A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Demonstração das Mutações do Patrimonio Liquido (dmpl)

Pré-visualização|Página 1 de 1

Demonstração das Mutações do Patrimonio Liquido (DMPL)

A DMPL é um documento mais completo e abrangente que demonstra as mudanças de um patrimônio líquido durante o exercício social da empresa, sendo preciso justificar de onde e para onde vão os recursos da tal.

O seu principal objetivo é monitorar e ter controle do fluxo de caixa da empresa. Algumas funções são:

  • Acompanhar a evolução do patrimônio;
  • Monitorar a influência deste patrimônio no mercado;
  • Analisar qual a melhor estratégia para a empresa crescer a partir da DMPL.

Uma boa gestão administrativa depende do controle de todas as movimentações financeiras de uma organização, pois o administrador pode avaliar se as contas estão ou não equilibradas.

Anteriormente, existia a DLPA (Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados) e todas as informações contidas nela agora compõem a DMPL.

As empresas são obrigadas a divulgar essas demonstrações, de acordo com a Resolução n.º 1.185/2009.

Como é feito

Primeiramente, é necessário fazer um tabela, onde cada conta do patrimônio liquido pertence à uma coluna. A última coluna é reservada ao resultado final.

Em cada linha ficam os dados de cada transição. Esse modelo é dividido em:

  • Reservas de capital: referente ao saldo que não pode ser distribuído entre os investidores, ou seja, faz parte do capital social da empresa;
  • Reservas de lucro: é formada baseada no lucro líquido durante o exercício;
  • Lucros ou prejuízos acumulados: destina-se aos acionistas da organização, ou seja, o prejuízo e os lucros que podem obter. É um dado variante.

HTML image 0
Tabela-modelo da DMPL

É recomendado que se use a tecnologia para auxiliar neste planejamento e controle financeiro, porque a elaboração manualmente não é mais viável. Existem softwares que integram os dados e que são acessíveis em tempo real e o custo de manutenção é baixo. Além disso, é necessário analisar qual é o melhor sistema, já que existem os que são hospedados em nuvens.

Este último oferece mais economia para a empresa, pois não é preciso que ela tenha um servidor próprio, além de ser bastante estratégico por ser possível acessa-lo de qualquer lugar e a qualquer momento.

Elementos que alteram ou não alteram o patrimônio líquido

Vale salientar que pode haver oscilações que alteram ou não o patrimônio líquido, por conta disso é fundamental que o gestor conheça e entenda quais são os esses fatores. Por exemplo:

Elementos que alteram:

  • acréscimo ou redução decorrente do lucro ou do prejuízo;
  • ajustes de exercícios anteriores;
  • doações provenientes de investimentos recebidos;
  • integralização de capital, etc.
  • Elementos que não alteram:

  • uso da reserva ou do lucro para aumentar o capital;
  • compensação de prejuízos com a utilização de reservas, entre outros.
  • Diferenças entre DFC e DMPL

    Apesar de parecem iguais, a DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa) é um relatório que representa a entrada e saída do caixa de um certo período que ajuda a entender a capacidade de uma empresa de gerar caixa por meio de pagamentos. Já a DMPL serve para determinar as condições em que se encontra o patrimônio em certo período da empresa.

    Além de registrar o fluxo de caixa, a DFC também inclui contas bancárias e aplicações. Ela é obrigatória em organizações de patrimônio líquido maior que R\(\) 2.000.000 ou que possui capital aberto e deve estar incluída no balanço do patrimônio (relatório que contém a evolução do patrimônio total da empresa em determinados períodos).

    HTML image 1
    Diferentes tipos de Demonstrações

    Conclusão

    A DMPL é essencial para uma empresa, pois é por meio desse relatório que será possível analisar todos os recursos que a empresa está aplicando durante o exercício fiscal, ou seja, é um indicador de desempenho.

    É importante que a organização tenha profissionais especializados em desenvolver este tipo de documento, para que se evite erros e que os gestores não se percam sem saber a origem ou destino de cada transação. Assim, ela se tornará mais forte e com as finanças minuciosamente analisadas.