A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
pcaso5

Pré-visualização | Página 1 de 1

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO - CCJ0144
Título	
Caso Concreto 5
Descrição	
- Defensoria Pública de Santa Catarina consegue desinternação de paciente que estava custodiado	há	mais	de	30	anos	em	Florianópolis
Atualidades - Hot Empório - Por Redação - 24/09/2016
A Defensoria Pública de Santa Catarina, por intermédio da Defensora Pública Caroline Kohler Teixeira, do Núcleo da Capital/SC, impetrou Habeas Corpus para garantir o direito de ir e vir do paciente que estava segregado há mais de 30 anos cumprindo medida de segurança de internação. Consta nos autos que o paciente foi internado em 10 de julho de 1984 e até então estaria internando no Hospital de Custódia e tratamento de Florianópolis. É a pessoa que está há mais tempo cumprindo medida de segurança no Estado	de		Santa		Catarina. A Defensora Pública esclarece em seu pedido, que a Constituição da República Federativa do Brasil, em seu art, 5º, inc. XLVII, veda as penas de caráter PERPÉTUO e que o Código Penal (art. 75, caput) brasileiro impôs o limite máximo de cumprimento de pena o prazo de 30 anos. De partida, diga-se que o termo ?penas? é utilizado, pelo constituinte, na acepção ampla do termo, compreendendo todas as espécies de sanções penais - não só as privativas de liberdade como também as restritivas de direitos e as MEDIDAS		DE		SEGURANÇA.
Trecho da notícia, disponível em http://emporiododireito.com.br/tag/lei-antimanicomial/ Acesso	em	11	fev.2017
A	partir	da	leitura	acima	responda:
No que diz respeito às atitudes sociais ? preconceito, estereótipo e discriminação - analise o exemplo acima e aponte o tipo de atitude.
(questão readaptada - Antonia De La Cruz)
 Estigma e descriminação
- A Lei 10.216, de 06/04/2001, é uma lei federal que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtorno mentais, redirecionando o modelo assistencial no campo da saúde mental. De acordo com esta legislação, o doente mental possui uma série de direitos, e dentre eles podemos citar:
(questão	readaptada	-	Antonia	De	La	Cruz)
Permanecer internado em hospital psiquiátrico, sem acesso ao espaço externo da instituição
Ser tratado mediante intervenção medicamentosa exclusivamente e estar sob a tutela
da	família
Permanecer sob a tutela do hospital psiquiátrico e exercer atividades para reverter em recursos	econômicos,	no	intuito	de	manter	esta	instituição
Ter acesso ao melhor tratamento de saúde e ser tratado em ambiente terapêutico pelos meios	menos	invasivos	possíveis
Permanecer em espaço fechado, em função de sua característica agressiva, e receber tratamento	farmacológico
- Embora os termos preconceito e discriminação sejam usados frequentemente de modo intercambiável, eles, na verdade, se referem a conceitos diferentes e muitas vezes são possíveis	de	se	apresentar	de	forma	camuflada.
Analisem os exemplos abaixo sobre atitude ou comportamento que evidencia o preconceito	ou	discriminação.
I - Um lojista racista sorrir para um cliente negro para disfarçar opiniões que poderiam prejudicar	seu		negócio. II - No edital de um concurso público abrir vagas específicas para pessoas com necessidades		especiais.
III - Normas que estabelecem uma altura mínima para policiais. IV - Ser demitido da empresa por passar a ser uma pessoa com necessidades especiais (cadeirante)	após	um	acidente	de	motocicleta.
Assinale a opção em que constam exemplos de preconceito e discriminação
	a)	Estão
	corretas
	apenas
	
	I
	
	e
	
	II.
	b)	Estão
	corretas
	apenas
	I,
	
	III
	
	e
	IV.
	c)	Estão
	corretas
	apenas
	
	I,
	
	II,
	
	IV.
	d)	Estão
	corretas
	apenas
	
	II
	
	e
	
	IV.
e) Estão corretas apenas II e III.