Buscar

avaliação Educação e Tecnologias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina:
Educação e Tecnologias (PED70)
Avaliação:
Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:448552) ( peso.:1,50)
Prova:
11337688
Nota da Prova:
10
,
00
Legenda: 
 
Resposta Certa
 
 
Sua Resposta Errada
 
Cabe ao professor auxiliar seus alunos na busca de sites confiáveis na internet, pois ela apresenta muito mais vantagens do que desvantagens no processo pedagógico, quando utilizada de forma correta. Entre as vantagens apresentadas pela internet na educação, para a construção do conhecimento, existe uma que é colocada como a mais importante. Sobre essa vantagem, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
Entretenimento.
 b)
Interação.
 c)
Pesquisa.
 d)
Comunicação
As tecnologias modificaram o cotidiano dos indivíduos quanto à maneira de interagir com o mundo. A escola, quando utiliza a tecnologia para ensinar os conteúdos, possibilita o desenvolvimento das relações pessoais de trabalho. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Apenas a escola é o espaço formal apropriado, que possibilita a formação do sujeito.
São diversos os locais para se construir novos conhecimentos. Por isso, a escola tem o dever de fazer rupturas emudanças na sua forma de ensinar.
Algumas mudanças no contexto escolar são impostas de forma externa para que se adapte ao novo paradigmasocial.
O professor também precisa realizar mudanças na sua postura didática e enxergar as tecnologias comorecursos necessários na vida do aluno.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)
As sentenças I, II e IV estão corretas.
 b)
As sentenças I e II estão corretas.
 c)
As sentenças I e IV estão corretas.
 d)
As sentenças II, III e IV estão corretas.
Para uma formação de qualidade, cabe ao professor compreender o potencial e as limitações da tecnologia, selecionando os melhores conteúdos e renovando a sua prática pedagógica. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A formação de professores deverá oferecer treinamentos de pequena duração e a exploração de algumas atividades, cabendo a ele preparar os alunos com as ferramentas que possui.
( ) Ensinar os conteúdos propostos no plano de aula é o mais importante, mesmo que isso comprometa a sua prática pedagógica.
( ) Para o docente realizar um bom trabalho em sala de aula, é necessário conceber mudanças na sua prática pedagógica e uma flexibilização no currículo para a formação do cidadão.
( ) Para a produção de conhecimento, o professor, durante o processo de ensinar, deve modificar o seu modelo educacional instrucionista, para um ensino onde o aluno constrói o saber.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V - F - V - V.
 b) V - V - V - F.
 c)
F - F - V - V.
 d)
V - V - F - F.
Existem vantagens e desvantagens com relação à utilização da internet na escola, especialmente se ela e seus professores não estiverem verdadeiramente preparados para esse novo recurso tecnológico. Com relação às vantagens e desvantagens da utilização da internet na escola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma desvantagem para a utilização da internet na escola é a questão burocrática, ou seja, o excesso de documentos para preencher toda vez que vai acessar.
( ) Uma vantagem para a utilização da internet na escola é o acesso à ampla variedade de informações, nas mais diversas áreas do conhecimento.
( ) Uma desvantagem para a utilização da internet na escola é que os estudantes da escola pública encontram dificuldades.
( ) Uma vantagem para a utilização da internet na escola é que ela pode ser utilizada por todos, independentemente de seus talentos ou classe social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
F - V - F - V.
 b)
V - V - F - F.
 c)
F - F - V - V.
 d)
V - V - V - F.
O diálogo aberto, a pesquisa e a comunicação eficiente auxiliam de forma considerável no trabalho do professor e no processo de construção do conhecimento dos estudantes. Quando a pesquisa se dá por meio da internet, ela pode pertencer às seguintes modalidades: pesquisa livre, pesquisa direcionada pelo conteúdo e pesquisa direcionada pelo conteúdo e site. Partindo desse pressuposto, analise as seguintes sentenças:
A pesquisa livre é deixada a critério do aluno, de acordo com seus interesses e curiosidades.
A pesquisa direcionada pelo conteúdo tem o tema escolhido pelo professor, em qualquer site que o aluno quiser.
A pesquisa direcionada pelo conteúdo e site tem o tema e o site escolhidos pelo professor.
A pesquisa direcionada pelo conteúdo e site tem o tema e o site escolhidos pelo aluno.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)
As sentenças II e IV estão corretas.
 b)
As sentenças I, II e III estão corretas.
 c)
Somente a sentença I está correta.
 d)
As sentenças I e IV estão corretas.
Muitas escolas perceberam o grande potencial do computador para promover o intercâmbio entre as disciplinas, mas para que haja uma aprendizagem significativa, as atividades desenvolvidas devem ser prazerosas e motivadoras para os alunos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para ter sucesso no processo de aprendizagem, a forma de ensinar deve estar pautada no instrucionismo, no qual o computador serve para reforçar os métodos tradicionais.
( ) A aprendizagem por meio do computador deve estar pautada em perguntas e respostas, em que o computador é o detentor do saber.
( ) É necessário que a aprendizagem realizada por meio do computador seja uma aprendizagem voltada às situações do dia a dia, considerando os conhecimentos dos alunos.
( ) Para alcançar uma aprendizagem significativa, o professor deve partir de uma proposta pedagógica que desenvolva competências e habilidades nos alunos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V - V - V - F.
V - F - V - V.
F - F - V - V.
V - V - F - F.
Cabe à escola incorporar a tecnologia nas suas práticas educativas. Essa ferramenta possibilita que o aluno se desenvolva de forma científica. Quanto aos processos de ensinar e aprender, assinale a alternativa CORRETA:
As tecnologias devem ser incorporadas como um novo mecanismo para melhorar a qualidade do ensino.
As novas tecnologias são incorporadas na educação como um simples recurso didático.
Inserir a informática na escola significa utilizar os computadores nas salas de aula e deixar os alunos livres para pesquisar.
Não há interesse por parte dos professores em melhorar as questões metodológicas em sala de aula.
A tecnologia, assim como em diversos ambientes no resto do mundo, foi chegando também aos ambientes escolares, trazendo mudanças significativas aos professores, alunos e demais funcionários. No início, chegou tímida, mas aos poucos foi ocupando espaços cada vez maiores e mais significativos com relação aos recursos de aprendizagem, inovação pedagógica, metodológica e de interação entre alunos, professores e conhecimentos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o aparelho que se tornou o ponto de encontro de todas as tecnologias recém-criadas ou já existentes, tornando mais interativa a vida dos estudantes: a) O computador. b)
A máquina fotográfica digital.
 c)
A televisão.
 d)
O telefone celular.
Existem diferentes formas e instrumentos de comunicação dentro das mídias e novas tecnologias da educação. Algumas interações entre professores e alunos se dão por meio da mediação síncrona e outras pela mediação assíncrona. Com relação às ferramentas utilizadas na realização de cada uma dessas mediações, analise as seguintes sentenças:
O bate-papo ou chat é uma ferramenta da mediação assíncrona.
A videoconferência é uma ferramenta da mediação síncrona.
O fórum é uma ferramenta da mediação assíncrona.
IV- O telefone é uma ferramenta da mediação síncrona.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)
As sentenças I e III estão corretas.
 b)
As sentenças I, II e IV estão corretas
 c)
As sentenças II, III e IV estão corretas.
 d)
Somentea sentença III está correta.
10.A década de 1960 marca o início da história da internet. Com a Guerra Fria, aparece o conceito de internet. Isso ocorreu pois os Estados Unidos precisavam se comunicar. Assim, precisavam de um sistema à prova de bombas. O sistema interligava computadores por todo o país, fazendo com que as mensagens pudessem ser transmitidas, mesmo que uma grande parte do país fosse destruída. Sobre a história da internet, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A internet era, prioritariamente, um sistema militar de emergência. 
( ) A internet é uma rede de computadores, pública e mundial, que transmite informações de um computador para outro. 
( ) A partir de 2007, na educação, a internet vem sendo utilizada com maior intensidade no Ensino Fundamental. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
V - F - V.
 b)
V - V - V.
 c)
F - V - V.
 d)
V - V - F.
Prova finalizada com 
10
 acertos
 e 
0
 questões erradas
.

Outros materiais