A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Índice de Mercado

Pré-visualização|Página 1 de 1


Índice de Mercado

É um referencial que serve como um indicativo sobre o estado e tendência do mercado financeiro. Esse índice é muito importante para quem quer investir, se será vantajoso investir naquele determinado negócio.


Categorias de índices:

Índice Global: são índices das maiores empresas do mundo, avaliando todos os tipos de mercado.

índice Nacional: índice que especifica o desenvolvimento da bolsa de cotações de um determinado país como por exemplo: BOVESPA no Brasil e Dow Jones no Estados Unidos.

Índice Setorial : é um índice especializado, que determina um índice de uma determinada categoria de negócio.



HTML image 0
índices


Índices de mercado no Brasil:

Índice BOVESPA: é o principal indicador de desempenho do mercado brasileiro, disponibiliza vários indicadores de desempenho de diversos setores do mercado, cada um dos índices mostra a valorização de um conjunto selecionada de ações.

Índice IbrX: indica o regresso da carteira teórica contida por ações de empresas mais negociadas do Brasil.

Índice Dividendos (IDIV): referencial que mede a rentabilidade com pagamentos dos dividendos.

Índice de Sustentabilidade Empresarial: índice que indica as empresas que investem em sustentabilidade e uma boa governança, importante para quem quer investir em empresas que se preocupam com sustentabilidade.

Índice de Energia Elétrica: foi um dos primeiros índices criados, com o objetivo de medir o desempenho do ramo da energia elétrica.


Análise de índices:

Podemos calcular valor patrimonial de ação ordinária, é só dividir o matrimônio dos acionistas ordinários pelo número de ações ordinárias.


Índices de valor do mercado:

São relacionados o nível de valor de mercado da empresa, medindo o preço corrente de valor das ações a determinados valores contábeis.



HTML image 1
índice mundial


Indicadores Econômicos:

Produto Interno Bruto (PIB): é o que verifica os ambientes macroeconômicos e disponibiliza uma análise exata que contem os bens e serviços que são realizados em uma determinada região, sendo o indicador econômico mais importante que existe.

Consumo Real por Habitante(CRH): avalia como esta o consumo por habitante, avaliando o que a pessoa mais consome e com que frequência.

Índice de Preço Consumidor(IPC): avalia o preço médio necessário para obter bens e serviços, avaliando o tendências de inflação.

Imposto sobre Produto Industrializado (IPI): é um imposto federal que é cobrado sobre as mercadorias industriais.


Outros índices:

Índice de Volatilidade: é um índice que mede os retornos de um título ou índice, ou seja, quando mais o preço de uma ação varia maior é o risco de ganhar ou perder investimento.

Índices de Segurança de Crédito: mede a quantidade de pessoas endividadas, esse índice é importante para empresas saberem se darão créditos para as pessoas.

Índice Mensal de Atratividade para o Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia: analisa o nível de consumo de energia limpa e mostra a quantidade de pessoas, empresas que estão aderindo ao consumo sustentável energia limpa.

Índice de Automação: contém o nível de automação para indicar o volume de tecnologias que são adotadas por empresas.

Índice Geral de Preços do Mercado; é uma média aritmética de três índices do preço de mercado, índices de preço por atacado, índice de preço ao consumidor e índice nacional de custo da construção.

Índice de Preço por Atacado: mede a evolução de preços de comercialização no atacado, nas transações comerciais para vendas no varejo.

Índice de Preço ao Consumidor: avalia o custo de vida das famílias, de baixa renda, média renda e renda alta.

Índice Nacional de Custo da Construção: contém a evolução dos gastos no setor de construção civil, que é um dos indicadores da economia.

Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial: o índice calcula o preço dos imóveis, a partir do número de peças que o imóvel possui.