A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
26 pág.
avs fundamentos de marketing

Pré-visualização | Página 4 de 7

das alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra.
	
	
	(SENAC - 2011) Quando uma empresa oferece ao mercado um produto diferenciado da concorrência, sobre o qual o  target percebe este diferencial como algo de valor e está disposto a pagar a mais por este diferencial, pode-se dizer que esta empresa tem uma grande chance de obter uma ____________. 
A alternativa que completa corretamente a lacuna acima é:
		
	
	Vantagem competitiva.
	
	Liderança de preços por custos físicos, psicológicos e sensoriais.
	
	Comunicação integrada de marketing. 
	
	Qualificação de indicadores. 
	
	Qualidade total. 
	
	
	
	
	As razões para o sucesso dos tablets vão além do preço mais acessível e da portabilidade. O tablet é o símbolo de uma mudança na forma como as pessoas consomem tecnologia. Os usuários enviam e-mails e interagem nas redes sociais - as mesmas tarefas que motivam parte considerável dos usuários a ligar seu PC. Agora, eles fazem isso em uma tela fina e leve, que pode ser levada para qualquer lugar. A Gartner divulgou uma pesquisa afirmando que, em 2014, os computadores pessoais (PCs) deixarão de ser o centro de nossa vida digital. FERRARI, B. É o fim do reino dos PCs? 
Revista Exame: São Paulo, ano 46, n. 11, p. 175, 13/06/2012 (adaptado). 
Considerando o uso dos tablets no dia a dia das pessoas, no campo pessoal e profissional, avalie as afirmações abaixo. 
I. O comportamento de compra do consumidor de tablet é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos, sendo os fatores culturais os que exercem a maior e mais intensa influência. 
II. Devido à tendência de generalização do uso do tablet, os profissionais de Marketing podem desconsiderar a ocupação e as circunstâncias econômicas do consumidor ao analisar os fatores pessoais que influenciam a compra desse aparelho. 
III. O aumento do consumo do tablet indica que os indivíduos estão mais preocupados com a qualidade dos serviços online do que com os aparelhos, dada a mudança no estilo de vida dos consumidores e as influências dos seus grupos de referência. 
É correto o que se afirma em 
		
	
	I, II e III 
	
	III, apenas. 
	
	I e III, apenas. 
	
	I e II, apenas. 
	
	II, apenas. 
	
	
	
	
	O processo e compra do consumidor inclui as seguintes etapas:
		
	
	NDA
	
	Busca de informações / Decisão de compra / Avaliação das alternativas / Avaliação do valor
	
	Reconhecimento das necessidades / Busca de informações / Decisão de compra
	
	Reconhecimento da necessidade / Busca de informações / Avaliação da satisfação
	
	Reconhecimento da necessidade / Busca de informações / Avaliação das alternativas / Decisão de compra / Avaliação pós compra 
	
	
	
	
	
	João da Silva é um empresário do ramo de bebidas no Brasil. A empresa administrada por João vende, entre outros, os produtos Young e Skolla. Young é uma marca de refrigerante de limão de baixa caloria e Skolla é uma cerveja encorpada e de boa qualidade. João está considerando introduzir a linha Skolla no Oriente Médio, em países como Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, nações islâmicas. Com base no estudo sobre ambiente de negócios e sobre Análise, segundo Richers, é viável a introdução da linha Skolla nos dois países? 
		
	
	Não, pois o custo de transporte até o Oriente Médio, associado a impostos e a toda logística de distribuição interna tornariam o produto muito caro para toda população.
	
	Sim, pois a modernização destes países tem aberto novas oportunidades a produtos ocidentais, de forma a vencer a velha barreira cultural entre islamismo e cristianismo.
	
	Não, pois nos países islâmicos citados, o consumo de álcool é proibido, sendo o ambiente político e cultural desfavorável a implantação de Skolla.
	
	Sim, pois as capitais destes países, as cidades de Abu Dhabi e Riad estão em franco desenvolvimento. Abu Dhabi recebe o mundial de clubes da Fifa e a Fórmula 1, por exemplo, enquanto Riad possui belos hotéis e recebe milhares de turistas anualmente.
	
	Sim, pois o continente asiático experimenta grande boom de crescimento, sendo os países árabes citados importantes mercados consumidores. 
Aula 6 : 
	O mercado de consumo utiliza ferramentas de NeuroMarketing que tem por base no conhecimento das posturas mentais que um Cliente externo assume na decisão de compra. 
		
	
	O COMPRADOR é quem realiza seu poder decisório de compra e efetivamente paga pelo produto / serviço , assumindo a responsabilidade de realizar a transação com o fornecedor.
	
	O ESPECIFICADOR é o profissional que determina as características e funções do produto a ser comprado e que também participa na seleção de marcas ou organizações.
	
	O PROFISSIONAL DE MARKETING é aquele que elabora Campanhas eficientes para atrair Clientes e compradores para adquirirem produtos / serviços da Organização a qual pertence.
	
	O USUÁRIO é quem irá usar ou consumir o produto adquirido. 
	
	O DECISOR é a pessoa que, após analisar todas as informações e analisar as alternativas, tem o poder de decidir pela compra do produto, serviço ou marca. 
	
	
	
	Marlene é uma simpática dona de casa. O seu filho caçula, Marcos, está com três anos e ingressará na escola. Marlene procura informações sobre os colégios do bairro e de localidades vizinhas. Visita as escolas, liga para amigas e decide matricular o filho na escola Anjinho da Cultura. O marido de Marlene, João Carlos, se dirige ao colégio, faz os pagamentos e matricula para o pequeno Marcos, que começará a estudar na próxima semana. Quais os papéis de compra desempenhados, respectivamente, por Marcos, Marlene e João Carlos? 
		
	
	Iniciador, influenciador e financiador.
	
	Decisor, comprador, influenciador.
	
	Usuário, decisor e comprador.
	
	Usuário, iniciador, influenciador.
	
	Comprador, financiador, usuário.
	
	
	
	
	Vários são os fatores que influenciam o comportamento do cliente na decisão de compra. São eles: fatores de mercado, culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Assinale a opção INCORRETA:
		
	
	O bom desempenho da economia cria um clima de otimismo que favorece as compras e investimentos. 
	
	Várias teorias procuram explicar os processos internos do comportamento do cliente, porém, nem todas consideram que o ato de compra tem como ponto de partida a motivação para atender a uma necessidade. 
	
	As pessoas, ao longo de sua vida, além das mudanças de hábito e novas expectativas advindas da maturidade, passam a comprar de acordo com a idade.
	
	O comportamento do ser humano é baseado na aprendizagem propiciada pela interação social entre as pessoas. Neste sentido, são os grupos que influenciam e mudam o comportamento de compra.
	
	A cultura é um centro complexo de valores e crenças criados pela sociedade, considerada a determinante mais básica das necessidades e do comportamento de uma pessoa.
	
	
	
	
	"Pai, não esqueça da minha Calói!". Durante muito tempo, esta foi a abordagem utilizada pelas campanhas de comunicação de uma grande fabricante de bicicletas, que tinha como público-alvo indivíduos na condição de:
		
	
	iniciadores ou influenciadores;
	
	influenciadores ou compradores;
	
	decisores ou usuários;
	
	usuários ou compradores;
	
	iniciadores ou decisores.
	
	
	
	
	De acordo com a tipologia de Kossen (1982), um suspect pode ser definido como:
		
	
	Possível comprador definido na segmentação de mercado.
	
	Aqueles que já possuem algum tipo de relação com a empresa e o produto.
	
	Alguém que tem potencial para consumir, mas não tem dinheiro para adquiri-lo.
	
	Alguém que já consumiu o produto.
	
	Um cliente fiel.
	
	
	
	
	O segmento

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.