A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Avaliação Final Objetiva - História da África

Pré-visualização | Página 1 de 3

Disciplina:
	História da África (HID02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX 
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Se no campo das atividades econômicas pode-se dizer que a África e seu povo foram explorados e subjugados por outros povos, o mesmo não pode ser dito com relação a interações culturais que ocorreram entre estes. O princípio que regeu as relações culturais pode ser dito como o de enriquecimento. Sobre os principais elementos culturais que estiveram sendo intercambiados entre os navegadores europeus quando do contato com o modo de viver e fazer do povo africano, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Mesmo em meio às estratégias de subjugação e exploração do povo africano pelos povos estrangeiros, ocorreu amplo intercâmbio cultural.
(    ) A herança que foi partilhada pelo povo africano com outras nações pode ser reconhecida nos elementos que compõem a linguagem, na estética das crenças e até na filosofia.
(    ) O continente africano somente foi aculturado, não se pode falar em sincretismo cultural, pois a África possui somente tradições orais e imateriais. 
(    ) A tradição brasileira reúne fortes evidências e elementos que são oriundas das expressões que pertencem ao repertório africano.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	No intuito de colocar em prática e efetivar as previsões da Lei 10.639 no contexto escolar, os desafios e os limites que se apresentam não são poucos, tanto no que diz respeito às pesquisas, aos materiais sistematizados, distribuídos, utilizados na comunicação, como no fazer em meio ao universo escolar e espaços de sala de aula. Em meio a este processo e contexto da didática da História da África e dos africanos deve-se optar por determinadas posturas e abordagens, bem como preterir outras. Sobre o contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Deve-se evitar a caracterização do continente africano como um local selvagem, favorável para caças e safáris, assim como de uma região inóspita acometida por mazelas.
(    ) Deve-se questionar o mito da democracia racial e que reclamar por políticas públicas que promovam justiça social é um dever de todos os brasileiros.
(    ) Deve-se enfatizar o processo de escravidão e maus-tratos que prevaleceu em meio às lavouras de cana-de-açúcar e na mineração do ouro.
(    ) Deve-se reconhecer a existência de preconceitos racistas e valorizar as contribuições dos africanos ao desenvolvimento da humanidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	3.
	A população africana apresenta as mais variadas formas de organização de vida produtiva e econômica. Entre elas, as atividades comerciais ganham destaque. As atividades comerciais foram sempre muito frequentes e amplamente articuladas pelo povo africano. Desde os tempos mais longínquos, almejavam trocar e obter itens que não eram produzidos internamente. Sobre a organização e a articulação das atividades comerciais no continente africano, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O comércio de curta distância tinha como finalidade trocar os excedentes da produção e, por conta disto, envolvia aldeias, províncias e cidades que vizinhavam. 
(    ) O comércio de longa distância exigia os maiores investimentos, pois sofria os maiores riscos. Por outro lado, era o que envolvia mercadorias de maior valor e as maiores margens de lucro. 
(    ) As populações costeiras trocaram os produtos obtidos na natureza, como pescados, por cereais, raízes e carnes vermelhas com as populações que habitavam as savanas. 
(    ) A forma de comércio mais expressiva era o que ocorria em escala de curta distância; o de longa distância era impossibilitado devido às diferenças culturais e religiosas entre as tribos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	4.
	Convive-se com a veiculação de inúmeras imagens equivocadas sobre a África, as quais são responsáveis por comprometer a história de um povo de forma simplória e reducionista. A exemplo disto, tem-se que seguidamente a África é apresentada como sendo um país de grande extensão, quando na verdade existiram e existem diversas civilizações e impérios em diferentes épocas e regiões que registram experiências humanas em amplas áreas do território, como no entorno do Saara, no Egito, Mali, Daomé, os reinos de Gana e Congo; e acabam sendo resumidas. Com relação a tais experiências e histórias da África, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O rio Níger é o único grande curso de água que atravessa o deserto do Saara, e, ao longo de seu leito, são indicados como sendo os locais que abrigaram populações agrícolas há pelo menos 6.000 anos. 
(    ) Nos territórios que hoje compõem a Líbia, localizaram os povos garamantes, que contavam com notável sistema de irrigação.
(    ) No Sahel, existiam populações que se dedicavam ao pastoreio seminômade e à criação de galinhas d?Angola, circulavam de norte a sul no território. 
(    ) Os africanos trazidos ao Brasil a partir do século XVI, em sua maioria, descendiam dos povos bantos, que pertencem ao grupo níger-congolês e ocuparam extensas áreas na região central da África.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	Estudar e discutir o continente africano exige do professor competências e habilidades no sentido de contornar e ultrapassar representações oriundas do universo social, que muitas vezes se caracterizam por apresentar teor e tom negativo, preconceituoso e discriminatório e pode ser que nem sempre seja possível dar conta disto e ainda perpassem tais equívocos. Diante destas possibilidades, uma estratégia de trabalho pode ser a de considerar todos os argumentos e desnaturalizá-los, compará-los e problematizá-los com os estudantes. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Evidenciar os aspectos exóticos da natureza, da fauna, da flora, da paisagem favorável para colônia de férias e cenário para filmes de aventura.
(    ) Estudar a história da escravidão, da existência de uma democracia racial e que sejam temas abordados preferencialmente por professores e estudantes negros ou afrodescendentes.
(    ) Levar em conta a história da África desde os primeiros movimentos de dispersão dos povos africanos pelo mundo e anterior à prática de escravidão da mão de obra.
(    ) Evidenciar os mais diferentes indivíduos que se engajaram pela causa, bem como os principais marcos e movimentos que contribuíram para o reconhecimento dos direitos do povo africano.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	6.
	O destino da maioria das mulheres e homens escravizados no Continente Africano era a América, sendo o Brasil o maior comprador. As pessoas eram capturadas e sequestradas de diferentes regiões no continente, em particular da África Central. Ao chegar ao Brasil, grande parte dos escravizados eram vendidos no mercado de Valongo, localizado no Rio de Janeiro. A pintura anexa do pintor francês Jean Baptiste Debret, representa a situação dos africanos no século XIX, recém-chegados ao Brasil. Sobre as formas de captura e sequestro dos africanos e as regiões de maior ocorrência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
(    ) No Continente Africano, as regiões