Av1 MORFOLOGIA
6 pág.

Av1 MORFOLOGIA


DisciplinaMorfologia e Sistemática Vegetal65 materiais1.811 seguidores
Pré-visualização1 página
Av1 - Morfologia e Sistemática Vegetal
1)
Os grupos monofiléticos, grupos naturais identificados através da relação de algumas características derivadas compartilhadas, são característicos da sistemática filogenética, mas ainda se pode observar o uso de sistemática artificial com um certo grupo que abarca outros grupos, como os parafiléticos e polifiléticos. Na figura a seguir é possível verificar uma exemplificação dos grupos da sistemática filogenética e artificial.
 
Figura: Exemplificação teórica dos grupos da sistemática filogenética e artificial. Fonte: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Monophyly,_paraphyly,_polyphyly.png>.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do grupo que abarca os grupos parafiléticos e polifiléticos.
Alternativas:
a)
Plesiomórficos.
b)
Merofiléticos.
Alternativa assinalada
c)
Sinapomórficos.
d)
Clados.
e)
Apomórficos.
2)
Os principais sistemas de classificação utilizados para os vegetais apresentam bastante diversidade, e é difícil dizer qual é melhor, já que nenhum se sobrepõe sobre o outro. Para os vegetais, são quatro sistemas de classificação que são citados como bons recursos de identificação. Os quatro sistemas de classificação estão resumidamente descritos na coluna A e seus autores estão identificados na coluna B:
	COLUNA A
	COLUNA B
	I. Criptogamae Divisão 1: Talófitas Classe 1: (Algas) Cianofíceas Clorofíceas Feofíceas Rodofíceas Classe 2: (Fungos) Divisão 2: Briófitas Divisão 3: Pteridófitas Phanaerogamae Divisão 1: Espermatófitas Classe 1: Gimnospermas Classe 2: Angiospermas.
	1. WHITTAKER, 1969
	II. Sub-Reino 1: Talófitas Divisões: Cianófitas Clorófitas Euglenófitas Feófitas Rodófitas Crisófitas Pirrófitas Eumicotas Sub-Reino2 Divisão 1: Briófitas Divisão 2: Traqueófitas Classes: Filicineas Licopodíneas Gimnospermas Angiosperma.
	2. BOLD, 1970
	III. (Cianófitas, Euglenófitas, Crisófitas e Pirrófitas são incluídas em outros reinos) Divisões: Rodófitas Feófitas Clorófitas Briófitas Traqueófitas Classe 1: Filicíneas Classe2: Licopodíneas Classe 3: Gimnospermas Classe 4: Angiospermas.
	3. EICHLER, 1883
	IV. Divisões: (Além das divisões abaixo, existem mais 17, incluindo todas as algas e fungos) Hepatófitas Briófitas Psilófitas Microfilófitas (Licopodíneas) Artrófitas (Equisetineas) Pteridófitas Cicadófitas Ginkgófitas Coniferófitas (Coníferas) Gnetófitas (Gnetíneas) Antófitas (Angiospermas).
	4. TIPPO, 1942
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
Alternativas:
a)
I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
Alternativa assinalada
b)
I - 4; II - 3; III - 1; IV - 2.
c)
I - 2; II - 4; III - 3; IV - 1.
d)
I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4.
e)
I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
3)
Os aspectos filogenéticos de um grupo podem ser reconhecidos pelas características derivadas compartilhadas, a denominada sinapomorfia, que são relacionadas para identificar grupos naturais denominados monofiléticos ou clados, sendo compostos por um ancestral e todos os seus descendentes. Assim sendo, a sistemática filogenética tem como característica os grupos monofiléticos, mas ainda se pode observar o uso de sistemática artificial com o grupo merofiléticos, e esse grupo abarca os grupos parafiléticos e polifiléticos.
Sobre esses grupos, analise as seguintes sentenças:
I. As características das plantas podem ser homólogas, quando possuem origem comum, e análogas, quando tem função comum, mas origem evolutiva diferente.
II. No grupo polifilético ocorre um ancestral, que não representa todos os descendentes, isto é, o ancestral possui características em comum, mas não será único.
III. O grupo parafilético é representado por organismos que descende de 2 ou mais ancestrais diferentes.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I.
Alternativa assinalada
b)
I e II.
c)
II e III.
d)
I e III.
e)
III.
4)
Sistemática Vegetal é uma área da Botânica que visa estabelecer uma imagem completa da grande diversidade de organismos, por meio da organização das plantas em um sistema filogenético, considerando suas características morfológicas internas e externas, suas relações genéticas e suas afinidades.
Sobre a sistemática vegetal, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Os gêneros semelhantes são reunidos em ordem, a qual é designada pelo nome do gênero mais antigo, seguido do sufixo -ales, exemplo, Magnoliales.
b)
Carl Linnaeus propôs a nomenclatura científica, utilizando terminologias lógicas e designação binária tanto para plantas como para animais, a qual é utilizada até os dias atuais.
Alternativa assinalada
c)
Designa-se a espécie pelo nome do gênero começando por minúscula, seguido de um epíteto específico em maiúscula, ambos devem ser grifados em itálico ou tachado.
d)
O Código Internacional de Nomenclatura Botânica estabelece princípios, regras, recomendações aprovados e atualizados a cada 10 anos durante os Congressos Internacionais de Botânica.
e)
A filogenia é uma série de características morfológicas contrastantes, utilizadas para identificar um organismo desconhecido por um processo de eliminação.
5)
A filogenia surge com o papel de estudar as semelhanças entre os diferentes membros de uma espécie, levando em consideração a morfologia, anatomia, embriologia, entre outras ferramentas da biologia. Uma filogenia consiste em conjuntos simples de afirmações da seguinte natureza: os grupos A e B estão mais proximamente relacionados entre si do que qualquer um deles o está com C. Consideremos um exemplo simples envolvendo três integrantes da família das rosas (Rosaceae): amora-do-mato, framboesa e cereja.
 
Figura 1 - Uma filogenia simples de três integrantes da família das roseiras.
Fonte: JUDD, et al (2009).
 
Com base na figura, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
I- Com tais informações sobre os frutos dessas três plantas, podemos inferir que a amora-do-mato e a framboesa estão mais proximamente relacionadas entre si do que com a cereja.
 
PORQUE
 
II- A amora-do-mato e a framboesa partilham um ancestral em comum mais recente do que aquele ancestral comum partilhado com a cereja, onde a amora-do-mato e a framboesa são chamadas de grupos-irmãos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.