Fases do pcp
1 pág.

Fases do pcp


DisciplinaEconomia I28.490 materiais195.632 seguidores
Pré-visualização1 página


Fases do PCP

Pré-visualização de imagem de arquivo
O PCP é um processo importante para administrar as atividades da produção.

O Planejamento e Controle da Produção (PCP - Production Planning and Control) é um processo usado na administração das atividades de produção. Este planejamento pressupõe a necessidade de uma tomada de decisão que ocorre antes, durante e depois de sua definição e utilização na empresa.

Portanto o PCP requer um modo de pensar que objetive responder as perguntas referentes as diversas necessidades como:

  • que será feito ?
  • como será feito ?
  • por quem será feito ?
  • com quais recursos será feito ?
  • Onde e quando será executado ?

Este processo possui diversas fases, as quais serão detalhadas agora:

Previsão da demanda

O uso de métodos estatísticos na previsão de demanda auxiliam a empresa no dimensionamento dos recursos materiais e humanos necessários, além do auxílio da produção . Então, quando a companhia assume uma estratégia de produção para estoque, a previsão da demanda apresenta um papel ainda mais fundamental.

Planejamento da capacidade de produção

A partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada, é possível realizar o planejamento da capacidade de produção para atender as necessidades do médio e longo prazo de forma ótima.

Planejamento Agregado da Produção (PAP)

Esta etapa visa definir a estratégia de produção mais acertada para a empresa. No PAP, estão determinadas as decisões relacionadas a:

  • Volume de produção;
  • Volume de estoque mensal;
  • Contratação (ou demissão) de pessoas;
  • Uso de horas-extras e subcontratação;
  • Contratos de fornecimento e serviços logísticos.
  • Programação Mestra da Produção (PMP)

    A PMP aborda a operacionalização dos planos de produção para um curto prazo, nele, são analisados e encaminhado os recursos (máquinas, pessoas, matérias-primas) no tempo certo para produzir a quantidade necessária para satisfazer a demanda para um período especifico. Nessa fase,é possível ter uma definição mais precisa dos itens e quantidades de produção e estoques, com um grau de detalhamento maior que o utilizado no Planejamento Agregado da Produção.

    Programação Detalhada da Produção (PDP)

    A PDP define como a empresa irá realizar o seu funcionamento no seu dia-a-dia. As ações que envolvem a Programação Detalhada da Produção são:

    • Administração de materiais: planejamento e controle os estoques, definição do tamanho dos lotes, e dos estoques de segurança.
    • Sequenciamento das ordens de produção: é a definição da sequência de execução das operações de produção no maquinário, com o objetivo de minimizar ociosidades, atrasos e estoques em processo.
    • Emissão e liberação de ordens: Estabelece o programa de produção emitindo a documentação para o início das operações e liberando-a quando os recursos estiverem disponíveis.

    Em empresas sistemas de produção repetitiva (alto volume, baixa variedade), a PDP é orientada por regras mais simples e visuais como por exemplo os sistemas de produção puxada tipo Kanban.

    Em empresas com sistema de produção intermitente (baixo volume, alta variedade), a PDP faz-se mais complexa, dado que é difícil estabelecer a sincronização das operações para redução de custos, atrasos e tempos de fluxo das ordens. Neste cenário, a atividade de programação pode ser baseada em softwares típico para Programação Detalhada da Produção.

    Controle da produção

    O controle da produção é a última fase do PCP constitui-se na orientação dos processos produtivos a fim de certificar o andamento da produção de acordo com o planejado, em outras palavras, verificar se o que foi definido no Plano Agregado de Produção (PAP), Programação Mestra da Produção (PMP) e na Programação Detalhada da Produção (PDP) está sendo realizado de forma correta. A partir das anotações da produção (tempos e rendimentos do processo), o PCP armazena os dados atualizados de todos os processos para o uso em decisões futuras.

    Pré-visualização de imagem de arquivo
    O Controle da produção executado de forma correta é importante para a tomada de decisões futuras