Buscar

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO DISCURSIVAS

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO DISCURSIVAS
1 Em novos tempos, as empresas estão, aos poucos, mudando sua cultura no ambiente de trabalho. No entanto, nem todas as empresas podem seguir esse modelo de flexibilização de horários, local de trabalho e habilidades, pois cada caso tem situações específicas. Por exemplo, uma empresa que tem produção em linha não pode flexibilizar os horários dos operadores, pois faltará mão de obra naquela determinada hora, mas em locais como: gestão, serviços administrativos, entre outros, existe a possibilidade de flexibilizar seus horários. Diante dos fatos, escreva uma redação com o tema: A FLEXIBILIZAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO.
RESPOSTA ESPERADA: A busca por um equilíbrio entre a vida social e a profissional tem aumentando muito nos últimos anos. As pessoas têm desejos de estar mais próximos de sua família, seus filhos e no aconchego de suas casas. Com essa prática, as empresas estão tendo a necessidade de flexibilizar os horários das pessoas para melhorar a produtividade, auxiliando no bem-estar das pessoas, que podem realizar suas tarefas em suas residências. Assim, gerenciam melhor seu tempo, sem trânsito etc. Essa nova prática auxilia em um melhor planejamento, em modelos de empresas que possuem demandas em determinados horários, e como consequência, melhoram o atendimento e a satisfação pessoal. No entanto, por conta de nossa legislação, muitas vezes, é complicado fazer mudanças bruscas na estrutura.
2. No conceito da Administração da Produção, Slack, Chambers e Jonhston (2009) informam que existem dois elementos no processo de transformar, ou seja, produzir produtos de valor. No entanto, para que isso aconteça, é necessário o uso de diversos componentes que contribuem para este processo de transformação. Estes componentes podem ser divididos em duas classes. Conceitue e exemplifique cada uma dessas classes.
FONTE: SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
RESPOSTA ESPERADA: Recursos transformados são aqueles que são trabalhados e convertidos em algo de maior valor. Exemplo: alumínio transformado em motores. São divididos em três grupos: materiais, informações e consumidores.
Recursos transformadores são os indivíduos ou equipamentos que atuam sobre os recursos transformados. Exemplo: o mecânico monta os motores de alumínio com outras partes dos recursos transformados necessárias para finalizar o produto na linha de fabricação.
3A informação é uma ferramenta muito importante nos dias atuais, pela qual são apresentados dados, ações, estatísticas, volumes, sazonalidade etc., ou seja, um histórico do que ocorreu no passado. Dessa forma, é possível prever o futuro através delas. Para que a produção seja feita aproximadamente de acordo com os ciclos produtivos, que depende muito da sazonalidade, e são necessárias algumas medições. Apresente os três tipos de medições para analisar as possibilidades de produção.
RESPOSTA ESPERADA:
- Medição por meio da produção: a empresa tem como medição a quantidade de produtos produzidos em um único dia de um único produto. Essa medição altera-se de acordo com o mix de produtos que a empresa comercializa, caso for dois ou três outros tipos, a medição da capacidade produtiva se altera de acordo com o produto fabricado. Nesse caso as medidas devem ser em toneladas/mês, litros/mês, Megawatts/hora, número/mês etc.
- Medição por meio dos insumos: nessa situação, as organizações de serviços, possuem uma grande dificuldade para medir a capacidade produtiva por meio da produção, pois medir isoladamente os produtos é inviável. O modelo mais adequado é uma medição que não esteja ligado ao tempo, como exemplo: número de assentos/voo, número de quartos, número de leitos, número de vagas etc. 
- Medição por indicadores: nesse modelo, é importante lembrar que cada empresa possui uma metodologia, dessa forma cada caso é um caso de acordo com as necessidades específicas mais adequada. Nessa questão, a empresa projeta um valor ou quantidade que uma determinada máquina fabrica, descontando, os tempos necessário, como de manutenção, programação, troca de ferramental, paradas dos operador etc.
4. Cada organização possui um processo de atendimento ou de produção específico para seu negócio. Portanto, não existe uma receita pronta para cada empresa, mas cabe apresentar um planejamento adequando para ter uma produtividade sem interrupções ou problemas desnecessários. Escreva uma redação com o tema: A IMPORTÂNCIA DE SE REALIZAR PROJETOS PARA OS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO.
RESPOSTA ESPERADA: Os processos de manufatura ou de serviços são importantes para o ambiente industrial, pois é onde um produto se transformará ou agregará valores aos clientes, com a qualidade merecida. A empresa deverá criar um planejamento estratégico para criar novos projetos, que sejam coerentes com a capacidade de produção que a organização terá condições de fabricar, conforme a variação e a quantidade de produtos que serão produzidos, assim os problemas com custos indesejados podem ser sanados com o fluxo que está em linha na produção.
5. Quando se fala em estratégias de produção, um modelo muito usado é o impulsionador, pois oferece diferenciais para o sucesso da organização. Esse modelo de estratégia pode oferecer novas possibilidades de escolhas, pois as melhorias contínuas e radicais fazem com que a base da produção seja efetuada através de sistemas e maquinários cada vez mais tecnológicos, melhorando a produtividade e, consequentemente, a lucratividade. Para que isso gere maior competitividade, a empresa precisa verificar a sua capacidade de produção em resposta à demanda do seu produto ou serviço, pois isso impactará em novas estratégias corporativas. Disserte sobre os estágios necessários para que a estratégia impulsionadora ocorra de forma correta.
RESPOSTA ESPERADA:
Estágio 1 – Deve-se verificar que nesse estágio, a produção para alcançar os objetivos, muitas vezes mais atrapalha que ajuda, pois é desinteressada e não possui intuito de contribuição de novas ideias ou colaboração com a estratégia.
Estágio 2 – A área da produção busca nos seus concorrentes, uma comparação estratégica, mesmo que ainda não possua uma capacidade dinâmica, mas busca melhorar e adaptar os modelos de produção dos concorrentes a sua linha de produção.
Estágio 3 – Em comparação aos outros concorrentes, a produção dos bens já pode ser equiparada. Por mais que ainda falte assimilar os objetivos estratégicos da organização, ainda tem espaço para melhorar a capacidade produtiva. 
Estágio 4 – Ao chegar nesse estágio, a organização tem grandes possibilidades de oferecer um produto de qualidade, buscando maior nível de diferenciais competitivos, sendo que a produção tem uma maior participação nas estratégias globais da empresa, deixando de ser uma mera coadjuvante.
6. Segundo Chiavenato (1991), a função PCP é que planeja e programa a produção e as operações da empresa, bem como as controla adequadamente, objetivando aumentar a eficiência e a eficácia através da administração da produção. "O Planejamento e o Controle da Produção (PCP) é a função administrativa que tem por objetivo fazer os planos que orientarão a produção e servirão de guia para o seu controle" (CHIAVENATO, 1991, p. 82). Tubino (1997) considera que o PCP é responsável pela coordenação e aplicação de recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível os planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional. Portanto, em termos simples, o PCP determina o que vai ser produzido, quanto vai ser produzido, como vai ser produzido, onde vai ser produzido, quem vai produzir e quando vai ser produzido. Há, entre os autores da área, uma certa divergência quanto às fases ou atividades do PCP. Conforme Machiline (1986), a classificação é a seguinte: programação, roteiro, aprazamento, liberação e controle. Diante dos fatos apresentados no PCP (Planejamento e Controle de Produção), existem duas ferramentasimportantes para controlar a produção, o controle empurrado e o puxado. Disserte sobre essas ferramentas.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação à Administração da Produção. São Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1991.
MACHILINE, Claude et al. Manual de Administração da Produção . Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 1986.
TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Atlas, 1987.
RESPOSTA ESPERADA: Controle empurrado: do inglês “push system”, o sistema de produção empurrada é determinado a partir do comportamento do mercado. Neste modelo, a produção em uma empresa começa antes da ocorrência da demanda pelo produto, ou seja, a produção depende de uma ordem anteriormente enviada, geralmente advinda de um sistema MRP (Material Requerimento Planning). Após o recebimento de tal ordem, é feita a produção em lotes de tamanho padrão. Aqui não existe qualquer relação com a real demanda dos clientes da empresa. O chamado fluxo contínuo de produção também não tem importância neste modelo de produção, uma vez que a produção ocorre isoladamente em cada unidade fabril utilizada no processo. Desta forma, é enviada uma ordem de produção ao setor responsável, que produz os itens e depois os “empurra” para a próxima etapa do processo produtivo, daí o nome “produção empurrada”. O controle do que deve ser produzido, qual quantidade e em que momento é realizado pelo MRP.
Controle puxado: do inglês “pull system”, a produção puxada controla as operações fabris sem a utilização de estoque em processo. Neste modelo, diferentemente da produção empurrada, o fluxo de materiais ganha relevante importância. Aqui, a demanda gerada pelo cliente é o “start” da produção. O controle de o que, quando e como produzir é determinado pela quantidade de produtos em estoque. Assim, a operação final do processo “percebe” a quantidade de produtos vendidos aos clientes, e que, naturalmente, saíram do estoque, e as produz para repor o consumo gerado. Desta forma, cada processo produtivo “puxa” as peças fabricadas no processo anterior, eliminando assim a programação das etapas do processo produtivo através do MRP. Neste tipo de produção, o consumo do cliente é que determina a quantidade produzida, gerando o que chamamos de sistema com nível mínimo de inventário.
7. De alguns anos para cá, as empresas têm começado a perceber que há vida além dos muros da organização. Partindo desta constatação, as empresas têm desenvolvido estudos e experimentos de trabalho flexível. O tema é abordado com constância e a ideia principal é conseguir estabelecer uma relação aceitável entre essas duas facetas da vida: a profissional e a pessoal. Com base nisso, escreva uma redação abordando as possibilidades do trabalho flexível, os experimentos que você conhece, os impactos que o trabalho flexível pode trazer para as organizações e para seus profissionais, bem como os aspectos mais relevantes desta prática.
RESPOSTA ESPERADA: O trabalho flexível é a forma que as empresas buscam para conseguir ajustar as vidas pessoais e profissionais das pessoas que trabalham para elas. O trânsito, a violência urbana, o excesso de trabalho e muitos outros aspectos da vida moderna tiram o foco do trabalho e fazem com que as pessoas tenham baixa produtividade. O trabalho flexível busca melhorar a vida das pessoas de forma que isso impacte positivamente nos resultados da empresa.
É importante destacar que os pontos mais importantes do trabalho flexível são: flexibilidade de habilidades (trocas de postos de trabalho), de tempo (horários mais flexíveis ajustados de acordo com a demanda e com os horários das vidas pessoais dos trabalhadores) e de localização (trabalhos à distância, por exemplo, ou até mesmo a partir de casa).
8. O Planejamento e o Controle da Produção (PCP) também pode ser chamado de setor ou departamento de PCP de uma determinada organização. A lógica de um produto inicia com sua venda. Depois, o setor de vendas encaminha a quantidade de produtos a serem produzidos ao PCP. Cabe a esse setor realizar o planejamento da produção, e tem como principal objetivo organizar e solicitar todos os materiais  (suprimentos) que foram definidos para a produção. Essa função do PCP é composta por quatro atividades básicas para que seja efetiva em seu desenvolvimento. Explique estas atividades básicas que compõem o Planejamento e o Controle de Produção.
RESPOSTA ESPERADA: Carregamento: definir o quanto a operação é capaz de produzir em uma determinada unidade de tempo para atender a uma demanda.
Sequenciamento: determina a ordem em que diferentes clientes serão atendidos ou a ordem das prioridades de produção.
Programação: é um detalhamento do sequenciamento, definindo detalhes como quando será realizada a tarefa, em que equipamento, em que horários, por quem etc.
Monitoramento e Controle: acompanha o desenrolar do processo e apresenta as diferenças entre o que foi planejado e o que foi realizado.
9 Geralmente, na administração de empresas, em qualquer setor da organização, observa-se a distribuição das pessoas conforme a hierarquia e agrupadas conforme a criação de riquezas. A administração da produção tem algumas funções que são distribuídas por toda a organização. Dessa forma, Slack, Chambers e Johnston (2009) apresentam duas funções: as centrais, distribuídas em três categorias e as apoiadoras, distribuídas em quatro categorias. Descreva e justifique quais são as três funções centrais da administração da produção.
FONTE: SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
RESPOSTA ESPERADA: Função Marketing: função fundamental na organização, essa função, que inclui o setor de vendas, tem como responsabilidade perceber o que o mercado está demandando, e fornece ao setor de produção o pedido e quantidades necessárias para produzir as necessidades dos clientes.
Função Desenvolvimento do Produto: tem como responsabilidade desenvolver o produto, conforme as necessidades dos clientes, conforme o setor de marketing observou no mercado.
Função Produção: todos os produtos são fabricados com qualidade conforme demanda dos clientes enviada pelo setor de vendas.
10. Certas empresas, antigamente, não tinham muito interesse na questão de qualidade da produção, nas vendas, pós-vendas, entre outros atendimentos ao cliente. Durante anos, as empresas não tinham nenhuma qualidade no quesito do produto. Com a globalização e a abertura de mercado que ocorreu na década de 90 no governo do ex-presidente Fernando Collor de Melo, as empresas viram uma grande demanda dos brasileiros por produtos exportados e com uma melhor qualidade. Naquela época, poucas empresas estavam prontas para a qualidade de seus produtos. Nos tempos atuais, a qualidade é uma das formas de garantir a fidelidade do cliente, visto com a existência de grande concorrência no mercado nos mais diversos tipos de produtos. Um exemplo é a questão dos veículos, caso gere um problema de projeto e a empresa não tiver uma alternativa para sanar o problema, consequentemente perderá esse cliente para o seu concorrente. Diante da contextualização apresentada nos aspectos da qualidade, quais as percepções necessárias dos clientes em que as empresas necessitam identificar na prestação de serviços ou na venda de um produto?
RESPOSTA ESPERADA: Conformidade com as especificações: a qualidade planejada é apenas um ponto, é preciso verificar se as especificações foram bem definidas e alcançadas, ou seja, é preciso analisar a qualidade recebida pelo cliente. 
Adequação ao uso: compreende as características do produto que atendem às necessidades dos clientes. Quanto mais o produto atender a esta finalidade, maior será a sua qualidade. Compreende também as falhas de cumprimento das especificações. Essas falhas de um modo ou de outro podem ser evitadas pela organização. Quanto menor o número de falhas, maior a qualidade.
Valor pelo preço pago: faz com que os clientes analisem a necessidade do produto, associando ao valorpago a real necessidade do desejo do produto.
Serviços de suporte: os clientes fazem a associação da qualidade vezes atendimento, verificando os procedimentos desde a venda, o suporte até a pós-venda.
Critérios psicológicos: esse critério é muito subjetivo, essa avaliação do cliente depende dos fatores psicológicos e se vale muito da cultura e da tradição de uma determinada marca.
11. Em uma organização, existem épocas do ano, desconsiderando problemas climáticos, ambientais ou sociais com uma maior ou menor demanda de certo produto. Dependendo do aumento ou diminuição de pedidos oferecidos por uma empresa, há necessidade de alterar a capacidade de produção. Nas empresas, a sazonalidade é um dos motivos que resultam na necessidade de aumentar ou diminuir a capacidade produtiva e refazer todo o planejamento da produção. Neste sentido, responda:
a) O que caracteriza a sazonalidade?
b) Cite duas causas da sazonalidade.
c) Dê dois exemplos de produtos sazonais.
RESPOSTA ESPERADA:
a) A sazonalidade tem como principal característica a variação de demanda. Ela pode ser prevista e necessita, de maneira geral, de soluções simples.
b) A sazonalidade pode ser causada por diversos fatores, entre eles: o clima, datas festivas, entre outros.
c) Podemos citar como produtos sazonais: os sorvetes, as roupas de praia e os pacotes de viagens, entre outros.
12. Ao longo das décadas, as empresas têm buscado diversos caminhos para maximizar os seus resultados. A maioria dessas tentativas estava associada a técnicas de gestão. Hoje, as empresas entendem que a sua verdadeira capacidade competitiva está nas pessoas que as constituem. Empresas, sem pessoas competentes, são apenas um “amontoado de tijolos e máquinas”. Escreva uma redação explicando o conceito do empowerment, suas vantagens, desvantagens e explique por que ele impacta nos resultados corporativos.
RESPOSTA ESPERADA: Empowerment implica em compartilhamento de responsabilidades com os profissionais da organização. Contudo, não se limita apenas à delegação de tarefas. Significa ir além disso e buscar do profissional o desejo de contribuir e construir a organização. Desenvolver o senso de pertencimento a algo maior do que uma empresa significa estar motivado e fazer o que deve ser feito, encorajando as pessoas envolvidas a terem iniciativa de forma a construir um ambiente de trabalho cooperativo.
Entre as vantagens, encontra-se a agilidade de respostas aos consumidores e, entre as desvantagens, destaca-se o aumento de custos em treinamentos, a fim de manter a equipe capacitada para assumir o papel proposto pelo empowerment.
13 A busca constante pela melhoria da qualidade nas organizações é algo inevitável como forma da evolução, sendo ligada constantemente aos processos de trabalho, tendo como retorno a economia de tempo, gastos, retrabalho, ou seja, a busca de eficácia dos trabalhos. Baseada no sistema japonês, o Kaizen, o qual traduzido para o português, quer dizer KAI - mudança e ZEN - bom, é a mudança para melhor. Segundo Massaki Imai, idealizador do Kaizen, significa melhoramento contínuo em toda a organização. Grandes empresas utilizam este processo para incentivar a participação de todos os colaboradores no crescimento da empresa e também pessoalmente. Toda a melhoria nos processos de trabalhos que resultam em facilidade para o colaborador, redução de tempo gasto na realização dos trabalhos, redução de custos para a empresa ou o aumento da qualidade dos trabalhos é uma melhoria e deve ser registrada e divulgada a todos os colaboradores envolvidos no trabalho. Assim, estes terão conhecimento das alterações, e para a empresa, de forma a motivar outros colaboradores a participarem do processo de melhoria. A melhoria deve ser registrada após ser comprovada sua eficiência ou eficácia pelo idealizador ou equipe de trabalho envolvido, a fim de se buscar novas possibilidades de aplicação/inovação. Essa melhoria está dividida em duas fases dentro do ciclo PDCA: a melhoria contínua e a melhoria radical. Disserte sobre os aspectos de cada uma dessas melhorias.
FONTE: Disponível em: <http://www.datalyzer.com.br/site/suporte/administrador/info/arquivos/info71/71.html>. Acesso em: 20 fev. 2016.
RESPOSTA ESPERADA:
Melhoria contínua: caracterizada por pequenas e constantes mudanças incrementais nos processos existentes. A melhoria contínua é uma técnica de mudança organizacional suave e contínua centrada nas atividades em grupo. Visa à qualidade dos produtos e serviços dentro de programas a longo prazo, que privilegiam a melhoria gradual e o passo a passo por meio da intensiva colaboração e participação das pessoas. Trata-se de uma abordagem incremental e participativa para obter excelência na qualidade dos produtos e serviços a partir das pessoas.
Melhoria radical ou reengenharia: de forma simples, essa melhoria está caracterizada pela ruptura com o processo atual e sua substituição por um novo processo completamente distinto do anterior e “reprojetado” (redesigned process). Para alguns autores, a reengenharia é o reprojeto dos processos de trabalho e a implementação de novos projetos, enquanto para outros é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais, visando a alcançar enormes melhorias no desempenho de custos, qualidade, atendimento e velocidade. Reengenharia significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional. Representa uma reconstrução e não simplesmente uma reforma total ou parcial da empresa. Não se trata de fazer reparos rápidos ou mudanças cosméticas na engenharia atual, mas de fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente.
14 . No conceito da Administração da Produção, Slack, Chambers e Jonhston (2009) informam que existem dois elementos no processo de transformar, ou seja, produzir produtos de valor. No entanto, para que isso aconteça, é necessário o uso de diversos componentes que contribuem para este processo de transformação. Estes componentes podem ser divididos em duas classes. Conceitue e exemplifique cada uma dessas classes.
FONTE: SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
RESPOSTA ESPERADA: Recursos transformados são aqueles que são trabalhados e convertidos em algo de maior valor. Exemplo: alumínio transformado em motores. São divididos em três grupos: materiais, informações e consumidores.
Recursos transformadores são os indivíduos ou equipamentos que atuam sobre os recursos transformados. Exemplo: o mecânico monta os motores de alumínio com outras partes dos recursos transformados necessárias para finalizar o produto na linha de fabricação.
15. O produto de uma empresa, ou seja, tudo aquilo que ela oferece ao mercado para suprir determinada demanda, pode estar na forma de um bem físico, de um serviço, ou de um pacote de produto (fusão entre as subdivisões do produto). Escreva uma redação sobre as principais diferenças entre bens e serviços e sobre os principais benefícios que a formação de pacotes de produtos trazem às empresas.
RESPOSTA ESPERADA: As principais características dos serviços (que os diferenciam dos bens físicos) são: o fato de serem intocáveis e por este motivo impossíveis de serem estocados e transportados. Além disto, a produção de um serviço e seu consumo são simultâneos, o consumidor muitas vezes participa da prestação do serviço e a qualidade da prestação de um serviço é muito mais difícil de ser mensurada.
Quanto aos benefícios da formação de pacotes de serviços: com o passar do tempo, fica cada vez mais difícil para o consumidor perceber diferenças entre os produtos oferecidos pelas empresas, fazendo com que a prestação de serviços acabe se tornando um diferencial em relação aos produtos oferecidos pelos seus concorrentes. Além deste fator, o serviço é visto como um agregador de valor para um bem físico. Por exemplo: a garantia de produtos eletrônicos, carros etc.
16. Capacidade é um tema que causa bastante debate, por partedos funcionários e empresa, isto ocorre devido à “autoclassificação” que cada um faz de si próprio. Nas organizações é necessário equilibrar o que se oferece aos clientes e o custo que a organização necessita desembolsar. Moreira (2008) afirma que há duas formas de medir a capacidade de uma organização: por meio da produção ou por meio dos insumos. Desta forma, descreva a medição da capacidade e suas possibilidades.
FONTE: MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção e operações. 2. ed. São Paulo: Cengage, 2008.
RESPOSTA ESPERADA: É necessário obter informações, para medir a capacidade de produção, e mostrar como está a organização. 
Mediação por meio da produção: a unidade de medida precisa ser viável aos vários tipos de produtos. 
Mediação por meio dos insumos: na maioria dos casos é de difícil mediação, pois a mediação é feita pelo mix de produtos, onde cada mix é específico. 
Indicadores: nos indicadores é necessário observar indicadores que estejam na realidade da sua organização, como: tempo perdido, desmotivação, falta de insumos, atraso de processos no fluxo da produção, os indicadores propiciam informações concretas para a tomada de decisão.
17. Nas organizações, muito se tem comentado sobre como realizar determinadas tarefas de modo lógico, seguro, confiável e com qualidade. Nesse sentido, Deming contribuiu muito com seus estudos, mas seguramente as duas mais importantes foram o Ciclo PDCA e os “14 pontos de Deming”. Para ele, melhorias significativas só podem ser obtidas através da redução das variações nos processo para atingir a qualidade. Conceitue e explique as etapas do ciclo PDCA.
RESPOSTA ESPERADA:
PDCA é uma ferramenta atualmente utilizada pelos gestores para melhorar os processos da organização em todos os níveis hierárquicos.
O PDCA é composto por quatro passos: 
Plan/Planejar – Detectar uma necessidades de melhoramento das tarefas e apontar melhorias a serem executadas. 
Do/Executar/Fazer – executar e testar as tarefas planejadas. 
Check/Controlar/Verificar – acompanhar a execução e verificar se tudo está de acordo com o que foi planejado.
Action/Implantar/Agir – implantar o plano ou melhorar o processo.
18. Na criação de uma organização, muitos gestores não consideram um ponto muito importante: a localização do seu empreendimento. Muitas vezes uma empresa mal localizada leva a custos desnecessários. As empresas que analisam a localização antes de implantar sua organização consideram alguns custos, tais como: mão de obra, custos da terra, energia, transporte e fatores da comunidade. Descreva três desses modelos e explique como eles influenciam no processo.
RESPOSTA ESPERADA: O custo de mão de obra é o que tem mais peso quando compomos o custo de um produto específico. É importante identificar o valor pago na mão de obra e o valor agregado. O custo da terra é identificado em aluguéis, compra de imóveis. Os custos com energia têm peso considerável, uma vez em que o custo e a disponibilidade podem não ser muito acessíveis com uma possível má escolha da localização. No transporte, o custo varia de acordo com a origem e a entrega do produto, que pode acarretar custos de via aérea ou fluvial. Custos com a comunidade envolvem fatores sociais, políticos e econômicos.
19.  Capacidade é um tema que causa bastante debate, por parte dos funcionários e empresa, isto ocorre devido à “autoclassificação” que cada um faz de si próprio. Nas organizações é necessário equilibrar o que se oferece aos clientes e o custo que a organização necessita desembolsar. Moreira (2008) afirma que há duas formas de medir a capacidade de uma organização: por meio da produção ou por meio dos insumos. Desta forma, descreva a medição da capacidade e suas possibilidades.
FONTE: MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção e operações. 2. ed. São Paulo: Cengage, 2008.
RESPOSTA ESPERADA: É necessário obter informações, para medir a capacidade de produção, e mostrar como está a organização. 
Mediação por meio da produção: a unidade de medida precisa ser viável aos vários tipos de produtos. 
Mediação por meio dos insumos: na maioria dos casos é de difícil mediação, pois a mediação é feita pelo mix de produtos, onde cada mix é específico. 
Indicadores: nos indicadores é necessário observar indicadores que estejam na realidade da sua organização, como: tempo perdido, desmotivação, falta de insumos, atraso de processos no fluxo da produção, os indicadores propiciam informações concretas para a tomada de decisão.
20. Em uma organização que busca excelência em sua produção, a avaliação de desempenho é um fator fundamental que deve ser analisado no processo de produção. Dentro da avaliação de desempenho, temos o tempo, que é um fator fundamental na medição do trabalho. O tempo é medido de duas maneiras: tempo básico e tempo padrão. Descreva o que cada um representa no processo de produção.
RESPOSTA ESPERADA: O tempo básico é o que o colaborador necessita para realizar por completo determinado trabalho, servindo com tempo parâmetro para previsões dos gestores da produção. Entende-se como tempo padrão uma extensão do tempo básico, prevendo tolerância para descanso do trabalhador ou devido à demanda de determinado processo.
21. Para gerar melhorias nos processos de produção das empresas, é primordial que ela foque seus esforços para desenvolver um produto cada vez mais competitivo. Deste modo, muitas empresas optam por desenvolver um produto de qualidade para ser ofertado no mercado. Muitos consumidores ao optarem pela compra de um produto levam em consideração a "qualidade" do produto para definir sua escolha. Reid e Sanders (2005) apresentam cinco visões quanto à qualidade. Cite e explique três dessas visões.
FONTE: REID, R. Dan; SANDERS, Nada R. Gestão de Operações. Rio de Janeiro: LTC, 2005.
RESPOSTA ESPERADA:
* Conformidade com as especificações: é o que determina até onde o produto que foi entregue está de acordo com quem os produziu. 
* Adequação ao uso: demonstra até quando o produto cumpre o propósito da sua criação. 
* Valor pelo preço pago: o consumidor compara a importância que o produto proporcionou e o valor pago. 
* Serviços de suporte: avaliação dos clientes com relação ao cuidado e à qualidade que a organização demonstra. 
* Critérios psicológicos: avaliação de qualidade se faz presente quando o cliente leva em consideração determinada marca que conhece e sempre aprovou o uso do produto ou serviço

Outros materiais