Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Pim V

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNIVERSIDADE PAULISTA
Gilson Abreu Cardoso RA:1875776
Bom Jesus da Lapa
2019
 
PIM V
 
 Projeto Integrado Multidisciplinar V 
 para obtenção do título de Tecnólogo 
em Gestão Pública apresentado à 
Universidade Paulista – U N IP 
 
 
 
 
Bom Jesus da Lapa
2019
RESUMO
 
Este Projeto integrado Multidisciplinar tem por objetivo mostrar de forma clara e objetiva a organização de uma entidade da administração pública, ressaltando a forma como podem se reaplicados os conhecimentos adquiridos nas matérias de Análise e Encaminhamento de Projetos Públicos, Sistemas de Informação no Setor Público e Matemática Financeira, bem como proporcionar a possibilidade de desenvolver um levantamento das características e práticas das referidas áreas dentro da administração pública, elaborando um projeto que resulte da pesquisa exploratória e ainda proporcionar de maneira prática, os conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando no processo de ensino -aprendizagem. 
 Nesse sentido destaco o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), que se encontra em plena atividade, buscando prestar um excelente serviço aos cidadãos do município de Bom Jesus da Lapa. Desta forma, o referido CRAS tem como planejamento estratégico, traçar rumos, em médio e longo prazo, buscando formas de aprimorar seus serviços tornando-os mais eficientes. Palavras-chave: Gerenciamento, informatização, controle, resultados.
5 
 
 
INTRODUÇÃO 
 
O presente projeto externo a estrutura organizacional do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)do município de Bom Jesus da Lapa, BA, localizado na Rua São Jose Nº 403, CEP 47600-000, João Paulo ll O que é o CRA S - Centro de Referência da Assistência Social? O CRAS e vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social e Comunitária, é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socio assistencial de famílias. O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social.
Análise e Encaminhamento de Projetos Públicos 
 
A gestão de projetos pode ser considerada como uma das maneiras mais efetivas de transformar estratégias empresariais em resultados. 
Algumas indagações são cruciais quando se trata de gerenciamento de projetos: 
Como tratar os prazos dos empreendimentos? O que pode influenciar o cumpri mento dos prazos dos projetos? 
Como estruturar um sistema moderno e ágil para o gerenciamento de projetos? 
Quais requisitos devem ser perseguidos para a formação e gerenciamento dos recursos? 
De que maneira pode ser elaborado um planejamento colaborativo para o desenvolvimento dos projetos? 
Afinal, como devemos escolher, quais critérios precisamos adotar e quais atividades devem ser eleitas como prioritárias para o adequado desenvolvi mento de um projeto? 
Como devemos nos preocupar com a maturidade dos projetos? 
De que forma os escritórios de projetos, algo que vem se tornando comum em empresas e entidades, tanto do setor privado quanto público, podem agilizar e melhorar a eficiência e a qualidade dos projetos ? 
Conceitos Básicos 
 
Um projeto é representado por um conjunto de atividades visando à obtenção de um resultado predefinido. 
As atividades relacionadas com projetos diferem em vários aspectos das que são rotineiramente executadas nas entidades. 
Os assuntos relacionados com gestão de projetos têm merecido cada vez mais atenção, diversas entidades e empresas estão se empenhando em constituir escritórios de projetos e estimulando seus profissionais a obterem certificação pelo PMI (Project Management Institute). A nova realidade é traduzida também pelo incremento da preocupação gerencial na administração pública, explicitada, por exemplo, no aumento do desenvolvimento de obras de infraestrutura na área governamental, seja para a cobertura de grandes eventos esportivos ou culturais. 
Essas experiências têm conduzido à preocupação com a disseminação das técnicas e métodos referentes ao gerenciamento de projetos. 
Esse incentivo na administração pública tem sido materializa do por meio dos 
acordos conheci dos como parcerias público-privadas, voltados à abertura de novas frentes de captação de energias, como é o caso das novas hidrelétricas, exploração do pré-sal etc. 
Uma definição mais detalha da de um projeto é exposta em Vargas (2013,doc.306): 
Projeto é um empreendimento não repetitivo,
caracterizado por uma sequência clara e lógica
de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir
um objetivo claro, e definido, sendo conduzido por 
pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo,
custo, recursos envolvidos qualidade.
Em um projeto as atividades possuem um prazo determinado. Projeto é uma sequência de atividades finitas, com começo, meio e fim programados. Obviamente, isto não quer dizer que o prazo de um projeto não pode ser alterado.
Como gerenciar projetos 
 
São diferentes os tipos e condições de gerenciamentos, tanto dos projetos quanto dos processos executados por empresas ou entidades, privadas ou públicas. 
A partir da segunda metade do século XX , foram desenvolvidos os esforços de 
pesqui sa e si stematização d as melhores práti cas da área. E ssa síntese é i ncl uíd a 
no s c hamados B OK s. 
Em 1 984, foi p ub li cad a a primei ra versão d o P MBOK, at ua l me nte e m s ua q ui nta 
versão, o c hamado G ui a P MBOK deta l ha os processos, as co mpetê nci as,