Custos da Qualidade
1 pág.

Custos da Qualidade


DisciplinaAdministração144.966 materiais1.045.395 seguidores
Pré-visualização1 página

Custos da qualidade

O que é?

O custo da qualidade é uma técnica desenvolvida para analisar todas as categorias de custos associadas a determinada demanda de serviços, então ela se estende desde investimentos a perdas envolvidas no processo de obtenção da qualidade. O processo pode ser entendido, também, como o meio que possibilita identificar custos que as incorrem ao não trabalhar da forma mais correta.

Esse método permite uma ampla visão sobre o todo que uma empresa produz e ponderar sobre o valor de qualidade de uma empresa, o custo da qualidade obtida em uma empresa e o valor da perda de um cliente derivado de problemas com a qualidade.

Objetivo do custo da qualidade

O custo da qualidade busca reduzir os custos através de ações que avaliam e previnem falhas internas e externas que envolvem a imagem da companhia e geram um custo final bem maior do que um investimento inicial. Outra visão do custo da qualidade é fornecer um produto que está em seus conformes da maneira mais econômica possível.

HTML image 0
Os objetivos dos custos da qualidade

Qualidade versus não-qualidade

Quando uma empresa não impõe ênfase no custo para a qualidade, o seu serviço irá apresentar muito refugo (quando as especificações do produto não estão dentro dos parâmetros admissíveis), alto índice de retrabalho na linha, alto nível de rejeição, elevado nível de inspeção, isto é, um número maior de pessoas trabalhando sem agregar valor e estes fatores não são favoráveis para empresa, que gasta muito achando que está economizando, nem para cliente, que pega um produto com nível mais alto para acidentes ou com nível mais alto para sua ineficácia. Então, tente imaginar quanto tempo é gasto com toda a correção de erros que essas situações podem causar e, além disso, depois vem as etapas de replanejamento, disponibilização de recursos necessários a retificação das condições do produto. São diversos fatores gerados como consequência de erros que poderiam ser totalmente evitados.

Por outro lado, ao optar a trabalhar em conjunto com o custo da qualidade, o serviço da empresa vai envolver treinamento, geração de procedimentos, ações preventivas, ações corretivas organizadas de forma que o problema não volte a ocorrer. Fatores que elevam a imagem da empresa, que fica conhecida pelo bom prestamento de serviço. Fatores que, também, aumentam a qualidade do produto e deixam clientes seguros e com um nível maior de satisfação. Logo, essa opção viabiliza a eliminação do desperdício de dinheiro com situações não panejadas. Dessa maneira, acontece um aumento na produtividade e, consequentemente, um incremento na lucratividade apenas aderindo a opção correta.

Subdivisão dos custos da qualidade

Na literatura da área, os custos da qualidade são subdivididos – por alguns autores – em áreas menores que, que quando se juntam formam os custos da qualidade. Essas subdivisões são os custos de prevenção, custos de avaliação, falhas internas e falhas externas.

Custos de prevenção

São custos gerados no desenvolvimento de prevenção de falhas, isto é, uma maneira de antever os riscos de uma operação investindo em maneiras para não desviar o objetivo principal do processo.

Custos de avaliação

Estes custos são gerados ao criar medidas para avaliar, medir e auditar os processos afim de garantir os requisitos mínimos para o produto final. Estes custos são também chamados de custos de controle.

Falhas internas e falhas externas

São custos resultantes de defeitos, de falhas que são reportadas antes ou após a entrega do produto para o cliente final. Se o reporte da falha é feito antes, o mesmo é classificado como falha interna, se é feito depois, é classificado como falha externa.

Considerações finais

Uma empresa que deseja manter-se no mercado, é importante que a mesma considere a implementação de projetos que ativem os custos da qualidade, pois dessa maneira, a empresa evita gastos desnecessários em desvios que podem acontecer se não aderir ao que se espera dela.

HTML image 1
Custo para obtenção da qualidade