Buscar

Apanhado Discursivas - Prova de Fundamentos da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES DISCURSSIVAS – FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Em sua obra General System Theory (Teoria Geral dos Sistemas), Bertalanffy procurou, por meio da proposição denominada teoria dos sistemas, uma conceituação geral que unisse e fundamentasse os diversos campos da ciência, apresentando pressupostos básicos da sua teoria. Quais eram esses pressupostos? Explique.
R: Os pressupostos eram:
- Há uma tendência para a integração das várias ciências naturais e sociais;
-Tal integração parece orientar-se para uma teoria dos sistemas;
-Esta teoria pode ser um meio importante de objetivar os campos não físicos do conhecimento cientifico, especialmente nas ciências sociais;
-Desenvolvendo princípios unificados que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências, esta teoria se aproxima do objetivo da unidade da ciência, o que pode levar a uma integração muito desejada e necessária na educação cientifica.
O consumidor mais exigente e informado valoriza os aspectos éticos, adotados por empresas em sua produção, distribuição e valorização do ser humano. As organizações, por outro lado, veem nessas ações de Responsabilidade Social um meio de aumentar seus lucros e potencializar o desenvolvimento. Para definir a Responsabilidade Social, construa premissas que a representem. 
R: A Responsabilidade Social é quando empresas decidem, de forma voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. 	Pode ser compreendido em dois níveis: nível interno e externo. O interno relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados. O externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócios e o meio em que estão inseridos.
ISO é a sigla para International Organization for Standardization, uma organização ligada à UNO. É uma entidade não governamental criada em 1947, com sede em Genebra, Suíça. Elenque seus objetivos:
R: Promover no mundo, o desenvolvimento da normalização de atividades relacionadas com a intenção de facilitar o intercâmbio internacional de bens e também desenvolver a cooperação nas esferas intelectual, cientifica, tecnológica e econômica. Tem o intuito de facilitar o comercio nacional e internacional. 
Na década de 1920, foram publicados os seus estudos sobre o que é chamado de “tipo ideal de burocracia”. A partir da década de 1940, nos Estados Unidos, com a tradição das obras de Max Weber para a língua local, sociólogos americanos deram prosseguimento aos seus estudos e a teoria de burocracia que deram origem, posteriormente, a teoria estruturalista. Contudo, a aplicação da teoria burocrática caiu na banalização. Explique.
R: Devido a uma interpretação negativa da Burocracia, está sendo relacionada a ineficiência, papelório e demora. O termo burocracia identifica características importantes e imprescindível da organização, eficiências, elaboração, de normas e regras (Exemplo: normas ISO).
Como decorrência da teoria humanística, surgiram os estudos sobre os tipos de liderança possíveis de serem adotados, dentre eles, pode-se citar três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal. Conceitue a liderança autocrática.
R: Utiliza-se do poder de coerção, exercendo o maior controle possível sobre as ações e reações dos subordinados que, em geral, comportam-se passivamente. As ameaças, punições e pressões são os meios de controle aplicados. Mantém atenção total para evitar desvios de procedimento. Determina e forma a equipe, atribui as atividades e participa decisivamente das questões técnicas. 
Quem foi o percursor da teoria da Relação Humana? Qual sua ideia central?
R: George Elton Mayo. Sua ideia era destacar a melhoria da eficiência do trabalhador por meio da compreensão dos trabalhadores e não do trabalho. 
A teoria comportamental da administração, em contrapartida aos preceitos das teorias normativas e prescritas...
A) Quais são essas cinco necessidades que compõem a pirâmide de Maslow?
R: As necessidades são: Autorrealização, Estima, Sociais, Segurança e Fisiológicas. 
B) Por que é importante para um gerente identificar o estágio de necessidade em que se encontram seus colaboradores:
R: É importante para um gerente ou gestor identificar em 	que estágio de necessidade esta seus colaboradores, pois terá mais possibilidades de descobrir quais as condições de trabalho, estímulos pessoais e clima profissional deverão ser criados e oferecidos de forma a influenciar positivamente o seu comportamento. O acerto nas escolhas propiciará condições para o colaborador assumir um comportamento motivado, de forma evolutiva e intensa. 
Analisando a linha do tempo, em que época o cenário se localiza a Teoria Neoclássica da Administração? Analise os motivos que levaram ao seu surgimento e as características principais dessa importante teoria. 
R: Na década de 1950. As principais características básicas da teoria neoclássica derivam de uma análise dos acontecimentos nas empresas, no intuito de detectar o que afetivamente funciona e o que não funciona dos postulados teóricos enunciados até a época. Destaca-se: Ênfase na pratica da administração, reafirmação relativa das proposições clássicas, nos princípios gerais de Gestão e nos objetivos e resultados. 
A administração recebeu enorme influência da filosofia desde os tempos da Antiguidade. Já antes de Cristo, o filosofo Sócrates, em sua discussão com Nicomaquides, expõe o seu ponto de vista sobre a administração, como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Explique qual era o ponto de vista de Sócrates.
R: Sócrates dizia “Sobre qualquer coisa que um homem possa prescindir, ele será, se souber do que precisa e se for capaz de provê-lo, um bom presidente, quer tenha a direção de um coro, uma família, uma cidade ou exército.”
 A APO integra todos os níveis de objetivos organizacionais, desde os objetivos estratégicos que são globais e envolvem a organização como um todo, passando pelos objetivos táticos que focalizam o planejamento e ações no âmbito das áreas funcionais da organização, e finalizando com os objetivos operacionais, que são transformados em metas e planos de ação, viabilizando a realização ordenada do trabalho necessário. Levando em conta essas premissas, explique a natureza da APO.
R: A APO é de natureza mais pragmática e voltada para resultados. Isto condiciona os colaboradores a pensar e agir em função de fatos, dados reais e sem perder o foco de suas metas. Os procedimentos convergentes para o alvo estratégico tornam a atuação na empresa muito mais satisfatória. 
 Nascido em Viena, na Áustria, foi um filosofo e economista que, a partir de seus estudos sobre os efeitos da globalização na economia e nas organizações empresariais, é considerado o pai da administração moderna. A quem se refere o excerto? Quais as principais características da teoria neoclássica? 
R: O excerto se refere a Peter F. Drucker. As principais características básicas da teoria neoclássica derivam de uma análise dos acontecimentos nas empresas, no intuito de detectar o que efetivamente funciona e o que não funciona dos postulados teóricos enunciados até a época.

Continue navegando