Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA PSICOMOTRICIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNINASSSAU
PEDAGOGIA EAD
PSICOMOTRICIDADE
FERNANDA MARIA AGOSTINHO DE ARAÚJO
JOSÉ AILTON DIAS DA SILVA
ANA LÚCIA FERREIRA DE SOUZA SILVA
Segundo a área da Psicomotricidade, a criança em idade escolar está em pleno processo de aprendizagem. Está aprendendo quem ela é, o que pode fazer, quem são as pessoas ao seu redor. Também está aprendendo a controlar os próprios músculos, a imitar o adulto e outras crianças com quem convive. Nesta fase também começa a desenvolver a afetividade, e aprende a se locomover, ter algum controle sobre o próprio corpo e sobre como é possível brincar com ele.
De acordo com Negrine e Negrine (2010), a pré-escola depende de alguns pilares, e estes estão relacionados com as perspectivas do desenvolvimento psicomotor. Ainda segundo os autores, esses princípios são: privilegiar diferentes formas de linguagem, permitir vivências corporais múltiplas e variadas, estimular a vivência simbólica, promover a autoestima e estimular o pensamento por intermédio da contação de histórias.
A partir deste conhecimento, que está presente no livro-texto da disciplina, escolha três dos cinco princípios, comente e exemplifique.
Não se esqueça de que sua dissertação deve conter no máximo 30 (trinta) linhas.
O desenvolvimento infantil ocorre de forma gradual e diferenciada para cada criança, a construção do ser se dá conforme a idade e outros fatores influenciadores, no período pré-escolar os alunos utilizam bastante a imaginação, e esse é o momento oportuno para trabalhar o pensamento social. 
De acordo com Negrine e Negrine (2010) esta fase é caracterizada por alguns pilares relacionados com o desenvolvimento psicomotor, são estes: (1) Privilegiar diferentes formas de linguagem; (2) Permitir vivências corporais múltiplas e variadas; (3) Estimular a vivência simbólica; (4) Promover a autoestima; (5) Estimular o pensamento através da contação de histórias. Negrine ainda defende que as atividades devem ser simples exercícios, não jogos, que devem possuir: significado, repetição, variação, ruptura, união e imitação, assim essas atividades devem gerar reações psíquicas e físicas simultaneamente. 
Em suma, na educação infantil e para a psicomotricidade relacional, o mais importante é desenvolver o que a criança já sabe fazer, desse modo a auxiliamos a superar suas dificuldades e inabilidades, sendo assim, o jogo infantil é a linguagem pela qual a criança expressa suas angústias e limitações, utilizando os elementos do prazer, da representação, da imaginação e da projeção do inconsciente.
A autoestima trata da imagem que outros tem de nós, e isso traz efeitos positivos na vida da criança, a estratégia nesse caso é o elogio sincero, valorizando seu esforço para realizar as atividades propostas, assim aumentamos o interesse da criança em participar de forma ativa nas ações em sala de aula.
Na contação de histórias são estimulados a vivência simbólica e o pensamento ao mesmo tempo, neste caso deve existir uma proposta metodológica de trabalho que favoreça a oralidade e a expressão corporal do aluno, como dramatizações, reconto das histórias pelas crianças, desenhos e pinturas relacionadas ao tema tratado, criação de mural das produções e outros recursos, enfim, um trabalho lúdico diversificado que transforme a tarefa mais atrativa, divertida e prazerosa.
Portanto, a importância do educador na área da educação infantil é inquestionável, sem negligenciar a necessidade de uma formação adequada e muita criatividade para promover o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional esperados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Psicomotricidade relacional e sua intervenção na Educação Infantil. Disponível em:<https://blog.even3.com.br/termos-articular-ideias-dissertacao/�� HYPERLINK ""���>. Acesso em: 15 de setembro de 2019.
O LÚDICO ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA PROPOSTA ENTRE IMAGINAR, DIVERTIR E APRENDER. Disponível em: < 
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/o-ludico-atraves-contacao-historias-uma-proposta-entre-imaginar-divertir-aprender.htm>. Acesso em: 15 de setembro de 2019.
6 maneiras de promover a participaçãodos alunos durante a aula. Disponível em: <https://www.somospar.com.br/6-maneiras-de-promover-participacao-dos-alunos-durante-aula>. Acesso em: 15 de seetembro de 2019.
O desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil – Portal Educação. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/o-desenvolvimento-e-aprendizagem-das-criancas-na-educacao-infantil/57711>. Acesso em: 15 de setembro de 2019.

Outros materiais