A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
atividade44561

Pré-visualização | Página 1 de 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
�� INCLUDEPICTURE "cid:image003.gif@01C7CF96.A11D1430" \* MERGEFORMATINET 
Curso: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Semestre: 4º
Disciplina: Sistemas Operacionais I
Professor: France Ricardo Marques Gonzaga
Aluno:
Pólo: 
ATIVIDADE AULA 01 a 04
ORIENTAÇÕES 
1.Responda as seguintes questões: 
2.Havendo atividades com respostas iguais caracterizara cola, assim as duas ou mais atividades serão desconsideradas, atribuindo nota zero a elas.
QUESTÃO 01
De a definição e como é o funcionamento dos Sistemas Multiprogramaveis e Sistemas Monotarefa:
Sistema Multiprogramaveis seu funcionamento
Os sistemas multiprogramáveis pode se definir como uma evolução dos sistemas monotarefa. Os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações.
Enquanto um programa espera por uma operação de leitura ou gravação de disco, outros programas podem estar sendo processados neste mesmo intervalo de tempo. 
As vantagens do uso desses sistemas são a redução do tempo de resposta das aplicações processadas no ambiente e de custos, a partir do compartilhamento dos diversos recursos do sistema entre as diferentes aplicações.
Sistema Monotarefa seu funcionamento
A definição dos sistemas monotarefa, caracterizam-se por permitir que o processador, a memória e os periféricos permanecam exclusivamente dedicados a execução de um único programa. 
Enquanto um programa aguarda por um evento, como a digitação de um dado, o processador permanece ocioso, sem realizar qualquer tipo de processamento. A memória é subutilizada, caso o programa não a preencha totalmente, e os periféricos, como discos e impressoras estão dedicados a um único usuário.
QUESTÃO 02
Assinale a alternativa correta.
“Sistemas Operacionais são desenvolvidos para que o usuário possa executar programas de forma mais agradável, mais compreensível, ou seja, mais simples e fácil de ser manipulado. Isso dá ao usuário uma visão mais simples e mais ágil de seus aplicativos”.
Na parte do texto acima que foi extraída do material de apoio esta falando a respeito de qual parte do sistema operacional:
Gerência de processador.
Micronúcleo ou microkernel.
( X ) GUI (graphical user interface). 
Gerenciamento de entrada e saída.
Controle de interrupções.
 
QUESTÃO 03
Assinale a alternativa correta.
“O Sistema Operacional pode se considerar o programa que tem mais ligação com o hardware. Sim, é ele que tem o maior contato e controle do computador e seus periféricos, trabalha como um gerenciador dos recursos do computador e controla os dispositivos de entrada e saída que são: teclado, mouse, impressora etc. (MORAES, 2003)”.
Na parte do texto acima que foi extraída do material de apoio esta falando a respeito de do sistema operacional é correto dizer que.
a) ( X ) Uma das inovações do sistema operacional relacionado com o hardware é que foi desenvolvido com a multiprogramação é que existe a possibilidade de interrupções, ou seja ele pode interromper o uso de periféricos. 
b) Existe a possibilidade de interrupções, porem é necessário o desligamento dos periféricos.
c) Os periféricos são inteiramente independentes do sistema operacional e todos vem com seu gerenciamento de processos embutidos.
d) Uma das inovações do sistema de aplicativos é que o relacionamento com o hardware é que foi desenvolvido com a multiprogramação é que existe a possibilidade de interrupções, ou seja ele pode interromper o uso de periféricos.
QUESTÃO 04
Assinale a alternativa correta.
A respeito dos Sistemas Multiprogramáveis é correto dizer que:
( X ) Forma-se uma fila de aplicativos, e o Sistema Operacional gerencia por quanto tempo o aplicativo utiliza o processador. 
Forma-se uma fila de aplicativos, e o Sistema Operacional e deixam e o quanto tempo necessário o aplicativo utiliza o processador.
Forma-se uma fila de aplicativos, e o Sistema Operacional, mas seleciona o aplicativo que deva utiliza o processador.
Forma-se uma fila de aplicativos, e o Sistema Operacional mas seleciona o aplicativo de menor tamanho que deva utiliza o processador.
QUESTÃO 05
O que é uma máquina virtual e como é o seu funcionamento?
Explicando de um modo simplificado uma máquina virtual consiste em um sistema operacional emulado rodando como uma aplicação no seu computador. Esse sistema consumirá recursos de hardware pré-configurados pelo usuário. Ou seja uma máquina virtual é um arquivo de computador que se comporta como um computador de verdade. Em outras palavras, é a criação de um computador dentro de um computador.
Um exemplo simples, temos um computador e esse computador dispõe de 6 GB de memória RAM, você pode empregar uma fração dessa memória em sua máquina virtual. Da mesma maneira, você poderá disponibilizar a fração do tamanho que achar conveniente do seu disco rígido para ser utilizada na sua máquina virtual.
QUESTÃO 06
Como é o funcionamento do Solid-State Driver?
Definicao Solid-State Driver
SSD da sigla em inglês para Solid-state drive ou unidade de estado sólido. Esse termo se refere a um tipo de dispositivo, sem partes móveis, para armazenamento não volátil de dados digitais.
Normalmente, essas unidades são construídas em torno de um circuito integrado semicondutor, que e responsável pelo armazenamento e possuem memória flash (tecnologia semelhante as utilizadas em cartões de memória e pendrives).
Seu funcionamento
Para que possamos compreender o funcionamento de um SSD, é preciso conhecer dois componentes fundamentais, que são:
Memória flash: Responsável direta por guardar todos os arquivos, ele não necessita de motores para funcionar.
Controlador: Possui a função de gerenciar a troca de dados e informações que envolvem o computador e a memória flash.
Por funcionar eletricamente, o SSD consegue tornar as funções de leitura e escrita mais velozes e silenciosos. Já o controlador é responsável por fazer a  criptografia de informações, mapear partes que apresentam defeitos no SSD, aumentar a vida útil da memória flash e administrar o cache de leitura e escrita deses arquivos.