A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
auditoria contábil

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Nathália de Morais Padichello (986854)
	
	Disciplina:
	Auditoria Contábil (CTB39)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:460682) ( peso.:3,00)
	Prova:
	12409366
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A administração organizacional necessita de relatórios e de análises concisas para verificar a situação da empresa. Ademais, um bom sistema de controle interno protege a empresa contra erros e fraudes, pois as rotinas de verificação e revisão reduzem a possibilidade de que erros ou tentativas fraudulentas permaneçam encobertas por muito tempo e permitem à administração possuir maior confiança na adequação dos dados. Existem alguns elementos básicos que, tanto no conjunto quanto individualmente, são consideradas fundamentais para um bom sistema de controle interno. Sobre esses elementos básicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Organograma adequado: definir e delimitar a autoridade e responsabilidade dos diversos departamentos, chefes, encarregados e empregados.
(    ) Segregação de funções: é recomendável o rodízio entre os responsáveis de cada trabalho e retirada de férias obrigatórias.
(    ) Políticas e procedimentos claramente definidos: certificar-se por meio de constante revisão e exames feitos por auditores internos e outros meios.
(    ) Garantia de que as normas estabelecidas e procedimentos determinados estão sendo bem executados: determinar as instruções por escrito através de manuais de procedimentos, onde devem conter as funções de todos os setores da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V- V - F.
	2.
	O controle interno pode ser classificado em controle interno contábil e controle interno administrativo. Dessa forma, é necessário compreender diferenças entre os dois tipos, pois há características relevantes entre eles que, se não forem bem controlados, colocarão em risco a segurança dos recursos da organização, facilitando a ocorrência de fraudes. Sobre os tipos de controle interno, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Controle Interno Contábil.
II- Controle Interno Administrativo.
(    ) Apresenta relação com a política dos negócios da empresa.
(    ) Possui relação com a proteção do patrimônio e dos recursos financeiros da organização.
(    ) Reflexos na exatidão e integridade dos registros contábeis.
(    ) Análises estatísticas de lucratividade por linha de produtos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - I - II.
	 b)
	I - I - II - II.
	 c)
	II - I - I - II.
	 d)
	II - I - II - I.
	3.
	O conteúdo do relatório emitido pelo auditor ao final do seu trabalho deve contemplar as necessidades da empresa. Para isso, o auditor deve estabelecer um sistema de emissão de relatórios que seja adequado à situação constatada ao término do trabalho de auditoria. Os relatórios podem ser classificados em quatro tipos principais. Sobre esses tipos, associe os itens utilizando o código a seguir: 
I- Elaborado de forma rápida e sucinta, com a finalidade de informar a alta direção da empresa sobre o que precisa ser melhorado ou o que necessita a correção no sistema de controle interno.
II- Recomendam correções em itens específicos auditados, como cálculo do estoque e cálculos dos itens não reconhecidos no imobilizado.
III- Deve ser solicitado exclusivamente pelo diretor da empresa, com interesse específico em um determinado assunto.
IV- Tem como finalidade atender à necessidade de solucionar o problema de imediato, podendo ser apresentado em uma folha de papel de trabalho devidamente identificada.
(    ) Relatórios finais analíticos. 
(    ) Relatórios parciais.
(    ) Relatórios finais sintéticos. 
(    ) Relatórios especiais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - II - III.
	 b)
	II - IV - I - III.
	 c)
	II - I - III - IV.
	 d)
	III - I - II - IV.
	4.
	Os relatórios de auditoria são distribuídos conforme o tipo de auditoria realizada e a estrutura organizacional da empresa. Geralmente, é encaminhado ao diretor geral ou gerente geral, ao gerente responsável pelas atividades sujeitas à auditoria e à pessoa diretamente ligada às atividades que estão sendo examinadas. O relatório deve ser elaborado com coerência, dando ênfase aos aspectos principais do resultado da auditoria. Sobre o conteúdo básico que deve ser expresso com clareza, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os objetivos: devem apresentar as áreas que foram auditadas, os tipos de exames de auditoria que foram realizados e o período em que foi realizado.
(    ) Os resultados dos exames: deverá constar a opinião do auditor referente aos resultados identificados na auditoria.
(    ) As conclusões: devem apresentar os problemas identificados, os detalhes destes problemas e os procedimentos operacionais que não estão sendo seguidos.
(    ) As recomendações: são apresentadas sugestões para a adaptação e a melhoria dos procedimentos no sistema de controle interno da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	5.
	Os relatórios de auditoria representam a fase principal do trabalho do auditor, que é a comunicação dos resultados obtidos. É por intermédio do relatório que o auditor mostra à direção da empresa e aos envolvidos na execução das tarefas o que foi examinado e o que pode ser melhorado. Um relatório mal elaborado pode permitir a contestação do auditado, ou uma avaliação negativa do trabalho efetuado por parte da direção da empresa, desacreditando do valor da auditoria e do próprio profissional. O relatório deve conter algumas particularidades. Sobre essas particularidades, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Apontar o fato sem maiores comentários e/ou apresentar as evidências e recomendar a regularização sem expor qualquer fundamento técnico ou legal.
	 b)
	Nome da empresa auditada.
	 c)
	Período da auditoria.
	 d)
	Sugestões ou recomendações.
	6.
	Os sistemas de controles internos possuem a finalidade monitorar e controlar todas as operações, de todos os setores, dentro de uma organização, a fim de garantir a confiabilidade das informações. De acordo com a sua natureza, o controle interno deve possuir as seguintes características: completabilidade, exatidão, pontualidade, justeza e economia. Sobre a característica de exatidão, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Assegurar que tudo foi registrado, porém, sem necessidade da totalidade dos fatos.
	 b)
	Assegurar que tudo foi executado dentro do cronograma e tempo previsto.
	 c)
	Assegurar que tudo foi executado corretamente, valorizando a informação necessária.
	 d)
	Assegurar que tudo foi executado sem a devida autorização e fora das normas e políticas da empresa.
	7.
	Quando o profissional auditor emitir os relatórios de auditoria, é necessário apresentá-los de forma clara as informações no relatório, para que os responsáveis pela gestão possam tomar decisões de melhoria no controle interno da empresa. Portanto, alguns erros precisam ser evitados. Sobre esses erros, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Apontar um determinado fato sem maiores comentários e/ou apresentar as evidências e recomendar a regularização sem expor qualquer fundamento técnico ou legal.
(    ) Expressões como "recomendamos analisar e regularizar" devem ser evitadas se não houve o processo de análise.
(    ) O auditor precisa ser cauteloso com relação à análise, pois este procedimento lhe permitirá identificar possíveis distorções ou divergências no relatório de auditoria.