suas consequências econômicas e sociais, mapeamento da sociedade na época. Em Português pode-se trabalhar com Produção Textual, a partir de diversos tipos de textos apresentados aos alunos durante o semestre (poemas, músicas, decretos, leis, Manifestos, etc.). Em Sociologia trabalhar as mudanças na sociedade brasileira, as mobilizações, a reformulação, e a disposição dos partidos brasileiros na relação com o trabalho. Inglês/Espanhol mostrar aos alunos textos redigidos por jornais, revistas e entrevistas internacionais sobre o tema e qual a visão desses países sobre o Brasil naquele momento. Matemática trabalha com numerais através de planilhas elaboradas pelos alunos sob a visão da pesquisa qualitativa e quantitativa.
 Metodologia: Aulas expositivas, diálogos, vídeos, filmes, trabalho de pesquisa, atividades para casa através de perguntas e respostas, debates em sala de aula utilizando para os debates uma disposição da sala em V (como no exemplo abaixo). Sempre visando a construção do conhecimento.
 Recursos Utilizados 
 Recursos: Recursos materiais: Livro didático, quadro de giz, pesquisa de campo na biblioteca da escola fora do período de aula, textos auxiliares, formulário de pesquisas, xerox de textos, para analise contextual, mapas físicos históricos, charges, revistas, jornais.
Recursos áudio visuais: Utilizaremos Notebook, DVD, Internet, Vídeos e até mesmo a sala de informática e projetor (se for possível), tudo previamente preparados para as aulas. 
Recursos Humanos: Professores, alunos, equipe pedagógica (preparando as xerox).
Composição Avaliativa do Aluno: Será contínua, através da frequência do aluno, sua participação nas atividades da sala, pontualidade e capricho na entrega de trabalhos, verificação de cadernos com as atividades de casa, colaboração e atenção nas exposições da aula e finalizando a avaliação mensal e bimestral, identificando o conhecimento da sala.
Aula dia 05/10/2017: 1ª aula: A primeira ação feita com os alunos foi explicar que as aulas ministradas nesse tema em estilo diferenciado nessas aulas, a sala estava em formato de V dividida em 4 fileiras, predisposta anteriormente com a colaboração das funcionárias da limpeza. 
Pedi para que se distribuíssem em quantidades iguais se possível, me apresentei. Expliquei que o motivo da mudança era para que a sala ficasse mais homogênea para melhor apreciarmos os vídeos (já com a TV em sala de aula) os alunos ficaram agitados, porém colaboraram no andamento da aula com exceção de alguns problemas atitudinais pontuais, mas correu tudo de maneira tranquila. 
Nossa primeira aula inicia-se com um Vídeo Documentário Diretas Já! Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=tkqfDESrPUA, com 19m41s. Após a visualização do vídeo faremos um breve debate até o final da primeira aula. 2ª aula faremos a leitura do texto jornalístico do Jornal O Globo da Página 5, Edição de 03 de março de 1983 a notícia Eleições Diretas e Constituinte é o que exige a Oposição. Iremos analisar o contexto naquele momento quais os prós e contras desse movimento e para encerrar assistiremos um vídeo sobre a mobilização da população estudantil em Brasília e o Protesto em Brasília tem Legião, críticas à Políticos e PMs, Disponível em: https://tvuol.uol.com.br/video/protesto-em-brasilia-tem-legiao-criticas-a-politicos-e-a-pm-04024C9C3760D8A94326 com 1m51s de duração, datado de 18/06/2013. Complementação para casa pedi que preparassem uma tabela de semelhanças e diferenças sobre os vídeos assistidos para entregar na próxima aula na semana que vem dia 11/10/2017, valendo 2 pontos na média. 
2º) Dia: 3ª aula: Ao chegarmos na sala solicitei que entregassem a tarefa pedida na aula anterior, a grande maioria trouxe, mas alguns alunos que não trouxeram quiseram tumultuar a aula, expliquei que até poderia aceitar a tarefa no dia seguinte, porém não teria aula com eles, mas estaria na escola e aceitaria o trabalho, porém com uma nota menor, valeria 1 ponto na média, e quem não entregasse iria ficar sem nota nessa atividade, prejudicando assim sua média. 
Os alunos aceitaram e demos continuidade a aula, já calmos iniciamos uma comparação geral na lousa das tabelas feitas pelos alunos, montamos então uma tabela nova com a participação de todos os alunos, cada qual colocou o que escreveu e fomos fazendo eliminações das opiniões repetidas até formarmos uma tabela única. Pedi que registrassem no caderno essa tabela finalizada e no final da primeira aula passei de carteira em carteira dando visto no caderno. 4ª aula: Demos continuidade propus aos alunos que montássemos um grupo de WhatsApp para poder mandar alguns vídeos para que eles pudessem ter acesso em casa ou pelo celular já que é uma tecnologia que parece fazer parte integrante de suas vidas e parece até uma extensão de seus corpos pois alguns chegam a entrar em desespero se tirar essa tecnologia deles. Os alunos aceitaram, porém, ficou muito claro que tudo que fosse falado no grupo poderia ser mostrado aos pais na reunião de pais, deixei bem claro que era somente para o acesso antecipado as aulas até porque não é sempre que podemos utilizar a TV e o Notebook pois tem apenas um de cada na escola. Correu tudo bem, deixei o representante de sala responsável da manutenção do grupo ao qual também faço parte. Apresentei aos alunos alguns textos e organizamos 4 bancadas onde uma seria de estudantes, outra de políticos, outra de militares e outra do povo em geral, cada qual nessa aula iria analisar conforme a visão de cada grupo, o contexto das Diretas Já, de 1983 e defender suas opiniões e o contexto do movimento Verde e Amarelo de 2013 segundo seus grupos. Anotariam no caderno essas opiniões para podermos na próxima aula na semana que vem defendermos cada qual suas posições. 
3º Dia de aula: 5ª aula – Vamos nesta aula finalizar a regência com o texto sobre o Ato Institucional de 05 de abril de 1983 disponível no acervo do Jornal O Estadão
 http://acervo.estadao.com.br/pagina/topico/874/#!/19651028-27770-nac-0001-999-1-not/busca/Ato+Institucional. Enviado pelo grupo de WhatsApp, os alunos deverão ler em casa para podermos nessa aula estar munidos de embasamento para trabalharmos sobre o Ato Institucional. Após fazermos uma breve explanação sobre o texto, vão ser tirados as dúvidas, e farei um mapa contextual na lousa com as informações que os alunos foram passando e pedi que anotassem no caderno. 6ª aula – Para finalizar essa regência fizemos a encenação prevista na aula anterior, os alunos participaram, e para essa atividade seria dado um ponto na média pela defesa da tese de cada grupo. Foi uma aula muito proveitosa, os alunos do 3º Ano A são receptivos apesar de estarem em uma fase de transição da adolescência para a juventude, o que em si já é uma fase difícil para eles se organizarem. As matérias propostas foram finalizadas na integra e pudemos comemorar no final da aula onde a professora distribuiu um bombom para cada aluno pela atuação.

Continue navegando