Buscar

Apol 3 - Várias Questões

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão da Cadeia de Suprimentos 
O custeio ABC (Activity-Based Costing), objetiva minimizar as discrepâncias causadas pela utilização de um rateio arbitrário dos custos indiretos. Porém, o ABC é aplicado também nos custos diretos, especialmente n a mão de obra direta, pois não há diferenças significativas com relação aos sistemas de custeio mais tradicionais. 
O Modelo de gerenciamento de custos chamado de Custos ABC, usado nas cadeias de suprimentos, significa: 
Marque a alternativa correta: 
 
A - Custeio baseado na movimentação.
B - Custeio baseado nos estoques. 
C - Custeio baseado no inventário 
D - Custeio baseado em atividades. 
E - Custeio baseado na produção.
Questão 2/5 - Gestão de Cadeias de Suprimentos 
Apesar de complexo, o conceito de cadeia de suprimentos existe desde o surgimento da Logística como ciência administrativa, nos anos de 1950. Neste sentido, há várias vertentes que vêm trazer definições acerca do tema: em algumas teorias, a cadeia é definida como a união da logística com o Marketing e operações de compra, enquanto em outras é explicada como sendo o processo de movimentação de bens, do pedido do cliente, passando pela aquisição de matéria-prima e produção até a sua distribuição. 
Marque a alternativa correta entre as abaixo apresentadas sobre o conceito de logística e o de cadeia de suprimentos 
A - A logística é mais ampla que a gestão da cadeia de suprimento.
B - A gestão de cadeia de suprimentos é mais ampla que a logística.
C - São termos que representam a mesma coisa, ou seja, os conceitos são iguais.
D - A cadeia de suprimentos está contida na logística.
E - São termos sem nenhuma interação entre eles.
Questão 3/5 – Gestão de Cadeias de Suprimentos Apol 3
Na nova era dos mercados competitivos e globalizados, o aspecto custo vem cada vez mais assumindo uma importância significante na busca frenética das empresas por maior eficiência e produtividade. Porém, ao objetivarem a redução de custos, as empresas vêm focando no tradicional custo do produto e se esquecem ou dimensionam mal os custos relacionados à Logística. 
Considerando os custos da Logística, marque qual dos fatores abaixo são parâmetros para melhorar a cadeia de suprimentos e reduzir custos: 
( 1 ) Reduzir o número de fornecedores, assim se consegue uma relação próxima, uma parceria; 
( 2 ) Reduzir o número de terceirizados, para alcançar o mesmo objetivo; 
( 3 ) Para os produtos acabados, estabelecer canais de distribuição e gestão partilhada de estoques, assim clientes e fornecedores compartilham custos, lucros e riscos; 
( 4 ) Antecipar a escassez através de históricos e boas previsões de demanda e ajustar os estoques adequadamente. 
Marque a alternativa correta referente a questão acima: 
 
A - Somente as alternativas 1, 2 e 3 são corretas. 
B - Somente as alternativas 3, e 4 são corretas. 
C - Nenhuma das alternativas acima está correta.
D - Todas as alternativas são corretas.
Questão 4/ 5 – Logística Reversa 
Cada vez mais crescem os números de consumidores com novas necessidades e com eles vem junto a criação de novos produtos e mais canais de distribuição para atender esta nova demanda, o que implica num aumento de fornecedores de insumos, num maior controle no processamento de pedidos, maiores distâncias para as entregas e, em contra partida, tem-se que manter os estoques com níveis mais baixos, para com isto ter redução de custos. 
A caracterização de logística reversa de pós-venda se dá quando: 
I - O produto sofreu uma avaria durante o transporte até o cliente. 
II - O produto não apresenta mais condição de uso por desgaste. 
III - O produto não foi vendido e seu prazo de validade venceu. 
IV - O produto apresentou problema de qualidade. 
Está (ao) correta (s) APENAS a (s) afirmação (ões): 
A - I, II e IV 
B - I, III e IV 
C - II, III e IV 
D - I, II e III 
E - Todas as alternativas são verdadeiras. 
Questão 5/5 - Gestão de Cadeias de Suprimentos
VANTAGEM COMPETITIVA, ou diferencial competitivo, para um dado segmento de mercado, é a razão pela qual os seus clientes escolhem a oferta da sua empresa, e não a dos seus concorrentes, exatamente por que sua oferta tem algo - a vantagem competitiva - que eles buscam e é única ou melhor do que a oferta dos concorrentes. Você, com certeza já ouviu falar que "isto" ou "aquilo" é uma vantagem competitiva. Marque nas alternativas abaixo, quais podem representar vantagens competitivas para as empresas: 
(1) atendimento. 
(2) o conhecimento. 
(3) a criatividade. 
(4) inovação. 
(5) elevados custos. 
Sobre as questões acima marque a alternativa correta. 
 
A - Somente os itens 1, 2, 3 e 4 são corretos. 
B - Todos os itens acima são corretos. 
C - Somente os itens 2, 3, 4, e, 5 são corretos. 
D - Nenhum dos itens acima está correto. 
E - Somente os itens 4 e 5 estão corretos.
Questão 1/5 - Gestão de Cadeias de Suprimentos
Planejamento Estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. No planejamento estratégico de uma cadeia de suprimentos há 03 grandes áreas de decisão, quais são elas: 
Marque a alternativa correta. 
 
A - Transporte, estoques e localização das instalações. 
B - Estratégico, tático e operacional. 
C - Transporte, tático e operacional. 
D - Estoques, localização das instalações e operacional. 
E - Localização, estoques e operacional
Questão 4/5 - Logística Reversa Apol 3
Observa-se que o volume de inserção das ações de sustentabilidade social e ambiental é crescente em todo o mercado. Tal preocupação com as exigências do mercado tem se traduzido em modificações de projetos visando o melhor aproveitamento dos programas de logística reversa. Segundo o relatório Brundtland de 1987, sustentabilidade é: suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas. 
Esta afirmação nos ensina que: 
 
A - A sustentabilidade e o desenvolvimento não estão ligados às preocupações com a possibilidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. 
 
B - O desenvolvimento não deve satisfazer as necessidades presentes porque isso compromete a possibilidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. 
 
C - O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes não pode comprometer a possibilidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. 
 
D - A sustentabilidade deve preocupar-se com as necessidades presentes independentemente da possibilidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. 
 
E - O desenvolvimento sustentável somente pode ser atingido com a desindustrialização.
Questão 2/5 - Logística Reversa Apol 3
Existem detalhes complementares que envolvem o processo de pós-venda, são estes: processos de coleta, transporte, armazenamento e destino.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, somente, dados relacionados ao “processo de coleta ”: 
 
A - Procedimentos de retorno - Uso do veículo de ida-Histórico das operações - Relação de produtos retornados 
B - Procedimentos de retorno - Recursos adequados - Acondicionamento definido do retorno - Relação de produtos retornados 
C - Localização das áreas internas - Recursos adequados - Histórico das operações - Relação de produtos retornados 
D - Procedimentos de retorno - Recursos adequados - Histórico das operações - Relação de produtos retornados 
Questão 5/5 - Logística Reversa Apol 3
Para aproveitar o retorno de produtos do mercado de forma sincronizada e executar ações adequadas é necessário disponibilizar e sincronizar as informações para a alta administração da empresa, que sob o ponto de vista estratégico, toma as decisões necessárias para que o fluxo da LR seja feito no menor tempo possível, reduzindo a perda de valor do produto porconta de inúmeros fatores como por exemplo a depreciação de mercado e pelo aumento da eficiência. 
Seguindo os princípios da logística reversa é correto afirmar: 
 
A - Os volumes transacionados nos canais reversos são, em geral, uma fração daqueles dos canais diretos dos bens produzidos. 
B - Os canais reversos de 'reuso' são definidos como aqueles em que se têm a extensão do uso de um produto de pós-venda. 
C - O reuso e a reciclagem sempre é possível, independente das condições do produto descartado, seja de um canal reverso de pós consumo, seja de um canal de pós-venda. 
D - No caso dos veículos em geral, os canais reversos de 'reuso' são definidos como aqueles em que se têm a extensão do uso de um produto de pós-consumo, com a mesma função para a qual foi originalmente concebido, ou seja, sem nenhum tipo de remanufatura. 
E - Para a utilização dos canais reversos basta as organizações utilizarem-se dos mesmos fluxos dos canais diretos que atenderão todas as demandas dos clientes. 
Questão 1/5 - Cadeia de Suprimentos 
A Amazon anunciou em dezembro de 2016 sua primeira entrega de produtos feita com drones, as aeronaves não tripuladas e controladas remotamente. O momento foi registrado pelo próprio presidente da empresa, Jeff Bezos, em sua conta no Twitter. O primeiro produto a ser transportado ao consumidor pelos ares foi um Amazon Fire TV, um aparelho da própria empresa que transforma televisores em TVs inteligentes, e um saquinho de pipoca. O autor do pedido foi Richard B., morador de Cambridgeshire, na Inglaterra. O uso de drones no lugar de entregadores faz parte do programa Amazon Prime Air, que tem o objetivo de levar produtos até a casa de compradores em até 30 minutos. A primeira entrega, no entanto, ficou abaixo da meta. Segundo Bezos, o voo, que não foi simulado, durou 13 minutos. No vídeo para divulgar a iniciativa, a Amazon mostra o drone decolando do centro de distribuição e pousando no quintal de Richard. Lá, deixa o pacote com os itens comprados para retornar ao armazém. Adaptado de http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/amazon-faz-1-entrega-de-produtos-usando-drone-voo-demorou-13- minutos. ghtml para fins acadêmicos. Com base no caso observe as afirmações que seguem: 
I. Esta é uma das maneiras de melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos 
PORQUE 
II. Melhor a uma de suas atividades, a entrega do produto. 
A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta:
A - As afirmações I e II são verdadeiras e a II é justificativa da I 
B - As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I 
C - A afirmação I é verdadeira e a II é falsa 
D - A afirmação I é falsa e a II é verdadeira
Questão 2/5 - Cadeia de Suprimentos 
Especializada em gestão de cadeias de suprimentos de médias empresas, atendendo a todos os elos, incluindo todo o processo de busca, homologação, e negociação entre empresas, a Nimbi decidiu mudar totalmente a plataforma que oferece ao mercado. O produto está totalmente na nuvem, logo pode ser acessado por qualquer dispositivo com internet.
Não se cobra mais licença, nem mesmo uma taxa de saída. Os valores são mensais, de forma semelhante ao que as pessoas estão acostumadas a pagar à Netflix, por exemplo. Uma equipe especializada em experiência do usuário (UX, na sigla em inglês) foi contratada para deixar a plataforma mais intuitiva. As inspirações foram as redes sociais. Se queria criar uma plataforma que fosse fácil e intuitiva como o Facebook. O valor mensal do plano mais simples oferecido pela Nimbi custa R$ 4.999. Apesar de se basear na nuvem e no modelo ágil, tendências do mercado mundial, a Nimbi ainda sofre resistência, pois o modelo é muito disruptivo, ainda é necessário explicar que não se cobrará a mais e que é possível fazer tudo pela internet, mostrando ao mercado como soluções inspiradas em modelos como Netflix e Facebook podem ser usadas na cadeia de suprimentos. Adaptado de http://www.inova.jor.br/2017/04/13/nimbi-startups/ para fins acadêmicos. Este é um exemplo da necessidade que as empresas têm de se modernizar para serem mais competitivas, tanto a Nimbi quanto as empresas que utilizam de seus serviços. Neste sentido, é fundamental utilizar:
A - A terceirização de todos os processos da cadeia de suprimentos de forma a não precisar se preocupar com as atividades dos elos que a compõem 
B - Do facebook em todas as empresas que estão na cadeia de suprimentos para que as me mas entendam a lógica de funcionamento da Nimbi 
C - Um sistema que envolve todos os elementos de uma cadeia de produção, do fornecedor de matéria-prima até a entrega do produto (ou serviço) ao consumidor final. 
D - Meios de comunicação que sejam mais eficazes para que as empresas compreendam quais são as inovações que a Nimbi está propondo em suas Cadeias de Suprimento. 
Questão 3/5 - Cadeia de Suprimentos 
Ao voltarmos o olhar para o setor editorial percebemos que, além da crise nacional, este mercado enfrenta ainda outro momento de dificuldade, graças aos avanços tecnológicos das mídias digitais. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento de Livros, Jornais, Revistas e Papelarias registrou no ano passado a maior queda de vendas da história, com redução de 16,1% nas vendas em relação a 2015. Para se ter ideia, os cinco maiores jornais do país tiveram uma retração de 6% quando comparado ao ano retrasado. Redução de tamanho significa também redução de anunciantes e vendas. Ou seja, há menos dinheiro circulando e gerenciar com excelência os custos torna-se imprescindível para manter o negócio. Uma das formas mais utilizadas e que oferece bons resultados é reavaliar a gestão de fornecedores da empresa, buscando otimizar entregas sem perder a qualidade. No ambiente da tecnologia editorial isto significa, por exemplo, unir num mesmo fornecedor sistemas capazes de reduzir gargalos e despesas num tempo menor e com mais produtividade. Adaptado de https://www.terra.com.br/noticias/dino/otimizar-fornecedores-e-uma-boa-forma-de-reduzir-custos-em-tempos-de-crise,def86a4b305d4e7 2e00c 16 2c 0a8ee 872m5 9kq8 o7.html para fins acadêmicos. Esta solução encontrada pelo setor editorial vem ao encontro de uma das formas de melhorar o desempenho da cadeia de suprimentos e reduzir custos. Assinale a opção correta quanto a esta forma:
A - Gerenciar adequadamente o número de fornecedores 
B - Aumentar o número de terceirizados 
C - Estabelecer os custos, lucros e riscos somente da empresa focal 
D - Antecipar os períodos de escassez somente por meio de históricos estatísticos de previsão de demanda
Questão 4/5 - Cadeia de Suprimentos 
Representantes de grandes empresas do Ceará e do Brasil nos ramos do varejo, atacado e indústria consideram que o aproveitamento da tecnologia para otimizar processos é hoje menor do que deveria ser. Por exemplo, a diretora de supply chain da Procter & Gamble (P&G), comenta que no Brasil em geral não se usa o potencial completo de que se dispõe em tecnologia, muitas vezes dando preferência a procedimentos que seriam considerados ultrapassados em outros lugares. Em paralelo a isso, métodos que otimizam processos não são bem aproveitados – ou, em certos casos, nem podem ser usados. É o que acontece, por exemplo, com o sistema de troca eletrônica de dados EDI (do inglês Electronic Data Interchange), que ainda não foi lançado no País pela P&G e é uma ferramenta básica nos dias de hoje em outros ambientes de negócio. Por outro lado, há opções já existentes no Brasil e que ainda não foram amplamente adotadas, como o mapeamento de fluxo de valor (VSM), que já é bem aproveitado em países vizinhos como Colômbia e Chile. Adaptado de http://www20.opovo.com.br/app/opovo/economia/2016/11/23/noticiasjornaleconomia,3670843/empresarios-buscam-ampliar-uso-de-tecnologias.shtml para fins acadêmicos. Tendo por fundamento a situação da P& G analise as afirmações a seguir: 
I. A P&G gostaria de atuarcom a tecnologia do EDI, pois esta é essencial para que a cadeia de suprimentos atue de forma otimizada e integrada. 
II. A P&G sente a falta de EDI no país pois através da interligação entre empresas e do fluxo de informação entre os seus sistemas de gestão, é possível que o balanceamento de todas as relações cliente/ fornecedor sejam atingidas. 
III. A P&G precisa do EDI, pois somente com ele a empresa consegue comprar, manufaturar e vender. 
Agora assinale a opção correta: 
A - Somente a afirmação I está correta 
B - Somente a afirmação II está correta 
C - Somente as afirmações I e II estão corretas 
D - As afirmações I, II e III estão corretas
Questão 5/5 - Cadeia de Suprimentos 
A indústria alimentícia Betânia, para manter a taxa de crescimento da empresa acima da inflação, investiu na revisão de procedimentos internos, como ajustar a distribuição, mas também aumentar a sinergia de operações com os demais elos da cadeia de abastecimento. A empresa é uma das associadas da Efficient Consumer Response (ECR Brasil), entidade sem fins lucrativos, que tem por missão difundir as ferramentas de Resposta Eficiente ao Consumidor. O grupo busca por meio de trabalho conjunto fazer a melhoria dos processos, redução de custos comuns, aumento da eficiência e, principalmente, atender às necessidades dos consumidores. Uma das soluções adotadas foi o compartilhamento de logística com outras indústrias do setor, como a M. Dias Branco, e até mesmo do varejo, como o Pinheiro Supermercado. Antes o caminhão que fazia o carregamento, voltava vazio ou ficava atrás de carga de outro fornecedor para viabilizar a viagem. Mas agora, coloca todo mundo na plataforma de demanda e a transportadora que foi com a minha carga, pode voltar com a do outro. Assim conseguimos reduzir tempo e custos, como a tarifa de frete. Adaptado de http://www20.opovo.com.br/app/opovo/dom/2016/11/05/noticiasjornaldom,3667883/do-limao-uma-limonada-eles-aprenderam-com-a-crise.shtml para fins acadêmicos. Nesta situação podemos observar o uso do conceito de ECR. Com base neste conceito, observe as ações possíveis de se verificar no caso: 
I. trabalho de forma integrada para eliminar ineficiência 
II. trabalho de forma integrada para reduzir custos excessivos 
III. maximização da eficiência dos negócios para as partes envolvidas 
Agora assinale a opção correta: 
A - Somente a afirmação I está correta 
B - Somente a afirmação II está correta 
C - Somente as afirmações II e III estão corretas 
D - As afirmações I, II e III estão corretas 
Questão 3/5 - Logística Reversa Apol3
O principal modo de adoção estratégica de sucesso nas empresas é abordado em princípios de planejamento: participativo, coordenado, integrado e permanente.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito a seguir:
“Todos aspectos envolvidos devem ser projetados de forma que atuem Inter dependentemente, pois nenhuma parte ou aspecto de uma empresa pode ser planejado eficientemente se o for de maneira independente de qualquer outra parte ou aspecto”.
	
	A
	Participativo
	
	B
	Coordenado
	
	C
	Integrado
	
	D
	Permanente
Questão 3/5 - Logística Reversa
O principal modo de adoção estratégica de sucesso nas empresas é abordado em princípios de planejamento: participativo, coordenado, integrado e permanente.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito a seguir:
“O principal benefício do planejamento não é o seu produto, ou seja, o plano, mas o processo envolvido. Nesse sentido, o papel do responsável pelo planejamento não é, simplesmente elabora-lo, mas facilitar o processo de sua elaboração pela própria empresa e deve ser realizada pelas áreas pertinentes ao processo.”.
	
	A
	Participativo
	
	B
	Coordenado
	
	C
	Integrado
	
	D
	Permanente
Questão 3/5 - Logística Reversa
O principal modo de adoção estratégica de sucesso nas empresas é abordado em princípios de planejamento: participativo, coordenado, integrado e permanente.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito a seguir:
“Os vários escalões de uma empresa - de porte médio ou grande – devem ter seus planejamentos integrados. Nas empresas voltadas para o ambiente, nas quais os objetivos empresariais dominam os de seus membros, geralmente os objetivos são escolhidos de cima para baixo e os meios para atingi-los, de baixo para cima, sendo este último fluxo usualmente invertido em uma empresa cuja função primária é servir a seus membros.”.
	
	A
	Participativo
	
	B
	Coordenado
	
	C
	Integrado
	
	D
	Permanente
Questão 3/5 - Logística Reversa
O principal modo de adoção estratégica de sucesso nas empresas é abordado em princípios de planejamento: participativo, coordenado, integrado e permanente.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito a seguir:
“Essa condição é exigida pela própria turbulência do ambiente, pois nenhum plano mantém seu valor com o tempo.”.
	
	A
	Participativo
	
	B
	Coordenado
	
	C
	Integrado
	
	D
	Permanente

Continue navegando