Buscar

EX_A1_GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO_V3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício: CCT0772_EX_A1_201002278651_V3 
	03/10/2019
	Aluno(a): LIZUAH DE FIGUEIREDO PEREIRA
	2019.3 EAD
	Disciplina: CCT0772 - GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 
	201002278651
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Podemos então dizer que _________________________ é um conjunto de práticas que envolvem processos, pessoas e ferramentas que convertem princípios em recomendações objetivas alinhados aos interesses da organização com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, contribuindo para a sua longevidade.
		
	 
	Governança Corporativa
	
	Planejamento estratégico
	
	Gestão de desempenho
	
	Governança de TI
	
	Gestão de TI
	Respondido em 03/10/2019 15:51:41
	
Explicação:
A governança corporativa surgiu devido a uma série de eventos que ocorreram ao longo do século 20, como por exemplo, a globalização que teve como consequência a expansão das transações financeiras em escala global. Neste período ocorreram também diversas crises mundiais e uma série de escândalos financeiros que impactaram negativamente na administração das organizações.Segundo o IBGC, ¿Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.¿
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No processo decisório de TI devemos identificar quem deve tomar a decisão nas diferentes situações de governança. Desta forma é importante conhecermos os diferentes arquétipos que identifica o tipo de função envolvida na tomada de decisão de TI.  Qual o nome do arquétipo em que cada unidade de negócio toma decisões independentes?
		
	
	Federalismo
	 
	Feudalismo
	
	Duopólio de TI
	
	Monarquia de TI
	
	Monarquia de Negócio
	Respondido em 03/10/2019 15:51:47
	
Explicação:
Existem diferentes arquétipos que identificam o tipo de função envolvida na tomada de decisão de TI, um deles é o arquétipo de Feudalismo, onde cada unidade de negócio toma decisões independentes de TI.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No processo decisório de TI devemos identificar quem deve tomar a decisão nas diferentes situações de governança. Desta forma é importante conhecermos os diferentes arquétipos que identifica o tipo de função envolvida na tomada de decisão de TI.  Qual o nome do arquétipo em que a decisão é tomada pelos especialistas de TI?
		
	
	Duopólio de TI
	
	Feudalismo
	
	Federalismo
	
	Monarquia de Negócio
	 
	Monarquia de TI
	Respondido em 03/10/2019 15:51:52
	
Explicação:
Existem diferentes arquétipos que identificam o tipo de função envolvida na tomada de decisão de TI, um deles é o arquétipo de Monarquia de TI onde a  decisão é tomada pelos especialistas de TI.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Luiz é o Principal investidor da empresa ABC, como ele não tem disponibilidade de estar diariamente na empresa, em determinados processos da organização delegou poder decisório para Sérgio. Entretanto Luiz tem dúvidas se Sérgio realmente sempre agirá no interesse da organização. Neste caso estamos falando:
		
	
	Do interesse das partes interessadas
	 
	Da teoria do agente principal
	
	Do arquétipo Federalismo
	
	Do arquétipo Monarquia de TI
	
	Do Conflito de interesse entre Sérgio e Luiz
	Respondido em 03/10/2019 15:51:59
	
Explicação:
A teoria do agente principal ou Teoria da firma teve sua origem através da publicação em 1976 de estudos realizados por dois economistas, Jensen e Meckling, em empresas norte-americanas e britânicas. Baseado no estudo realizado, os dois pesquisadores chegaram à conclusão que executivos contratados por acionistas tenderiam a agir em interesse próprio, focando em seus próprios benefícios (mais poder, salários maiores, estabilidade) em detrimento aos interesses da empresa, dos acionistas e demais partes interessadas.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No processo decisório de TI devemos identificar quem deve tomar a decisão nas diferentes situações de governança. Desta forma é importante conhecermos os diferentes arquétipos que identifica o tipo de função envolvida na tomada de decisão de TI.  Qual o nome do arquétipo em que os altos executivos de negócio tomam as decisões de TI que afetarão toda a empresa?
		
	
	Feudalismo
	
	Monarquia de TI
	 
	Monarquia de negócio
	
	Duopólio de TI
	
	Federalismo
	Respondido em 03/10/2019 15:52:11
	
Explicação:
Existem diferentes arquétipos que identificam o tipo de função envolvida na tomada de decisão de TI, um deles é o arquétipo de Monarquia de Negócio, onde altos executivos de negócio tomam as decisões de TI que afetarão toda a empresa.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Foi criada devido a uma série de escândalos financeiros ocorridos na época. Tem como objetivo garantir a criação de mecanismos de auditoria e segurança nas empresas que operam nas bolsas de valores americanas, minimizando riscos aos negócios, evitando fraudes ou assegurando que haja meios de identificá-las quando ocorrem fraudes, garantindo assim a transparência na gestão das empresas. Neste caso estamos nos referindo a:
		
	
	ISO 31000
	
	Resolução 3380 do Banco de Brasil
	
	COBIT
	 
	Lei Sarbanes-Oxley (SOX)
	
	Política de segurança
	Respondido em 03/10/2019 15:52:17
	
Explicação:
A Lei Sarbanes-Oxley (SOX) foi criada devido a uma série de escândalos financeiros ocorridos na época. A lei SOX tem como objetivo garantir a criação de mecanismos de auditoria e segurança nas empresas que operam nas bolsas de valores americanas, minimizando riscos aos negócios, evitando fraudes ou assegurando que haja meios de identificá-las quando ocorrem fraudes, garantindo a transparência na gestão das empresas. Ela obriga as empresas a reestruturarem processos para aumentar os controles, a segurança e a transparência na condução dos negócios, na administração financeira, nas escriturações contábeis e na gestão e divulgação das informações.

Outros materiais