Buscar

Prova 13347507 - Estudo Transversal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

13347507
	Nota da Prova:
	10,00
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O conceito de sustentabilidade abrange diversos ramos da sociedade. Atualmente, essa ideia está presente na Missão, Visão e Valores de diversas empresas no Brasil e no mundo, pois leva em consideração três dimensões fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Sobre essas dimensões, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Econômica, Social e Ambiental.
	 b)
	Cultural, Energética e Aquática.
	 c)
	Financeira, Econômica e Lucrativa.
	 d)
	Social, Justa e Democrática.
	2.
	O conceito de resiliência pode ser entendido como a capacidade de se recuperar após sofrer um dano. Neste sentido, com relação à resiliência de nosso planeta, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O consumismo está afetando negativamente os limites de resiliência da Terra.
	 b)
	O consumidor consciente pode evitar que a resiliência do planeta seja afetada pelo homem e assim promover a desigualdade.
	 c)
	O desmatamento, a contaminação dos rios e mares, o acúmulo de lixo e resíduos diversos são exemplos que aumentam a resiliência do planeta.
	 d)
	Quem consome de modo sustentável reduz a resiliência do planeta Terra.
	3.
	Se 20% da população mundial, que habita principalmente os países do hemisfério norte, consome 80% dos recursos naturais e energia do planeta e produz mais de 80% da poluição e degradação dos ecossistemas; e 80% da população mundial, que habita principalmente os países pobres do hemisfério sul, possuem apenas 20% dos recursos naturais, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www. mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/consumo_sustentavel.pdf. Acesso em: 12 set. 2019 (adaptado).
	 a)
	Os países pobres do hemisfério sul são os principais responsáveis pela poluição mundial e os países ricos do hemisfério norte tornam o mundo mais sustentável.
	 b)
	Quando a riqueza supera a ética ambiental e o consumo domina os desejos humanos, a consequência será a sustentabilidade.
	 c)
	Se os países do sul alcançarem os mesmos padrões de consumo dos países do norte está garantida a sustentabilidade do planeta.
	 d)
	A desigualdade apresentada entre os países do hemisfério sul e norte com relação ao consumo refletem a necessidade de união de esforços em prol da sustentabilidade planetária.
	4.
	Dentre os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um deles, o 17º, trata da parceria pelas metas. Este objetivo é integrador de todos os demais e por isso muito importante. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta exemplos de ações que favorecem o cumprimento dos ODS:
	 a)
	As iniciativas individuais em prol do meio ambiente e da economia, que visem contribuir para a oferta de emprego e renda aos empresários da região.
	 b)
	Os projetos e ações desenvolvidos de modo coletivo nas escolas, universidades e comunidades no âmbito formal e não formal, relacionados à resolução de problemas socioambientais locais.
	 c)
	O plantio de mudas de árvores nativas em compensação à supressão de vegetação no quintal das casas, em parceria com a iniciativa pública e privada para obtenção de recursos financeiros aos proprietários dos imóveis.
	 d)
	As parcerias entre ONGs e empresas em prol do aumento da produtividade e do consumo favorece a economia e reduz a oferta de empregos.
	5.
	A ideia sugerida pela charge está relacionada ao conceito de:
FONTE: encurtador.com.br/tvxF9. Acesso em: 1º ago. 2019.
	
	 a)
	Desenvolvimento sustentável.
	 b)
	Reciclagem e reutilização.
	 c)
	Obsolescência programada.
	 d)
	Tecnologia e sustentabilidade.
	6.
	Dados da ONU apontam que uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso à água potável. Esses dados revelam a importância do ODS número 6 que pretende, até 2030, assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos. Dentre as metas propostas para alcançar esse objetivo, analise as sentenças a seguir:
I- Alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos.
II- Proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos.
III- Melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo pela metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.
IV- Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais para melhora da gestão da água e do saneamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	7.
	Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, atualmente cerca de 85% da população brasileira reside nas cidades. Neste ambiente, as facilidades para o consumo de bens e serviços são diversas e as propagandas contribuem para o aumento do consumo. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/. Acesso em: 12 set. 2019.
	 a)
	O aumento do consumo nas cidades é provocado pelo excesso de propagandas que geram o consumo do desnecessário e favorecem a sustentabilidade.
	 b)
	A adoção de critérios éticos sobre o ato de consumir é fundamental para não se deixar influenciar pelas propagandas e consumir o desnecessário.
	 c)
	A presença predominante da população brasileira nas cidades é reflexo do êxodo rural e como consequência reduz o consumo de bens e serviços.
	 d)
	A inclusão de propagandas que estimulem a sustentabilidade pode favorecer o consumo do desnecessário e gerar ainda riquezas à população rural.
	8.
	A meta n° 12.5 dos ODS da ONU diz: "Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso". Neste contexto, espera-se que cada nação e cidadão desenvolva ações para atingir essa meta. São exemplos de ações que podem ser praticadas no dia a dia, e que contribuem para alcançar essa meta:
	 a)
	Usar sacolas plásticas quando for ao supermercado; encher as sacolas com alimentos biodegradáveis; comprar produtos com embalagens grandes e coloridas, ricas em informações ambientais.
	 b)
	Reduzir o consumo de materiais recicláveis; reutilizar embalagens de resíduos perigosos, como as de agrotóxicos; encaminhar todos os resíduos sólidos urbanos para o aterro sanitário.
	 c)
	Consumir produtos orgânicos de origem agroecológica; optar por recusar a reciclagem de resíduos e adquirir produtos novos e modernos; reutilizar os rejeitos para a fabricação de embalagens de alimentos.
	 d)
	Utilizar sacolas retornáveis ao fazer compras em supermercados; evitar o desperdício de alimentos; manter embalagens limpas e secas e encaminhá-las para a reciclagem.
	9.
	Atualmente, muito se fala em sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, tanto no meio acadêmico quanto no ramo empresarial, político e social. Sobre o comportamento do cidadão que é considerado sustentável, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Reflete sobre seus atos com responsabilidade, evita o desperdício de recursos naturais e sabe a importância do seu papel na natureza.
	 b)
	Recicla os resíduos após separação em sua residência, na coleta seletiva, e encaminha os materiais perigosos, como pilhas e baterias ao aterro sanitário.
	 c)
	Repensa suas escolhas de consumo e age de modo a esbanjar dos produtos industrializados que beneficiam o seu bem-estar, adquirindo novos produtos tecnológicos sempre que surge uma novidade.
	 d)
	Reutiliza ao máximo os produtos que consome, prolongando a vida deles, possibilitando adquirir cada vez mais produtos tecnológicosconforme são lançados no mercado.
	10.
	O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS número 2, da Agenda 2030 da ONU, pretende "Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável". Dentre as metas propostas para alcançar este objetivo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.agenda2030.org.br/ods/2/. Acesso em: 12 set. 2019.
	 a)
	Toda a sociedade deve contribuir para acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
	 b)
	É obrigação da ONU e da Europa acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
	 c)
	É atribuição exclusiva dos governos acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
	 d)
	Os brasileiros mais ricos devem acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes