A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
Seminarios avançados av1

Pré-visualização | Página 1 de 6

Questões para revisar para AV1 de Seminários Avançados
Simulado de história da psicologia
2 - O nascimento da Psicologia científica na Europa e no Brasil deu-se:
a) na primeira metade do século XVII, quando da publicação do Novum Organum de Bacon. 
b) na segunda metade do século XVIII, quando da publicação do Discurso do Método de Descartes. 
c) na primeira metade do século XIX, quando da criação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental por Wundt. 
d) na segunda metade do século XIX, quando da criação da primeira escala métrica de inteligência na França e sua introdução por Binet no Brasil. 
e) na segunda metade do século XIX lá e na primeira metade do século XX aqui, quando se criou o primeiro laboratório de psicologia experimental.
3 - No Brasil, o início das atividades psicológicas aplicadas deu-se posteriormente aos países desenvolvidos. Surgiram em período de mudanças econômicas, sociais e políticas, desencadeadas pela revolução de 1930, a qual inicia o processo de industrialização, absorvendo certas ideias em voga nos países desenvolvidos, e que tinham na organização racional do trabalho uma de suas principais bandeiras. A psicologia no Brasil, na década de 1930, ocupa-se em selecionar e a recrutar os trabalhadores para diferentes cargos, no serviço público, nas indústrias e no comércio. Nesse contexto, entendia-se que a avaliação objetiva das aptidões e das habilidades, como um critério racional de alocação dos sujeitos no trabalho, promoveria, ao lado do aperfeiçoamento técnico, uma adaptação mais harmoniosa e produtiva aos cargos e funções. 
Qual é a relação entre a demanda econômica do período e o início das práticas psicológicas no Brasil? 
a) A atividade econômica fomentou o desenvolvimento da psicologia de forma que fosse possível identificar os indivíduos proativos adequados ao exercício dos cargos. 
b) A contribuição da psicanálise para o recrutamento e para a seleção foi significativa, por ser capaz de identificar características dos sujeitos compatíveis com as demandas organizacionais. 
c) A psicologia começou a se constituir no Brasil, nesse período, como campo de atuação, a partir do surgimento de centros de estudo e de aplicação, voltados para a seleção de pessoal. 
d) O aspecto econômico demandou do psicólogo uma posição critica quanto ao uso, pelo capitalismo, dos seus instrumentos de avaliação psicológica. 
e) O início da profissão do psicólogo no Brasil ocorreu em 1962; portanto, tais práticas devem ser consideradas como atividade de administração de empresa. 
4 – “Embora Wilhelm Wundt seja considerado o fundador da psicologia, ele não foi o seu criador. A psicologia é o resultado de uma longa sequência de esforços criativos (Schultz & Schultz, 2006). De acordo com a história da psicologia, analise as afirmativas a seguir.
I – a contribuição de Wundt para fundação da psicologia moderna deve-se tanto à única descoberta científica quanto à promoção vigorosa da experimentação sistemática realizada por ele.
II – Em relação à história da psicologia, não é correto afirmar que Wundt foi um agente poderoso do que já estava em andamento, um promotor talentoso do inevitável.
III – Pode-se afirmar que após o falecimento de Fechner, um dos colaboradores da história da psicologia, seus papéis foram doados a Wundt, que proferiu palavras honrosas em sua memória durante o funeral.
Está(ão) correta(s) a(s) assertivas(s):
a) I, II e III.
b) III, apenas
c) I, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II e III apenas.
5- Em 1913 Watson publicou um artigo denominado “Psychology as the behaviorist views it” (A psicologia sob o ponto de vista behaviorista) que marcou a origem do behaviorismo em oposição a todas as escolas ou sistemas psicológicos da época: funcionalismo, estruturalismo e gestaltismo. Qual a grande marca dessa escola que a tornou diferente das demais?
A importância do controle experimental nos estudos realizados em laboratório.
A crença de que a psicologia poderia se tornar uma ciência natural da mesma forma que a física e a química.
O comportamento é a única forma de estudar a atividade mental humana.
A aplicação de uma metodologia quantitativa descartando qualquer abordagem qualitativa.
A crença de que a atividade mental humana pode ser estudada e compreendida através de uma abordagem experimental.
6 - O conhecimento produzido pela Psicologia na atualidade originou:
I - uma extensão dos campos e dos métodos de atuação do psicólogo que o está levando a uma perda da identidade profissional.
II - alternativas psicoterapêuticas que estão levando o psicólogo de volta a seu lugar ideal de trabalho: o consultório.
III - novos conhecimentos sobre grupos e instituições que ampliam as possibilidades de ação do psicólogo para além da clínica.
É correto APENAS o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III
7 – Para Wundt, a psicologia é uma ciência empírica cujo objeto de estudo é a experiência imediata. Segundo este autor, pode-se afirmar que a análise da experiência imediata revela conteúdos: 
a) somente objetivos
b) resultados da auto-observação dirigida.
c) resultantes dos processos dirigidos de percepção e observação.
d) subjetivos e objetivos.
e) somente subjetivos.
8 – Segundo Bock (2011) a psicologia passou a ser considerada como parte da sociedade no sentido de:
a) Ajudar a construir e compreender o “Eu” no âmbito da sociedade.
b) realizar discussões acerca dos aspectos que envolvem essa prática.
c) entender as necessidades da sociedade.
d) conhecer as condições concretas em que vivem nossa população.
e) com a regulamentação da profissão na década de 1950.
16 - A psicologia, ao participar do desafio contemporâneo do diálogo inter, multi e transdisciplinar, tem sua definição precária de identidade dissolvida, revelando seu potencial de olhar para a complexidade de seu objeto. Tal situação tem o potencial de propiciar a construção de novas formas e práticas de se pensar o saber psicológico. Todavia, convida à realização de atividades cada vez mais em sintonia com outros saberes. Assim, uma dupla tarefa impõe-se: dialogar, ultrapassando fronteiras antes demarcadas, e sustentar um discurso construtor de uma identidade específica do saber psicológico. 
Considerando-se o texto, assinale a afirmação CORRETA.
 a) A identidade emergente da psicologia contemporânea supera as suas dicotomias epistemológicas, ao dialogar com outros saberes, referendando-se neles, pois esses saberes possuem uma maior segurança metodológica.
b) A psicologia como ciência foi marcada pela tensão dos projetos de sua constituição, estabelecendo uma epistemologia única que se expressa em múltiplos métodos, que podem dialogar com outros saberes.
c) A psicologia, ao participar do diálogo inter, multi e transdisciplinar, tem reconstruído as fronteiras de sua identidade, pois, no contato com saberes diversos, revela sua característica: a complexidade epistemológica e metodológica. 
d) O diálogo inter, multi e transdisciplinar dificulta a definição formal da psicologia como ciência, pois dissolve a identidade já bem constituída do saber psicológico, propondo uma identificação com outras formas do saber sobre o homem.
e) O psicólogo tem sido convidado a realizar diálogos que o desafiam a construir uma linguagem inter, multi e transdisciplinar, centrada no discurso epistemológico das ciências exatas, como a física quântica, e das ciências biológicas, como a genética. 
17 - Em relação à visão de homem, contrastante na abordagem comportamental e na psicologia evolutiva, são feitas as seguintes afirmativas: 
I. A abordagem comportamental considera que o homem é ambientalmente determinado pela sequência de comportamentos e de reforços, criando uma ilusão de liberdade. 
II. A abordagem comportamental surge como uma modalidade de discurso psicológico crítico da visão monista materialista de homem e da correspondente desvalorização daquilo que ocorre privadamente no indivíduo. 
III. A psicologia evolutiva descreve os componentes