Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA ÉTICA E CIDADANIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSSAU
PEDAGOGIA EAD
ÉTICA E CIDADANIA
ANDRESSA RIBEIRO DE QUEIROZ / ROBERTO SANTOS LEITE FALCÃO DE LIMA
MARÍLIA EMÍLIA
ANA LÚCIA FERREIRA DE SOUZA SILVA
Caro(a) estudante, você acredita que é importante que as empresas tenham regras/normas bem definidas, assim como sanções administrativas e, que esclareça estas instruções para todos os seus colaboradores? 
Nesse contexto, elabore um texto dissertativo-argumentativo justificando sua resposta com, no mínimo 30 linhas, lembrando de utilizar as normas da ABNT e fazer as devidas referências bibliográficas, caso utilize embasamento teórico. 
Quando nos referimos a ética devemos ter em mente que ela constitui a essência do ser humano, ou seja, ser ético é imprescindível para a boa convivência em sociedade. Sendo assim, o convívio profissional também se enquadra perfeitamente quando o assunto é ética, e esse é um dos temas mais discutidos na atualidade.
 A ética profissional faz parte da cultura de uma empresa (visão, missão e valores) e vale para todos, independentemente de cargo. Trata-se de um conjunto de normas de comportamento e de relacionamento a serem seguidos pelos colaboradores da organização, e também da postura da empresa no caso dessas normas serem desrespeitadas. Essas regras visam a construção de um bom ambiente de trabalho, o perfeito funcionamento das rotinas pertinentes aos setores e uma imagem positiva da empresa perante todo o público interno e externo. É um fator reconhecido, por pesquisadores do meio, que relações amigáveis e respeitosas entre colegas de trabalho contribuem para elevação do nível de confiança e comprometimento profissional, resultando num aumento da produção e, consequentemente, no crescimento organizacional.
Para o trabalhador o fato de seguir a ética de uma empresa pode significar manter o seu emprego e obter sucesso na sua carreira, essa ação está atrelada a outros fatores importantes, como: entender e respeitar os limites de sua função, zelar pelas ferramentas e instrumentos de trabalho, zelar pelo patrimônio da empresa, contribuir para o bom relacionamento e desempenho da equipe a qual faz parte. Desse modo, estará exercitando o cumprimento da ética dentro da empresa.
 Algumas profissões possuem um código de ética específico que norteiam procedimentos operacionais e condutas comportamentais, por exemplo: médicos, advogados, engenheiros e outros. Esses profissionais possuem conselhos responsáveis pela criação e manutenção das regras relativas as referidas categorias, assim como também executam as penalidades disciplinares, respaldadas em leis, para os que desrespeitam suas normas.
Os elementos que compõe a ética profissional são bem semelhantes aos que fazem parte da ética social, são fatores comuns: honestidade, sigilo, competência, prudência, humildade, imparcialidade.
A ética profissional também é um diferencial competitivo nas organizações, tornando-se elemento importante para as empresas que desejam atingir bons resultados no mercado. 
Mas, para que as normas de conduta sejam respeitadas pelos funcionários de uma empresa, bem como o conhecimento das sanções referentes ao desrespeito as mesmas, estas precisam ser do conhecimento de todos envolvidos, inclusive da sociedade. Portanto, é responsabilidade da empresa tornar conhecido o seu papel social, divulgando e tornando conhecido o seu código de ética. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O que é ética profissional?. Disponível em:<https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/o-que-e-etica-profissional>. Acesso em: 22 de setembro de 2019.
Ética Profissional. Disponíveel em:<https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/talento-em-pauta/etica-profissional/�� HYPERLINK ""���>. Acesso em: 22 de setembro de 2019.
A ética profissional como diferencial competitivo ns organizações. Disponível em:<https://administradores.com.br/artigos/a-etica-empresarial-como-diferencial-competitivo-nas-organizacoes�� HYPERLINK ""���>. Acesso em: 22 de setembro de 2019.
Por Que as Empresas Estão Implantando Código de Ética? | IDIS. Disponível em:<https://www.idis.org.br/por-que-as-empresas-estao-implantando-codigos-de-etica/ >. Acesso em: 22 de setembro de 2019.
Ética empresarial: saiba o que é e qual aa sua importância. Disponível em:<https://www.blbbrasil.com.br/blog/etica-empresarial/ >. Acesso em: 22 de setembro de 2019.
Cultura ética: o passo a passo para implementar – Endeavor. Disponível em:<https://endeavor.org.br/pessoas/como-analisar-compliance-empresa/ >. Acesso em: 22 de setembro de 2019.

Outros materiais