A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Plano de Metas

Pré-visualização|Página 1 de 1


Plano de metas

O plano de metas ou plano de negócios é um documento feito por empreendedores para reunir informações e planejar um negócio que vai ser ou já foi iniciado. É um modelo de negócio a ser seguindo durante a gestão do negócio.

O objetivo é identificar quais os melhores caminhos a serem percorridos com a intenção de conquistar o maior público-alvo e que a empresa tenha sucesso. Além disso, é também para ser usado em investimentos e decidir se vale a pena ou não aplicar em determinada empresa.



HTML image 0
Plano de negócios

O plano é o passo inicial para se abrir um negócio. Recomenda-se que o dono do mesmo o faça, pois ele estudará e ampliará seu conhecimento em relação ao mercado.

Primeiramente, define-se a missão, os valores e os objetivos mais específicos.


Vantagens

As vantagens de se fazer um plano de negócios são vários, entre eles estão:


  • Vantagem competitiva;
  • Ter uma visão ampla sobre a empresa a ser aberta;
  • Identificar quais pontos são fortes e fracos da empresa;
  • Analisar o desempenho da organização;


Produzindo o plano de metdas

Para definir bem um plano de metas é preciso que seja o mais original possível, pois cada empresa tem o seu jeito de conduzi-la. Entretanto, é necessário estar atento a: tempo de pesquisa, dimensão do plano, redação e revisão; além disso, recomenda-se que todos os planejamento devem seguir alguns passos:


  • Definir quem é o público-alvo é o ponto principal para a existência da empresa;
  • Pesquisar sobre o mercado em que a empresa vai ser inserida é importante para saber com quais concorrentes a organização está lidando. Também serve para se destacar entre os outros, mostrar um diferencial;
  • Saber qual é o objetivo da empresa definirá onde ela quer chegar e qual o tempo em que isso se realizará;
  • Outro ponto importante é a empresa ter um bom posicionamento, ou seja, uma postura;
  • Ter uma estratégia e um controle do plano de metas é essencial para que o resultado não seja catastrófico.
  • Reservar uma seção para finanças, só assim é possível identificar qual será o potencial do lucro e se o negócio é ou não viável.

Além disso, existem algumas seções propostas para se montar um plano de metas, como: capa e sumário executivo (resume o negócio), análise de mercado (pesquisas sobre a concorrência), descrição da empresa, produtos e serviços (descreve-los de forma mais específica), plano de marketing (métodos de venda do produto), plano financeiro (quanto será necessário para obter lucro, investimento necessário para o negócio), simulação de cenários, análise estratégica.



HTML image 1
Análise estratégica

Ademais, é preciso procurar fontes de financiamento (créditos em bancos, capitais de risco, entre outros) e saber qual das modalidades será mais rentável para o negócio.

Para finalizar o planejamento, é necessário avalia-lo e ver se vale a pena abrir ou manter a empresa.

Se sua empresa possuir um ou mais sócios é importante inclui-los na elaboração do plano de metas. Se for preciso, inclua o contador, assim ele poderá ajudar com questões específicas.


Divisão do plano

Não existe uma quantidade certa de conteúdo para definir se o plano está ou não correto, e esse dependerá do tamanho da empresa. Alguns empreendedores dividem em três tipos:

*Mini-plans: é apresentado uma única seção. Classificado como um resumo e com público-alvo especificado;

*Working plans: tamanho intermediário e com linguagem informal;

*Presentation plans: completo, detalhado e com linguagem formal.


Mantendo o plano de negócios

Para manter o plano de negócios é necessário atualiza-lo frequentemente, ele não é simplesmente papéis que são usados uma única vez e que depois são guardados. É indicado que a empresa torne esta prática recorrente, visto que com a evolução do mercado é inviável atualizar o plano anualmente.

É recomendado que o empreendedor passe todas suas ideias no papel, assim ficará mais fácil de desenvolver o planejamento de explicar conceitos como pilares e coisas mais complexas do negócio.

Existem alguns erros que podem surgir:


  • Visão limitada;
  • Pesquisa de mercado analisada de forma incorreta;
  • Plano financeiro inviável ou exagerado;
  • Não ter uma postura definida em relação a empresa;

Por isso, é necessário fazer o plano de negócios o mais detalhado e correto possível, respeitando o tempo que foi estimado inicialmente e evitando que ocorra erros que fará o desenvolvimento e finalização do planejamento ser interrompida.