Buscar

ATIVIDADE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
01- Faça uma pesquisa relatando as principais dificuldades enfrentadas pelos educadores para alfabetizar e educar os alunos da educação infantil. 
Resp.: A educação infantil deve oferecer as crianças condições para que aprendizagem ocorra em atividades rotineiras, como os jogos e brincadeira e também naquelas onde o professor é mediador, como na historia infantil no desenho em atividades em geral. Essas atividades estabelecem relações significativas entre o conhecimento e aquilo que é novo, encontrados no processo de construção do conhecimento. A preocupação do educador com a educação por meio da atividade lúdica tem o papel de relação ao conhecimento fazendo correspondência com os conteúdos ao conhecimento geral das crianças seus interesses e suas necessidades além desafiar sua inteligência 
02 - Cada pessoa é única, possui uma bagagem de conhecimento, é preciso adequar-se as necessidades de aprendizagem dos educandos. Com base nessa informação, faça um breve comentário em torno do questionamento: Como os educadores podem facilitar aprendizagem dos seus educandos? 
Resp.: O foco da educação atual deve ser cada vez mais o processo e não o produto, porque o produto valoriza a quantidade e não contempla a qualidade da aprendizagem. Para efetivamente colaborarmos com a construção de saberes por parte de nossos alunos, é preciso conhecer as dimensões humanas envolvidas no processo de aprendizagem e a valorização do conhecimento prévio do aluno. O afeto é a matéria –prima do ensino. Saber que é querido pelo professor torna o aprendizado melhor. E isso é fundamental para a criança desenvolver sua criatividade. Tudo feito com amor e dedicação tem bons resultado.
03 - Somos todos educadores e os primeiros ensinantes são os pais, com eles aprendem-se as primeiras interações e ao longo do desenvolvimento, aperfeiçoa. Qual relação deve ser criada entre educadores e família a fim de minimizar as dificuldades de aprendizagem que os educandos enfrentam? 
Resp.: Os primeiros ensinantes são os pais, com eles aprendem-se as primeiras interações e ao longo do desenvolvimento, aperfeiçoa. Estas relações, já estão constituídas na criança, ao chegar à escola, que influenciará consideravelmente no poder de produção deste sujeito. É preciso uma dinâmica familiar saudável, uma relação positiva de cooperação, de alegria e motivação.Torna-se necessário orientar aluno, família e professor, para que juntos, possam buscar orientações para lidar com alunos/filhos, que apresentam dificuldades e/ou que fogem ao padrão, buscando a intervenção de um profissional especializado.A participação da família é de suma importância no desenvolvimento do aluno,se os pais visita a escola vendo como está o desenvolvimento do seu filho e ajuda seu filho em casa com certeza teremos bom resultado.
04 – Escreva um parágrafo que explique as afirmativas abaixo:
- SER LETRATO É MAIS QUE SABER LER OU ESCREVER; 
- O SUJEITO LETRAMENTO É ALGUÉM MAIS ADAPTADO;
- O SUJEITO LETRADO É ALGUÉM COM MAIS PODER. 
Resp.: O indivíduo letrado é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas de leitura e de escrita. 
05 - Qual a diferença entre métodos sintéticos e analíticos? Dê exemplos.
Resp.: O método sintético estabelece uma correspondência entre o som e a grafia, entre o oral e o escrito, através do aprendizado por letra por letra, ou sílaba por sílaba e palavra por palavra. Os métodos sintéticos podem ser divididos em três tipos: o alfabético, o fônico e o silábico. No alfabético, o estudante aprende inicialmente as letras, depois forma as sílabas juntando as consoantes com as vogais, para, depois, formar as palavras que constroem o texto. No fônico, também conhecido como fonético, o aluno parte do som das letras, unindo o som da consoante com o som da vogal, pronunciando a sílaba formada. Já no silábico, ou silabação, o estudante aprende primeiro as sílabas para formar as palavras. Por este método, a aprendizagem é feita primeiro através de uma leitura mecânica do texto, através da decifração das palavras, vindo posteriormente a sua leitura com compreensão. Neste método, as cartilhas são utilizadas para orientar os alunos e professores no aprendizado, apresentando um fonema e seu grafema correspondente por vez, evitando confusões auditivas e visuais. Como este aprendizado é feito de forma mecânica, através da repetição, o método sintético é tido pelos críticos como mais cansativo e enfadonho para as crianças, pois é baseado apenas na repetição e é fora da realidade da criança, que não cria nada, apenas age sem autonomia. O método analítico, também conhecido como “método olhar-e-dizer”, defende que a leitura é um ato global e audiovisual. Partindo deste princípio, os seguidores do método começam a trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois dividi-las em partes menores. Por exemplo, a criança parte da frase para extrair as palavras e, depois, dividi-las em unidades mais simples, as sílabas. Este método pode ser divido em palavração, setenciação ou global. Na palavração, como o próprio nome diz, parte-se da palavra. Primeiro, existe o contato com os vocábulos em uma seqüência que engloba todos os sons da língua e, depois da aquisição de um certo número de palavras, inicia-se a formação das frases. Na setenciação, a unidade inicial do aprendizado é a frase, que é depois dividida em palavras, de onde são extraídos os elementos mais simples: as sílabas. Já no global, também conhecido como conto e estória, o método é composto por várias unidades de leitura que têm começo, meio e fim, sendo ligadas por frases com sentido para formar um enredo de interesse da criança. Os críticos deste método dizem que a criança não aprende a ler, apenas decora.
06 – Com base no texto “Letramento em texto didático: o que letramento e alfabetização”:
O que significa alfabetizar? É tornar o indivíduo capaz de ler e escrever.
O que significa ler? Compreende tanto a apropriação das técnicas para a alfabetização quanto esse aspecto de convívio e hábito de utilização da leitura e da escrita.
Quais as diferenças entre alfabetizar e letrar? Alfabetizar é tomar o indivíduo capaz de ler e escrever. A alfabetização se ocupa da aquisição da escrita, por um indivíduo ou grupo de indivíduos. É o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia, técnicas para exercer a arte e ciência da escrita. Letrar é o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais e da escrita, ou seja um conjunto de práticas sociais, que usam a escrita, enquanto sistema simbólico, enquanto tecnologia, em contextos específicos da escrita denomina-se letramento que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler e escrever para atingir diferentes objetivos, permitir que o sujeito interprete, divirta-se, seduza sistematize, confronte, induza, documente, informe, oriente-se, reivindique, e garanta a sua memória, garantindo-lhe a sua condição diferenciada na relação com o mundo. Compreender o que se lê.
Como alfabetizar letrando? Significa orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e de escrita: substituindo as tradicionais e artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim, pelo material de leitura que circula na escola e na sociedade, e criando situações que tornem necessárias e significativas práticas de produção de textos.
Quando se pode dizer que uma criança ou um adulto estão alfabetizados? Quando se pode dizer que estão letrados? Quando um indivíduo for capaz de ler e escrever fazendo uso da leitura e da escrita, não se tem idade ou tempo certo, pois passa por um processo de aprendizagem com o tempo vai adquirindo o domínio das habilidades e técnicas entre o sistema fonológico e sistema gráfico, estabelecendo uma relação construtivistacom a língua escrita e seus usos em práticas sociais. A aquisição do sistema convencional da escrita, o aprender a ler como decodificação e a escrever como codificação, a alfabetização não precede o letramento, os dois processos são simultâneos.
Quase as condições para que aprender a ler e escrever seja algo que realmente tenha sentido, uso e função para as pessoas? A exigência de um conhecimento desejável para condições de sobrevivência e conquista de cidadania, num contexto de grandes transformações culturais, sociais, políticas, econômicas e tecnológicas, os apelos de uma cultura grafocêntrica, valorização do indivíduo na identificação de habilidades da língua escrita, conhecimento e uso de aprender a ler e escrever. 
	�

Outros materiais