A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
O debate sobre diversidade trouxe para as escolas de ensino regular novos sujeitos

Pré-visualização | Página 1 de 2

O debate sobre diversidade trouxe para as escolas de ensino regular novos sujeitos, até então restritos a outros espaços escolares. A política de inclusão tornou mais desafiador para educadores e gestores levar o discurso do respeito à diversidade para a prática. Sobre o paradigma da inclusão,analise as sentenças a seguir:
I- O ensino inclusivo é para todas as pessoas, sem exceção.
II- Para adotar o modelo de um ensino inclusivo, a escola não necessita se reestruturar.
III- A educação inclusiva está pautada no princípio da heterogeneidade.
IV- Na escola inclusiva, todos obtêm benefícios na aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	2.
	Quanto aos problemas raciais, das diferenças da exclusão e da inclusão social, é preciso pensar em como estes poderiam ser sanados, ou ao menos amenizados, principalmente quando as ocorrências se dão no ambiente escolar. No que concerne à sua solução, poder-se-ia levantar uma hipótese sobre uma possível solução. Sobre o que poderia constituir solução(ões), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na educação de base, ou seja, desde pequenos, aprender a conviver e a respeitar as diferenças.
(    ) Obrigar a comunidade ao respeito às diferentes etnias.
(    ) Aplicar castigos às crianças (na escola) que não cumprem as determinações legais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	3.
	Por meio dos movimentos sociais, podemos aperfeiçoar o sistema educacional e corrigir as injustiças que ocorrem na sociedade, frutos de um processo tenso que vem se manifestando através dos tempos. Para tanto, é necessário que haja a interação de todos os seres humanos, independentemente de suas características ou classes sociais. Sobre a trajetória histórica da Educação Especial, analise as seguintes sentenças:
I- A inclusão escolar é derivada de uma trajetória historicamente produzida.
II- O modelo de exclusão foi o que predominou por mais tempo.
III- Os paradigmas de inclusão e de integração possuem os mesmos princípios.
IV- A segregação pode ser considerada uma forma de exclusão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	4.
	A desigualdade social, vista de forma ampla, não representa apenas a diferença entre os sujeitos e seu nível social, mas, num contexto holístico, é enxergada através de lentes políticas e históricas. Acerca da desigualdade social, analise as sentenças a seguir:
I- As relações conflitantes que exteriorizam a violência, o preconceito.
II- A falta de segurança, moradia e saneamento básico.
III- A marginalização, pobreza e exclusão social.
IV- A integração dos sujeitos na sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	5.
	A identidade, compreendida pela sua subjetividade, é constituída pelas vivências e representação de si mesmo. Nesse sentido, a identificação do eu e do outro envolve, ao mesmo tempo, o igual e o diferente, o permanente e o mutante, o individual e o coletivo. Sobre identidade, analise as afirmativas a seguir:
I- A identidade de cada pessoa é decorrência da alteridade do outro. 
II- A identidade é homogênea, não determinante e incompleta.
III- A identidade é um processo dinâmico de transformação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	6.
	Sobre desigualdade social, entendemos que é uma construção histórica possível de ser dissolvida de sua forma rígida, para ser transformada em relações interpessoais pautadas numa sociedade mais justa. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- A desigualdade significa muito mais que somente a diferença existente entre pessoas, ou partes que compõem o universo, constitui também a forma de respeito a tudo que nos cerca.
II- A diversidade entre as pessoas promove as mesmas oportunidades, livre de preconceitos e exclusão.
III- A desigualdade humana está relacionada, muitas vezes, ao preconceito, pelos diversos tipos de violência e pelas suas relações conflitantes dentro do contexto social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	7.
	As diferentes culturas foram e vêm sendo construídas por um processo histórico e político. Nesse sentido, segundo Aquino (2002, p. 16), ?[...] somos todos iguais como seres humanos. Por isso, devemos combater qualquer forma de descriminação e de arrogância, agindo solidariamente uns com os outros.? Isto PORQUE todo e qualquer sujeito está no mundo não apenas para continuar com a evolução de sua espécie, mas para ser útil e engajado democraticamente na sociedade. Sobre o exposto nesta questão, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AQUINO, Julio Groppa. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, Julio Groppa (Org). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2002.
	 a)
	A maneira de agir do ser humano com relação ao outro se dá de um modo que a discriminação se concretize em todos os seus atos.
	 b)
	Na sua forma de agir com relação ao outro, o ser humano pode fazê-lo de maneira a não permitir que a discriminação exista.
	 c)
	A discriminação, o preconceito e a arrogância são atos impensados, por isso são parte da natureza humana, o que permite que se diga que o ser humano sempre tende a trabalhar pela perpetuação da desigualdade.
	 d)
	O ser humano é, por natureza, discriminador com relação ao outro, por isso os atos humanos sempre ocorrem de maneira discriminatória.
	8.
	Entendemos como diversidade cultural as múltiplas culturas, raças, religiões, e tudo que nos diferencia. As diferenças deveriam ser fonte de estímulo para novos conhecimentos; no entanto, em muitos casos, não é bem assim. Pensemos no ambiente escolar, que, muitas vezes, tenta homogenizar a forma de aprender, acentuando, ao invés da inclusão, uma exclusão silenciosa. Sobre a diversidade no ambiente escolar, analise as afirmativas a seguir:
I- Ao reproduzirem o modelo tradicional, as instituições escolares demonstram maior dificuldade em atender aos desafios da inclusão social e do acolhimento às diferenças.
II- Um ambiente escolar que tem como seu eixo norteador a inclusão social, manifesta, no chão da escola, o respeito às diferenças, numa relação de diálogo e de compreensão. 
III- A partir de juízos de valor, estamos construindo o entendimento das diferenças e a promoção da diversidade humana.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	9.
	A globalização tem contribuído para a expansão do conhecimento e informação. Por outro lado, promove a desigualdade social, caracterizada, entre outros aspectos, pela desigualdade no acesso aos recursos financeiros (renda, por exemplo). Isto provoca também a dificuldade no acesso à alimentação, à saúde, à moradia, à educação de qualidade,