A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
apol epsmologia genetica

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Epistemologia Genética
Leia o extrato de texto:
“A entrevista clínica consiste em uma conversa aberta com o sujeito, na qual se procuram seguir suas ideias e explicações sobre um determinado tema. Pesquisas sobre moralidade podem valer-se desse tipo de metodologia. O entrevistador intervém sistematicamente e conduz suas perguntas de modo a tentar esclarecer o que o sujeito diz”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUEIROZ, K.J.M., LIMA, V.A.A. Método Clínico piagetiano nos estudos sobre Psicologia Moral: o uso de dilemas. Schème, v. 3, n. 5, 2010. http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/1970.  Acesso em: 03 jul. 2019.
A partir do extrato de texto e do livro-base Epistemologia Genética, relacione cada método clínico piagetiano aos seus respectivos objetivos:
1.   Pergunta exploratória
2.   Pergunta justificativa
3.   Pergunta contra-argumentativa
(  ) Tem como objetivo saber o ponto de vista e a legitimidade das ideias do investigado.
(  ) Tem como objetivo aflorar a estrutura do sujeito.
(  ) Tem como objetivo verificar se as respostas são variáveis ou não.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 1 –3
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: 2 – 1 –3. Segundo o livro-base, as [1] perguntas exploratórias pretendem aflorar a estrutura do sujeito por meio de perguntas; as perguntas justificativas buscam saber o ponto de vista do interrogado, bem como a legitimidade de suas ideias e, por fim, as perguntas contra-argumentativas objetivam verificar se as respostam variam ou não: “1. Exploratórias: têm como objetivo fazer aflorar a estrutura do sujeito por meio das perguntas que o interrogador lhe faz; 2. justificativas: objetivam saber o ponto de vista e a legitimidade das ideias do investigado; 3. contra-argumentativas: buscam descobrir se as respostas obtidas são variáveis ou não, bem como qual é o grau de equilíbrio entre a ação e a reação do sujeito diante de uma problemática”  (livro-base, p. 196).
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	2 – 3 – 1
	
	E
	1 – 2 – 3
Questão 2/5 - Epistemologia Genética
Considere a citação abaixo:
“A seriação consiste numa operação em que há ordenação ou disposição dos elementos em ordem crescente ou decrescente. (...) Segundo Piaget, a criança passa por algumas etapas evolutivas até alcançar a seriação operatória”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Moraes, A.P.A., Das provas operatórias à construção de estruturas cognitivas: um estudo de caso em psicopedagogia http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862018000200011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 03 julho 2019.
A prova de seriação é uma importante prova piagetiana. A partir da citação acima e do livro-base Epistemologia Genética, é correto afirmar que o principal objetivo desta prova é:
Nota: 20.0
	
	A
	Verificar se houve mudança de critério na seriação.
	
	B
	Analisar se há quantificação de inclusão de classes.
	
	C
	Elaborar estratégias de mudança de pensamento.
	
	D
	Observar se o sujeito utiliza um método operativo para ordenar diferenças.
Você acertou!
Comentário: Esta é a afirmativa correta porque, conforme o livro-base, seriar significa ordenar as diferenças e a prova de seriação tem como objetivo “observar se o sujeito utiliza um método operatório para construir a seriação” (livro-base Epistemologia Genética, p. 206).
	
	E
	Verificar se diante da resposta certa o participante muda a resposta.
Questão 3/5 - Epistemologia Genética
Analise a seguinte afirmação:
“Entende-se então, que todo ser humano nasce com a capacidade de adaptar-se ao meio e de assimilar e acomodar os objetos externos em sua estrutura cognitiva na busca de um equilíbrio o que permite seu desenvolvimento a partir da evolução de sua inteligência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Gomes, R.C.S., Ghedin, E. O desenvolvimento cognitivo na visão de Jean Piaget e suas implicações à educação científica. http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1092-2.pdf. Acesso em 01 julho 2019.
A partir da afirmação acima e do livro-base Epistemologia genética, relacione cada condição à explicação apresentada:
1.   Condições de Equilíbrio
2.   Condições das Estruturas
(  ) O pensamento passa de estados menos para mais equilibrados.  
(  ) Esta condição depende de três fatores para ocorrer: maturação do sistema nervoso, experiência adquirida em função do meio físico e ação do meio social.
(  ) Um dos fatores que influencia esta condição se refere às estruturas disponíveis pela inteligência para que a mudança ocorra.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 1
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: 1 – 2 – 1. Segundo o livro-base, “do ponto de vista das condições de equilíbrio, o pensamento parece passar de estados menos equilibrados para estados mais equilibrados, sendo dois fatores principais atrelados a essa relatividade de equilibração, um relativo à extensão maior ou menor do campo do equilíbrio e outro referente aos instrumentos de coordenação, ou seja, às estruturas de que a inteligência dispõe nos níveis considerados [...], do ponto de vista das condições das estruturas [...] essa construção depende de três fatores principais: maturação do sistema nervoso, a experiência adquirida em meio físico e a ação do meio social” (livro-base Epistemologia Genética, p. 70).
	
	B
	2 – 1 – 2
	
	C
	1 – 1 – 2
	
	D
	2 – 2 – 1
	
	E
	1 – 1 – 1
Questão 4/5 - Epistemologia Genética
Leia a seguinte passagem de texto:
“Para a preparação do exame é necessário conhecimento prévio da situação-problema pela qual será realizado, de forma a melhor organizar o ambiente. (...) Deve-se ter um roteiro como auxílio e não como um procedimento padrão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Santos, A.F. Aplicação das provas piagetianas segundo o método clínico: um estudo experimental com crianças de 5 a 9 anos. http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1063.pdf . Acesso em 06 julho 2019.
As provas piagetianas podem auxiliar o trabalho do psicopedagogo. A partir da do livro-base Epistemologia genética, o profissional ao utilizar as provas deve:
Nota: 20.0
	
	A
	Conversar com os responsáveis da criança que passará pelo procedimento.
	
	B
	Preparar um momento de relaxamento antes de iniciar a prova.
	
	C
	Encontrar pontos conectivos de aprendizagem.
	
	D
	Verificar se a resposta do participante se alterna durante a prova.
	
	E
	Preparar bem o material que será utilizado, preferencialmente realizando primeiro um estudo-piloto.
Você acertou!
Comentário: Esta é a afirmativa correta porque, conforme o livro-base: “Para a aplicação das provas, primeiramente, é necessário preparar bem o material que será utilizado em cada avaliação. (...) Antes da aplicação das provas é interessante fazer um estudo-piloto com poucos sujeitos” (livro-base Epistemologia Genética, p. 207-208).
Questão 5/5 - Epistemologia Genética
Atente para o excerto de texto:
“Na visão piagetiana, a criança constrói o conhecimento e o julgamento moral nas relações que estabelece com os outros. Os objetivos educacionais, na escola ou na família, devem priorizar esse aspecto do desenvolvimento infantil”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BALESTRA, M.M.M. A psicopedagogia em Jean Piaget. Curitiba, PR: Intersaberes, 2012, p.111
Considerando o excerto de texto e o livro-base Epistemologia Genética, a Teoria do Juízo Moral de Piaget auxilia o educador a:
Nota: 0.0
	
	A
	compreender que deve desenvolver as mesmas atividades para todas as faixas etárias.
	
	B
	priorizar o controle disciplinar das crianças no momento