Buscar

FAEL_Direito Ambiental Procedimentos e Processos Administrativos_EXERCÍCIOS

Prévia do material em texto

FAEL
PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL
PROCEDIMENTOS E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Questão 1
Texto da questão
O Ministério Público propôs ação civil pública em face de proprietário de indústria que vinha causando poluição sonora na localidade em que estava instalada e também contra o proprietário do imóvel arrendado pelo poluidor. Em termos de responsabilidade civil pelo dano ambiental, e conforme a legislação pertinente, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta no relativo às consequências para o proprietário arrendador:
Escolha uma:
a. Responde civilmente apenas nos limites do valor do contrato firmado.
b. Não responde civilmente se não ficar comprovado o nexo causal entre sua conduta e o dano ambiental causado.
c. Não responde civilmente, desde que no contrato firmado com o arrendatário exista cláusula excluindo-o de responsabilidade por danos ambientais.
d. Responde civilmente, em caráter solidário, porque omitiu-se no dever de preservação ambiental da propriedade.
e. Responde civilmente em caráter subsidiário, caso o empresário arrendatário não possua bens.
Feedback
A resposta correta é: Responde civilmente, em caráter solidário, porque omitiu-se no dever de preservação ambiental da propriedade..
Questão 2
Texto da questão
O artigo 5º. Da CF/88 trata dos direito e garantias fundamentais dos cidadãos brasileiros. Com base nesta afirmação e no que está disposto na CF/88 e demais legislação nacional, julgue as assertivas a seguir e assinale a única opção que corresponde com a verdade no relativo ao tema posto.
I – No que diz respeito à profissão, o artigo 5º da CF determina em seu inciso XIII que é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
II – Com olhos ao artigo 5º, inciso XIII da CF, é possível afirmar que as profissões ligadas às questões ambientais não possuem uma responsabilidade direta com o Meio Ambiente, pois podem ser exercidas livremente por qualquer profissional.
Escolha uma:
a. As duas afirmativas estão corretas, mas a segunda contraria a primeira.
b. A primeira afirmativa está correta e a segunda falsa.
c. A primeira afirmativa está incorreta e a segunda correta.
d. As duas afirmativas estão incorretas, sendo que a segunda complementa a primeira.
e. As duas afirmativas estão corretas, sendo que a segunda complementa a primeira.
Feedback
A resposta correta é: A primeira afirmativa está correta e a segunda falsa..
Questão 3
Texto da questão
O Decreto n. 6.514/2008 limitou-se a reproduzir as sanções administrativas elencadas no art. 72 da Lei n. 9.605/98, e inovou ao trazer detalhamentos para sua aplicação prática no âmbito do exercício do poder de polícia ambiental. Nessa direção, quanto as sanções administrativas restritivas de direito, de acordo com a Lei 9.605/98, aprecie as afirmativas a seguir, e identifique a opção correta.
Escolha uma:
a. Suspensão de registro, licença ou autorização; cancelamento de registro, licença ou autorização; perda ou restrição de incentivos e benefícios fiscais; perda ou suspensão da participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito; proibição de contratar com a Administração Pública para sempre.
b. Suspensão de registro, licença ou autorização; cancelamento de registro, licença ou autorização; perda ou restrição de incentivos e benefícios fiscais; perda ou suspensão da participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito; proibição de contratar com a Administração Pública; proibição de votar nas próximas 2 eleições.
c. Prorrogação do registro, licença ou autorização; cancelamento de registro, licença ou autorização; perda ou restrição de incentivos e benefícios fiscais; perda ou suspensão da participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito; proibição de contratar com a Administração Pública, pelo período de até três anos.
d. Suspensão de registro, licença ou autorização; cancelamento de registro, licença ou autorização; perda ou restrição de incentivos e benefícios fiscais; perda ou suspensão da participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito; proibição de contratar com a Administração Pública, pelo período de até três anos.
e. Suspensão de registro, licença ou autorização; cancelamento de registro, licença ou autorização; aumento de incentivos e benefícios fiscais; perda ou suspensão da participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito; proibição de contratar com a Administração Pública, pelo período de até três anos.
Feedback
A resposta correta é: Suspensão de registro, licença ou autorização; cancelamento de registro, licença ou autorização; perda ou restrição de incentivos e benefícios fiscais; perda ou suspensão da participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito; proibição de contratar com a Administração Pública, pelo período de até três anos..
Questão 4
Texto da questão
A NBR 10151 fixa as condições exigíveis para avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades, independente da existência de reclamações, e especifica um método para a medição de ruído, a aplicação de correções nos níveis medidos se o ruído apresentar características especiais e uma comparação dos níveis corrigidos com um critério que leva em conta vários fatores. Assim, com esses fundamentos, a NBR 10151 estabelece padrões e limites de ruídos para a caracterização de poluição sonora. Nessa direção, aprecie as assertivas a seguir e marque a opção correta que tenha relação com o tema.
I – No levantamento de níveis de ruído deve-se medir externamente aos limites da propriedade que contém a fonte.
II – Na ocorrência de reclamações, as medições devem ser efetuadas nas condições e locais indicados pelo reclamante.
III – As medições devem ser efetuadas mesmo que existam interferências audíveis advindas de fenômenos da natureza (por exemplo: trovões, chuvas fortes etc.).
IV – A medição pode envolver uma única amostra ou uma sequência delas.
Escolha uma:
a. Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
b. Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
d. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
e. Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas..
Questão 5
Texto da questão
Sabe-se que o meio ambiente ecologicamente equilibrado constitui requisito essencial para que todos os indivíduos integrantes da sociedade possam desfrutar de uma vida minimante digna, consubstanciando-se, assim, para diversos doutrinadores, como um verdadeiro direito fundamental, mesmo não inserido no rol do art. 5º da Lei Maior de 1988. Portanto, nessa mesma direção e sobre o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado regido no caput do artigo 225 da Constituição Federal de 1988, podemos afirmar, corretamente, que:
Escolha uma:
a. A partir da existência do ser humano em sociedades, estamos diante de um direito de natureza difusa que se consolida;
b. Por surgir da soma de direitos individuais, estamos diante de um direito de natureza coletiva;
c. Estamos diante de um direito difuso, compreendido como transindividual, indivisível, cujos titulares são pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato;
d. Estamos diante de um direito difuso, compreendido como transindividual, de natureza indivisível, cujos titulares são pessoas indeterminadas ligadas entre si por uma relação jurídica de base;
e. Está-se diante de um direito coletivo, compreendido como transindividual, de natureza indivisível, cujos titulares são um grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si por circunstâncias de fato.
Feedback
A resposta correta é: Estamos diante de um direito difuso, compreendido como transindividual, indivisível, cujos titulares são pessoas indeterminadas e ligadaspor circunstâncias de fato;.
Questão 6
Texto da questão
A poluição sonora está relacionada aos efeitos danosos provocados por sons que excedam determinados volumes que são considerados níveis normais, para a audição da população em geral. Com base na legislação vigente sobre esse tipo de agressão ambiental - a poluição sonora -, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Eventos praticados em locais públicos, por empresas privadas, provocando poluição sonora, constatada a omissão na fiscalização, ensejarão a responsabilidade civil objetiva do Município.
b. A legislação ambiental disciplina o controle da poluição de um modo geral, por exemplo, obrigando o licenciamento ambiental de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, entre elas as que emitem elevados níveis de sons, ruídos e vibrações, inclusive podendo ser considerado crime ambiental, de acordo com o artigo 54 da Lei 9605/98
c. A emissão de sons e ruídos em níveis que causam incômodos às pessoas e animais e que prejudica, assim, a saúde e as atividades humanas, não deve ser enquadrada como poluição a menos que se prolongue no tempo.
d. Apenas caracteriza poluição sonora os ruídos que causem incômodos às pessoas e animais que estejam em lugares públicos.
e. Poluição sonora não é qualificada como crime ambiental.
Feedback
A resposta correta é: A legislação ambiental disciplina o controle da poluição de um modo geral, por exemplo, obrigando o licenciamento ambiental de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, entre elas as que emitem elevados níveis de sons, ruídos e vibrações, inclusive podendo ser considerado crime ambiental, de acordo com o artigo 54 da Lei 9605/98.
Questão 7
Texto da questão
O Código Civil brasileiro, em seu artigo 420, determina que “a prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliação. Parágrafo único. O juiz indeferirá a perícia quando: I - a prova do fato não depender do conhecimento especial de técnico; II - for desnecessária em vista de outras provas produzidas; III - a verificação for impraticável. Com essa legislação, sobre perícia ambiental e avaliação de danos analise as assertivas postas, e identifique a correta:
Escolha uma:
a. Não há uma metodologia ideal que possa quantificar todo e qualquer dano ambiental.
b. Todos os danos ambientais podem ser quantificados monetariamente.
c. Em processos criminais são só aceitos peritos com formação em Direito.
d. A única forma segura de quantificar os danos causados pela extinção de uma espécie são os modelos matemáticos.
e. Não existe atualmente nenhuma técnica capaz de quantificar em valores, o custo da derrubada de uma floresta.
Feedback
A resposta correta é: Não há uma metodologia ideal que possa quantificar todo e qualquer dano ambiental..
Questão 8
Texto da questão
A lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Sob essa legislação no relativo à coleta de dados para apuração de infrações, aprecie as afirmativas seguintes e assinale a alternativa correta que tem relação com o tema.
Escolha uma:
a. Os dados apurados pelo poder público para realizar autuações e determinar infrações ambientais devem ser normatizados, já que o Estado presta serviço público aos cidadãos e está sujeito às determinações do Código de Defesa do Consumidor.
b. Os dados apurados pelo poder público para realizar autuações e determinar infrações ambientais não precisam ser normatizado, pois o Estado presta serviço público aos cidadãos e não está sujeito às determinações do Código de Defesa do Consumidor.
c. O poder público não deve usar dados externos para realizar autuações ou determinar infrações ambientais.
d. Após a coleta de dados, o poder público deve consultar uma tabela para estabelecer o valor das multas. Tabela esta que consta em anexo à Lei 9.605/98.
e. Os dados apurados pelo poder público para realizar autuações e determinar infrações ambientais devem ser obtidos por entrevistas junto aos moradores locais.
Feedback
A resposta correta é: Os dados apurados pelo poder público para realizar autuações e determinar infrações ambientais devem ser normatizados, já que o Estado presta serviço público aos cidadãos e está sujeito às determinações do Código de Defesa do Consumidor..
Questão 9
Texto da questão
Encontros, congressos, seminários dentre outros ocorrem objetivando o desenvolvimento de reflexões que levem à produção de legislações voltadas para o bem/tema objeto de tais encontros. Foi assim que dispositivos do art. 225 da Constituição brasileira de 1988 foram inspirados em uma Declaração que nasceu na Conferência Internacional da ONU. Analise, portanto, as assertivas a seguir, e identifique aquela que contribuiu, determinantemente, para a construção desse artigo constitucional.
Escolha uma:
a. Desenvolvimento Sustentável Mundial em Berlim.
b. Recursos Naturais Não Renováveis em Joanesburgo.
c. Proteção das Espécies da Flora e da Fauna em Basileia.
d. Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro.
e. Meio Ambiente em Estocolmo (1972).
Feedback
A resposta correta é: Meio Ambiente em Estocolmo (1972)..
Questão 10
Texto da questão
No julgamento do auto de infração, a autoridade competente pode minorar, majorar, alterar ou cancelar a sanção indicada no auto de infração, com vistas a adequar a penalidade ao fato ilícito efetivamente cometido; bem como adotar medidas acautelatórias, que gozam do atributo de autoexecutoriedade, e que visem a evitar a continuidade infracional, o agravamento do dano ambiental, ou a resguardar a utilidade do processo administrativo, consoante dispõe o Decreto n. 6.514/2008. Nessa direção, sobre as sanções previstas no Decreto n.º 6.514/2008 contra condutas infracionais ao meio ambiente, aprecie as afirmativas a seguir, e assinale a correta relativa ao tema.
Escolha uma:
a. Embargo de obra ou atividade no local onde tenha sido efetivamente caracterizada a infração ambiental.
b. Demolição imediata, executada exclusivamente pelo próprio infrator, da obra agressora ao meio ambiente.
c. Advertência para infrações administrativas de maior lesividade.
d. Aplicação da multa máxima no valor de cinquenta mil reais, independentemente da situação econômica do infrator.
e. Multa mínima de dez reais.
Feedback
A resposta correta é: Embargo de obra ou atividade no local onde tenha sido efetivamente caracterizada a infração ambiental..
Questão 1
Texto da questão
Sabe-se que entre os estudos ambientais, é muito importante conhecer o estudo de Avaliação de Impacto Ambiental chamado de Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto ao Meio Ambiente, ou EIA/RIMA: são dois documentos que constituem um conjunto que objetiva avaliar os impactos ambientais decorrentes da instalação de um empreendimento e estabelecer programas para monitoramento e mitigação desses impactos. Nessa direção, julgue as assertivas a seguir e marque a alternativa correta que tem relação com tema:
I – Existe uma infinidade de maneiras de se chegar a um resultado ambiental, todos descritos por procedimentos e estudos científicos válidos.
II – A coleta de dados para uma avaliação ambiental deve ser realizada de maneira precisa e com metodologia aprovada e se possível, normatizada por entidade confiável, como a ABNT.
III – A ABNT é a única entidade confiável para disponibilizar a metodologia de coleta de dados para avaliações ambientais.
Escolha uma:
a. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
b. Apenas a assertiva I está correta.
c. Apenas a assertiva II está correta.
d. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
e. Apenas a assertiva III está correta.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as assertivas I e II estão corretas..
Questão 2
Texto da questão
Os artigos 6º e 7º da Lei nº 9.433/1997 estabelecem que os Planos de Recursos Hídricos são diretores e de longo prazo e visam a fundamentar e orientar a implementação da Política Nacionalde Recursos Hídricos e o gerenciamento dos recursos hídricos com horizonte de planejamento compatível com o período de implantação de seus programas e projetos. Assim, e nessa direção sobre a Lei de Recursos Hídricos, Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, analise as assertivas a seguir e identifique a afirmação correta que tenha relação com o tema posto:
Escolha uma:
a. Institui a Política Nacional de Meio Ambiente, as empresas de abastecimento de água das cidades, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989.
b. Institui a Política de Preservação das Nascentes do Rio São Francisco e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
c. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria as empresas de abastecimento de água das cidades e dá outras providencias.
d. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e não altera nenhum dispositivo constitucional.
e. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989.
Feedback
A resposta correta é: Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989..
Questão 3
Texto da questão
Segundo o estudo prévio de impacto ambiental e o licenciamento ambiental, disposto no artigo 225 da Constituição Federal de 1988, afirma-se que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações. § 1º”. Entretanto, para assegurar a efetividade desse direito, ao Poder Público incumbe “(...) IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade”. Assim, com base nesses fundamentos, analise as assertivas a seguir e identifique a correta que tenha relação com o tema posto.
Escolha uma:
a. Não são exigidos o Estudo Prévio de Impacto Ambiental e o licenciamento ambiental para obras públicas potencialmente poluidoras desde que possuam relevante interesse social.
b. Durante o procedimento do estudo prévio de impacto ambiental são expedidas a licença prévia, a licença de instalação e a licença de operação, cada uma delas correspondendo a uma fase específica de implantação do projeto.
c. O Estudo Prévio de Impacto Ambiental é obrigatório para toda atividade capaz de causar significativa degradação do meio ambiente e, apenas nesses casos, deverá anteceder o licenciamento ambiental.
d. Como o meio ambiente é um bem de uso comum do povo, as despesas relacionadas ao Estudo Prévio de Impacto Ambiental e ao licenciamento ambiental deverão ser arcadas por toda a coletividade.
e. O licenciamento ambiental de atividades modificadoras do meio ambiente substitui a realização do Estudo Prévio de Impacto Ambiental.
Feedback
A resposta correta é: O Estudo Prévio de Impacto Ambiental é obrigatório para toda atividade capaz de causar significativa degradação do meio ambiente e, apenas nesses casos, deverá anteceder o licenciamento ambiental..
Questão 4
Texto da questão
O objetivo de se estudar os impactos ambientais é, principalmente, o de avaliar as consequências de algumas ações, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá receber a execução de projetos ou ações, nas fases de planejamento, implantação e na sua operação. Assim, e com base na legislação, sobre o Estudo Prévio de Impacto Ambiental – EPIA e o Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, analise as assertivas a seguir e identifique aquela que corresponde com um conteúdo verdadeiro sobre o tema posto.
I – O RIMA sempre deve preceder ao EPIA, pois trará as bases para a realização do estudo.
II – Ambos, EPIA e RIMA, devem ser submetidos à aprovação do órgão estadual competente.
III – O rol de atividades que devem se submeter ao EPIA/RIMA apresentado pelo artigo 2º da Resolução 001/86 do CONAMA é meramente exemplificativo e não taxativo.
Escolha uma:
a. Apenas as assertivas II e III estão corretas.
b. Apenas a assertiva I está correta.
c. Apenas a assertiva III está correta.
d. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
e. Apenas a assertiva II está correta.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as assertivas II e III estão corretas..
Questão 5
Texto da questão
Considerando a competência do órgão ambiental estadual ou do Distrito Federal para o licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades conforme determinada pela Resolução CONAMA 237/97, e “considerando a necessidade de revisão dos procedimentos e critérios utilizados no licenciamento ambiental, de forma a efetivar a utilização do sistema de licenciamento como instrumento de gestão ambiental, instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente”, analise as afirmativas a seguir e identifique a correta no relativo ao tema posto:
I – A competência será do órgão ambiental estadual ou do Distrito Federal quando o empreendimento for localizado ou desenvolvido em mais de um Município ou em unidades de conservação de domínio estadual ou do Distrito Federal;
II – A competência será do órgão ambiental estadual ou do Distrito Federal quando o emepreendimento estiver localizado ou desenvolvido nas florestas e demais formas de vegetação natural de reservas legais e unidades de conservação, e em todas as que assim forem consideradas por normas federais, estaduais ou municipais;
III – A competência será do órgão ambiental estadual ou do Distrito Federal quando os impactos ambientais indiretos ultrapassem os limites territoriais de um ou mais Municípios;
IV – Em hipótese alguma é permitido a delegação de competência da União aos Estados ou ao Distrito Federal, por instrumento legal ou convênio.
Escolha uma:
a. Apenas a assertiva I está correta;
b. Apenas as assertivas II e III estão corretas;
c. Todas as assertivas estão incorretas.
d. Apenas as assertivas I e IV estão corretas;
e. Apenas as assertivas I e II estão corretas;
Feedback
A resposta correta é: Apenas a assertiva I está correta;.
Questão 6
Texto da questão
O Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso. Com base nestas informações, bem como na norma e doutrina nacionais, julgue as assertivas a seguir e assinale a opção que corresponde com a verdade:
I – Os estudos necessários ao processo de licenciamento deverão ser realizados por profissionais legalmente habilitados, às expensas do empreendedor.
II – O empreendedor e os profissionais que subscrevem os estudos previstos nas resoluções pertinentes do CONAMA serão responsáveis pelas informações apresentadas, sujeitando-se às sanções administrativas, civis e penais.
Escolha uma:
a. As duas afirmativas estão corretas, mas a segunda contraria a primeira.
b. A primeira afirmativa está incorreta e a segunda correta.
c. As duas afirmativas estão corretas, sendo que a segunda complementa a primeira.
d. A primeira afirmativa está correta e a segunda falsa.
e. As duas afirmativas estão incorretas, sendoque a segunda complementa a primeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas afirmativas estão corretas, sendo que a segunda complementa a primeira..
Questão 7
Texto da questão
Sabe-se que o SISNAMA foi criado para efetivar o cumprimento das matérias ambientais, dispostas na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional, em substituição à Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), criada em 1973. Assim, considerando a legislação pertinente relativamente aos instrumentos da política nacional de meio ambiente e ao SISNAMA, aprecie as assertivas e seguir e assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Compete ao exclusivamente ao Ibama estabelecer normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores, aeronaves e embarcações, mediante audiência dos ministérios competentes.
b. A comissão técnica nacional de biossegurança tem a função de prestar apoio técnico-consultivo e assessoramento ao governo na implementação da política relativa organismos geneticamente modificados.
d. O SISNAMA tem competência exclusiva para ações de licenciamento relacionadas ao controle ambiental, mas as ações relativas a concessões e permissões relacionadas à flora e à fauna podem ser executadas por entidades e órgãos governamentais não inseridos no Sisnama, e desenvolvem atividades relacionadas ao poder de polícia.
e. O CONAMA é o órgão superior do Sisnama, e lhe compete assessorar o presidente da República para formular a política nacional e as diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais.
c. Tanto os pedidos de licenciamento ambiental quanto sua renovação e a respectiva concessão serão publicados no jornal oficial e também em periódico regional ou local de grande circulação, ou em meio eletrônico de comunicação mantido pelo órgão ambiental competente.
Feedback
A resposta correta é: Tanto os pedidos de licenciamento ambiental quanto sua renovação e a respectiva concessão serão publicados no jornal oficial e também em periódico regional ou local de grande circulação, ou em meio eletrônico de comunicação mantido pelo órgão ambiental competente..
Questão 8
Texto da questão
A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte os produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros). Com esse enunciado, e conhecendo a importância que tem a NBR 10151 julgue as assertivas a seguir e marque a opção correta:
I – Deve-se prevenir o efeito de ventos sobre o microfone com o uso de protetor.
II – No exterior das edificações que contêm a fonte do ruído, as medições devem ser efetuadas em pontos afastados aproximadamente 1,2m do piso e pelo menos 2m do limite da propriedade e de quaisquer outras superfícies refletoras, como muros, paredes etc.
III – Na impossibilidade de atender à alguma das recomendações da NBR 10151, a medição de ruídos deve ser cancelada sem necessidade de explicações.
Escolha uma:
a. Apenas a assertiva II está correta.
b. Apenas a assertiva I está correta.
c. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
d. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
e. Apenas a assertiva III está correta.
Feedback
A resposta correta é: Apenas a assertiva I está correta..
Questão 9
Texto da questão
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, conhecido como IBAMA, foi criado pela Lei nº 7.735 de 22 de fevereiro de 1989. Trata-se de uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), com competências específicas. Por isso, analise as assertivas a seguir e identifique aquela que traz as corretas competências dessa Autarquia, no relativo ao licenciamento ambiental:
I – O IBAMA será competente para o licenciamento de empreendimentos localizados ou desenvolvidos conjuntamente no Brasil e em país limítrofe; no mar territorial; na plataforma continental; na zona econômica exclusiva; em terras indígenas ou em unidades de conservação do domínio da União.
II – O IBAMA será competente para o licenciamento de empreendimentos localizados ou desenvolvidos em três ou mais Estados;
III – O IBAMA será competente para o licenciamento de empreendimentos cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais do País ou de um ou mais Estados;
IV – O IBAMA será competente para o licenciamento de empreendimentos destinados a pesquisar, lavrar, produzir, beneficiar, transportar, armazenar e dispor material radioativo, em qualquer estágio, ou que utilizem energia nuclear em qualquer de suas formas e aplicações, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN;
V – O IBAMA será competente para o licenciamento de empreendimentos militares quando couber, observada a legislação específica.
Escolha uma:
a. Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas;
b. Apenas as assertivas I e II estão corretas;
c. Apenas as assertivas I, III, IV e V estão corretas.
d. Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas;
e. Apenas as assertivas I, IV e V estão corretas;
Feedback
A resposta correta é: Apenas as assertivas I, III, IV e V estão corretas..
Questão 10
Texto da questão
O Sistema Ambiental brasileiro está intimamente ligado com as noções de Direito Público, e dentro dele o Direito Administrativo, e a Constituição Federal trata do tema “meio ambiente” em seu artigo 225. Com base nesse fundamento, aprecie os “conteúdos legais” a seguir, e assinale aquele que tem relação direção com o artigo constitucional posto.
Escolha uma:
a. “Bem de uso comum do povo”.
b. Não é possível extrair do texto constitucional a noção de que o Sistema Ambiental brasileiro está ligado ao Direito Público e, dentro dele do Direito Administrativo.
c. “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”.
d. “impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
e. “Essencial à sadia qualidade de vida”.
Feedback
A resposta correta é: Não é possível extrair do texto constitucional a noção de que o Sistema Ambiental brasileiro está ligado ao Direito Público e, dentro dele do Direito Administrativo..
Questão 1
Texto da questão
Sabe-se que a lei da natureza cuidou de conceituar as infrações administrativas como “toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente” e com isso relegou a outras normas o estabelecimento das regras de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente. E, dentre essas, vieram as sansões administrativas ambientais. Com base nesse enunciado, então, analise as assertivas a seguir sobre sanções administrativas ambientais e marque a alternativa correta:
I – Quando ocorre o embargo de obra ou atividade, o mesmo se estende à toda propriedade, mesmo em áreas não correlacionadas com a infração.
II – A suspensão parcial ou total de atividades constitui medida que visa a impedir a continuidade de processos produtivos em desacordo com a legislação ambiental.
III – Quando a autoridade determinar a demolição de obra não haverá a possibilidade de o proprietário se defender, pois o processo será totalmente unilateral.
Escolha uma:
a. Apenas as assertivas II e III estão corretas.
b. Apenas a assertiva I está correta.
c. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
d. Apenas a assertiva II está correta.
e. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Apenas a assertiva II está correta..
Questão 2
Texto da questão
João foi flagrado por autoridades policiais caçando animais silvestres no interior de um Parque Nacional. Juntamente com João foram apreendidos 2 aves silvestres em gaiolas, um filhote de jaguatirica, o veículo onde os animais estavam, além de redes e armadilhas usados na capturados animais. Diante dos fatos expostos, sabendo que a autoridade policial já lavrou o auto de infração, analise as afirmativas a seguir e assinale a única correta.
I – as gaiolas, redes, armadilhas e demais instrumentos utilizados na prática da infração poderão ser destruídos, utilizados pela administração quando houver necessidade, doados ou vendidos, garantida a sua descaracterização, neste último caso, por meio da reciclagem quando o instrumento puder ser utilizado na prática de novas infrações.
II – o veículo utilizado por João poderá ser utilizado pela administração quando houver necessidade, ou ainda vendido, doado ou destruído, conforme decisão motivada da autoridade ambiental.
III – as aves serão soltas em seu habitat natural, mas o filhote de jaguatirica deverá ser sacrificado.
Escolha uma:
a. Apenas a assertiva III está correta.
b. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
c. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
d. Apenas as assertivas II e III estão corretas.
e. Apenas a assertiva I está correta.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as assertivas I e II estão corretas..
Questão 3
Texto da questão
Um crime ambiental é um ato que viola e vai contra as leis impostas, pelo Estado, acerca do meio ambiente, sendo a sua culpabilidade um pressuposto da pena. Sob esses fundamentos, e outros assuntes pertinentes desenvolvidos em aula, analise as assertivas abaixo e marque a única alternativa correta:
I – A competência para o licenciamento ambiental pode ser da União, do Estado ou do Município.
II – Em caso de laudo apresentado no licenciamento ambiental, ser parcialmente falso, inclusive por omissão, é tipificada como crime pela Lei Federal no 9.605/1998.
III - O EPIA concretiza o princípio da precaução, embora não tenha previsão na Constituição Federal de 1988.
Escolha uma:
a. Apenas a assertiva I está correta.
b. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
c. Apenas as assertivas II e III estão corretas.
d. Apenas a assertiva III está correta.
e. Apenas a assertiva II está correta.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as assertivas I e II estão corretas..
Questão 4
Texto da questão
Sabe-se que causar poluição atmosférica que provoque a retirada dos habitantes das áreas afetadas, ou que causa danos diretos à saúde pública; causar poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público de água de uma comunidade; e lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos, são alguns dos exemplos de crimes ambientais punidos no Brasil. Por isso, e sob essa face da legislação, analise as assertivas a seguir e assinale a única alternativa correta que tenha relação com o tema posto.
I – O Licenciamento é um procedimento administrativo, onde são consideradas todas as variáveis ambientais imagináveis que sejam ao menos potencialmente causadoras de poluição ou de degradação ambiental, sendo que a Licença refere-se ao “ato administrativo” que garante ao interessado efetivamente localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, desde que sejam obedecidas as condições impostas pelo órgão público responsável.
II – As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.
III – Uma empresa situada na região de Ponta Grossa-PR foi autuada por crime ambiental previsto na Lei 9.de Crimes Ambientais. Assim, é correto que apenas o proprietário da empresa responda pelo crime em questão.
Escolha uma:
a. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
b. Apenas a assertiva III está correta.
c. Apenas a assertiva I está correta.
d. Apenas a assertiva II está correta.
e. Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as assertivas I e II estão corretas..
Questão 5
Texto da questão
Sobre a atual Lei Florestal (Lei 12.651/2012) que “dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; que altera as Leis nos 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e 11.428, de 22 de dezembro de 2006; que revoga as Leis nos 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de abril de 1989, e a Medida Provisória no 2.166-67, de 24 de agosto de 2001; e que dá outras providências”, é possível afirmar:
Escolha uma:
a. É uma das Leis de referência quando se trata de Meio Ambiente, tendo como objetivo o desenvolvimento sustentável.
b. Trata apenas de questões referentes à Floresta Amazônica.
c. Traz em seu bojo a definição de Áreas de Preservação Permanentes, bem como as sanções aplicadas àqueles que as destruírem.
d. Deixou de ser aplicada desde a entrada em vigor da Lei Complementar 140.
e. Possui grande aplicabilidade ao setor de florestas plantadas e tem como principal objetivo desenvolver o país utilizando as florestas nativas.
Feedback
A resposta correta é: É uma das Leis de referência quando se trata de Meio Ambiente, tendo como objetivo o desenvolvimento sustentável..
Questão 6
Texto da questão
O Código de Processo Penal-CPP em seu art. 66 e 67 prevê que independente da sentença absolutória no juízo criminal, a ação civil poderá ser proposta quando não tiver sido, categoricamente, reconhecida a inexistência material do fato e que também não impedirá a propositura da ação civil: o despacho de arquivamento do inquérito ou das peças de informação; a decisão que julgar extinta a punibilidade e a sentença absolutória que decidir que o fato imputado não constitui crime. Assim, sob com esses fundamentos, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta que tenha relação com a questão “sentença”:
I – A sentença penal condenatória, sempre que possível, fixará o valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido ou pelo meio ambiente.
II – A sentença penal condenatória não pode fixar valor para reparação de danos causados ao meio ambiente, pois essa ocorrerá por meio de processo cível apenas.
III – A sentença penal condenatória não pode fixar valor para reparação de danos causados ao meio ambiente, pois essa ocorrerá por meio de processo administrativo apenas.
Escolha uma:
a. Apenas a assertiva II está correta.
b. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
c. Apenas a assertiva I está correta.
d. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
e. Apenas a assertiva III está correta.
Feedback
A resposta correta é: Apenas a assertiva I está correta..
Questão 7
Texto da questão
Considerando a importância e a necessidade constitucional de realização do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo relatório (EIA-RIMA), equipes multidisciplinares têm atuado com muita responsabilidade o que, em muitos casos, até críticas têm recebido por tantas exigências e freadas em alguns empreendimentos imobiliários. Assim, conforme a legislação e o enunciado, aprecie as assertivas a seguir e indique a correta relativa ao tema posto:
Escolha uma:
a. É exigido no licenciamento de obra ou atividade potencialmente causadora de significativo impacto ambiental.
b. É exigido apenas no licenciamento de usinas geradoras de energia.
c. Só podem ser realizados apenas por profissionais cadastros junto ao CREA.
d. São desprovidos de conteúdo mínimo previamente fixado pelo ordenamento jurídico brasileiro.
e. É a única modalidade de avaliação de impacto ambiental admitida pelo ordenamento jurídico brasileiro.
Feedback
A resposta correta é: É exigido no licenciamento de obra ou atividade potencialmente causadora de significativo impacto ambiental..
Questão 8
Texto da questão
O Código Civil brasileiro, em seu artigo 420, determina o seguinte: “A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliação”. Parágrafo único. “O juiz indeferirá a perícia quando: I - a prova do fato não depender do conhecimento especial de técnico; II -for desnecessária em vista de outras provas produzidas; III - a verificação for impraticável”. Sob esses fundamentos, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta que tenha relação com o tema posto.
I – A perícia de constatação do dano ambiental pode ser utilizada para efeitos de cálculo de multa.
II – A prova pericial serve apenas para quantificar a extensão do dano, jamais servindo de base para que o juiz tome sua decisão final.
III – A perícia produzida no inquérito civil ou no juízo cível poderá ser aproveitada no processo penal, instaurando-se o contraditório.
Escolha uma:
a. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
b. Apenas as assertivas II e III estão corretas.
c. Apenas a assertiva I está correta.
d. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
e. Apenas a assertiva II está correta.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as assertivas I e III estão corretas..
Questão 9
Texto da questão
Sabe-se que ambientalista é o profissional responsável por tratar dos assuntos da preservação do meio ambiente e das condições de vida e existência no planeta, bem como responsável por avaliar a dimensão das alterações benéficas ou prejudiciais ao meio ambiente causadas pelas atividades do homem. Entretanto, para a realização de um EPIA/RIMA outros são os profissionais recomendados. Quais são eles? Analise as propostas a seguir, e identifique a correta.
Escolha uma:
a. Apenas engenheiros agrônomos e advogados.
b. É preciso uma equipe multidisciplinar de acordo com o tipo de empreendimento a ser construído e danos potenciais a serem causados.
c. Todos os profissionais de engenharias, advogados e sociólogos.
d. Apenas engenheiros agrônomos e engenheiros florestais.
e. Sociólogos e médicos.
Feedback
A resposta correta é: É preciso uma equipe multidisciplinar de acordo com o tipo de empreendimento a ser construído e danos potenciais a serem causados..
Questão 10
Texto da questão
A recuperação de áreas degradadas está intimamente ligada à ciência da restauração ecológica, e restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. Assim, um ecossistema é considerado recuperado – e restaurado – quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílio ou subsídios adicionais. Com base nessa afirmação, sobre as formas de recuperação do meio ambiente definidas pela norma e doutrinas nacionais, aprecie as assertivas a seguir e assinale a alternativa verdadeira.
Escolha uma:
a. O meio ambiente possui alta capacidade de recomposição, por isso, seus recursos devem ser explorados da forma mais conveniente ao homem.
b. A CF/88 ao dispor que o a preservação do meio ambiente deve ser para as presente e futuras gerações, limitou essa obrigação apenas à próxima geração, ou seja, nossos filhos.
c. Os recursos ambientais podem ser utilizados indiscriminadamente, pois são infinitos.
d. Sempre que possível, deve-se manter o Meio Ambiente intacto, na forma como ele deve se portar naturalmente, sem antropização, ou com influência humana mínima
e. O meio ambiente deve ser completamente intocado, pois toda alteração humana é prejudicial.
Feedback
A resposta correta é: Sempre que possível, deve-se manter o Meio Ambiente intacto, na forma como ele deve se portar naturalmente, sem antropização, ou com influência humana mínima.
Questão 1
Texto da questão
O artigo 70 da Lei 9605/98 dispõe que “Considera-se infração administrativa ambiental toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente”. E, em seu § 1º afirma-se que “São autoridades competentes para lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo os funcionários de órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, designados para as atividades de fiscalização, bem como os agentes das Capitanias dos Portos, do Ministério da Marinha”. Ainda: no § 2º afirma-se que “Qualquer pessoa, constatando infração ambiental, poderá dirigir representação às autoridades relacionadas no parágrafo anterior, para efeito do exercício do seu poder de polícia”; No 3º, que “A autoridade ambiental que tiver conhecimento de infração ambiental é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante processo administrativo próprio, sob pena de co-responsabilidade”; e no § 4º que “As infrações ambientais são apuradas em processo administrativo próprio, assegurado o direito de ampla defesa e o contraditório, observadas as disposições desta Lei”. Assim, com base nesses fundamentos, aprecie as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:
I – A polícia ambiental deve atuar em questões preventivas, evitando que danos ambientais ocorram (na concessão de licenças ambientais, por exemplo).
II – A polícia ambiental deve atuar também em questões repressivas, punindo atividades que causem lesões ambientais ou poluição.
Escolha uma:
a. A primeira afirmativa está correta e a segunda falsa.
b. As duas afirmativas estão corretas, sendo que a segunda complementa a primeira.
c. As duas afirmativas estão corretas, mas a segunda contraria a primeira.
d. A primeira afirmativa está incorreta e a segunda correta.
e. As duas afirmativas estão incorretas, sendo que a segunda complementa a primeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas afirmativas estão corretas, sendo que a segunda complementa a primeira..
Questão 2
Texto da questão
O Estudo Prévio de Impacto Ambiental – EPIA está prescrito no artigo 225 da Constituição Federal, no inciso IV, do parágrafo primeiro e constitui procedimento muito importante e essencial. Mas, que tem alguma especificidade que precisa ser considerada. Portanto, aprecie as afirmativas a seguir, e identifique aquela que tem relação com o tema colocado no relativa a essa especificidade do EPIA:
Escolha uma:
a. É sigiloso, não sendo admitindo acesso ao público.
b. Cabe à Constituição Estadual criar formas permissivas ou flexíveis de seu controle.
c. Deve ser realizado juntamente com a implantação da obra ou à realização da atividade.
d. É possível a exigencia, na renovação ou na revisão dos licenciamentos ambientais, a apresentação de um novo estudo.
e. Sua exigência é facultada à discricionariedade da administração.
Feedback
A resposta correta é: É possível a exigencia, na renovação ou na revisão dos licenciamentos ambientais, a apresentação de um novo estudo..
Questão 3
Texto da questão
O art. 5, II, da Constituição Federal preceitua que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei. Tal princípio visa combater o poder arbitrário do Estado. Assim, e com fundamentos na legislação sobre o meio ambiente, julgue as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:
I – não haveria a possibilidade de uma lei delegar sua função tipificadora à autoridade administrativa, ou seja, haveria um desrespeito aos princípios da legalidade e da reserva legal.
II – segundo o princípio da legalidade, o Poder Público pode fazer tudo que for ilegal e, posteriormente, converter em lei.
III – o princípio da lealdade é que mantem o proprietário atrelado aos danos cometidos, mesmo antes da aquisição da propriedade.
Escolha uma:
a. Apenas as assertivas II e III estão corretas.
b. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
c. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
d. Apenas a assertiva II está correta.
e. Apenas a assertiva I está correta.
Feedback
A resposta correta é: Apenas a assertiva I está correta..
Questão 4
Texto da questão
Sabe-se que o dano ambiental deprecia os recursos naturais existentes e acarreta responsabilidade patrimonial e extrapatrimonial e, caso ocorra, seu causador deverá repará-lo. Com base nessa afirmação e na legislação ambiental, julgue as assertivas a seguir e assinale a opção que corresponde com a verdade:
I – O dever de reparar o dano é sempre incialmente visando trazer a situação ao status quo ante, ou seja, deixaro Meio Ambiente recuperado de forma que pareça que nunca ocorreu dano naquele local.
II – Como esta reparação é quase sempre impossível, devido à complexidade das interações físicas, químicas e biológicas, há a possibilidade secundária de se indenizar, em pecúnia, de acordo com o princípio do Poluidor-pagador.
Escolha uma:
a. A primeira afirmativa está incorreta e a segunda correta.
b. As duas afirmativas estão corretas, sendo que a segunda complementa a primeira.
c. As duas afirmativas estão corretas, mas a segunda contraria a primeira.
d. As duas afirmativas estão incorretas, sendo que a segunda complementa a primeira.
e. A primeira afirmativa está correta e a segunda falsa.
Feedback
A resposta correta é: As duas afirmativas estão corretas, sendo que a segunda complementa a primeira..
Questão 5
Texto da questão
Em 1988, a Constituição Federal dedicou normas direcionais da problemática ambiental, fixando as diretrizes de preservação e proteção dos recursos naturais e definindo o meio ambiente como bem de uso comum da sociedade humana. Assim, considerando as normas constitucionais relativas ao meio ambiente, aprecie as afirmações a seguir, e assinale a correta:
Escolha uma:
a. A exploração de recursos minerais obriga a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com a solução técnica por ele apresentada.
b. As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.
c. Terras arrecadadas pelos Estados para proteção dos ecossistemas naturais, são consideradas disponíveis;
d. Empresas não respondem por danos ambientais, pois não possuem CPF.
e. Usinas nucleares deverão ter sua localização definida em leis federal e estadual, sem o que não poderão ser instaladas;
Feedback
A resposta correta é: As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados..
Questão 6
Texto da questão
A legislação nacional determina que, “sem prejuízo das penalidades definidas pela legislação federal, estadual e municipal, o não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção dos inconvenientes e danos causados pela degradação da qualidade ambiental sujeitará os transgressores a penalidades impostas na lei”. Nessa direção, são penalidades possíveis de serem aplicadas aos transgressores, além das penalidades definidas pela legislação federal, estadual e municipal, por danos ambientais, outras que os profissionais do Direito precisam saber. Assim, aprecie as assertivas a seguir, e identifique aquela que traz essas penalidades:
I – suspensão de sua atividade.
II – perda ou restrição de incentivos e benefícios fiscais concedidos pelo Poder Público;
III – perda ou suspensão de participação em licitações para trabalhos em estabelecimentos oficiais;
IV –multa simples ou diária, nos valores correspondentes, no mínimo, a 100 (cem) e, no máximo, a 1.000 (mil) Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional - ORTNs, não agravada em casos de reincidência, conforme dispuser o regulamento, vedada a sua cobrança pela União se já tiver sido aplicada pelo Estado, Distrito Federal, Territórios ou pelos Municípios.
Escolha uma:
a. Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
b. Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
d. Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
e. Apenas a assertiva I está correta.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as assertivas I e II estão corretas..
Questão 7
Texto da questão
Segundo o art. 225 da Constituição Federal, “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. E, no § 3º desse mesmo artigo, afirma-se que as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados”. Assim, com base nesse fundamento e no relativo a responsabilização penal no direito ambiental, julgue as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta que tenha relação com o tema posto:
I – A esfera criminal deve ser ultima ratio em matéria de responsabilidade ambiental.
II – Se as demais esferas de responsabilização (civil e administrativa) forem suficientes para atingir integralmente os objetivos primordiais de prevenção e reparação, em tese, não há mais razão jurídica para a incidência do Direito Criminal.
III – Sempre que se aplicar a responsabilização criminal ambiental, as demais esferas de responsabilidade (civil e administrativa) também devem ser aplicadas.
Escolha uma:
a. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
b. Apenas a assertiva I está correta.
c. Apenas a assertiva II está correta.
d. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
e. Apenas a assertiva III está correta.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as assertivas I e II estão corretas..
Questão 8
Texto da questão
Qual a sanção deve ser aplicada àquele que advertido por irregularidades que tenham sido praticadas, deixar de saná-las, no prazo assinalado por órgão competente do SISNAMA ou pela Capitania dos Portos, do Ministério da Marinha, ou opuser embaraço à fiscalização dos órgãos do SISNAMA ou da Capitania dos Portos, do Ministério da Marinha? Analise as opções, e identifique a correta.
Escolha uma:
a. Destruição ou inutilização do produto.
b. Embargo de obra ou atividade.
c. Multa simples.
d. Multa diária.
e. Advertência.
Feedback
A resposta correta é: Multa simples..
Questão 9
Texto da questão
Conforme disposto na Resolução 237/97 do CONAMA, em seu artigo 1º “[...] são adotadas as seguintes definições: “II - Licença Ambiental: ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental”. Assim, e conforme outras reflexões desenvolvidas em aula sobre a licença ambiental prévia analise as assertivas a seguir, e assinale a única alternativa correta.
Escolha uma:
a. É concedida na fase de planejamento do empreendimento ou atividade, restringindo-se a aprovar a respectiva localização.
b. Autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.
c. É concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação.
d. Autoriza a instalação do empreendimento ou atividade e a respectiva operação.
e. Autoriza a operação da atividade ou empreendimento com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinadas para a operação.
Feedback
A resposta correta é: É concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação..
Questão 10
Texto da questão
A competência administrativa de disciplinar o exercício da autonomia privada para a realização de direitos fundamentais e da democracia está prevista em princípiosconstitucionais. Considerando, portanto, esse enunciado, de qual fundamento da Carta Magna decorrem a legalidade e a proporcionalidade? Analise as opções, e assinale a correta.
Escolha uma:
a. Do SISNAMA.
b. Do Princípio da Lealdade.
c. Da Democracia.
d. Do Poder de Polícia.
e. De Ilícito ambiental.
Feedback
A resposta correta é: Do Poder de Polícia..
Questão 1
Texto da questão
A constituição federal nos traz a seguinte normatização: “Art. 225 (...), § 3º As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados”. Com base nesse artigo constitucional, julgue as assertivas a seguir e assinale a opção correta.
I – O dano ambiental pode ter consequências nas esferas cíveis, administrativas e/ou penais.
II – O conceito de Dano Ambiental se encontra positivado na Legislação brasileira, mais especificamente na Lei 12.651/2012.
III – O Dano ambiental não diz respeito ao dano que o Meio Ambiente sofre, mas o dano ambiental sofrido por terceiros, ou seja, aqueles que utilizam, dependem, ou fruem, de alguma forma, dos recursos naturais.
Escolha uma:
a. Apenas as assertivas II e III estão corretas.
b. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
c. Apenas a assertiva III está correta.
d. Apenas a assertiva II está correta.
e. Apenas a assertiva I está correta.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as assertivas I e III estão corretas..
Questão 2
Texto da questão
Assinale a alternativa que apresenta apenas atividades ou empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental segunda a Resolução 237 do CONAMA, conforme determina seu artigo 2º: “a localização, construção, instalação, ampliação, modificação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, bem como os empreendimentos capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão de prévio licenciamento do órgão ambiental competente, sem prejuízo de outras licenças legalmente exigíveis”.
Escolha uma:
a. Extração e tratamento de minerais; Indústria de produtos minerais não metálicos; Indústria metalúrgica; Indústria de couros e peles; Indústria química; Indústria de produtos de matéria plástica; Atividades agropecuárias; Uso de recursos naturais; paisagismo.
b. Extração e tratamento de minerais; Indústria de produtos minerais não metálicos; Indústria metalúrgica; Indústria de couros e peles; Indústria química; Indústria de produtos de matéria plástica; Atividades agropecuárias; Uso de recursos naturais.
c. Indústria mecânica; Indústria de material elétrico, eletrônico e comunicações; Indústria de material de transporte; Indústria de madeira; Indústria de papel e celulose; jardinagem.
d. Extração e tratamento de minerais; Indústria de produtos minerais não metálicos; Indústria metalúrgica; Indústria de couros e peles; Indústria química; Indústria de produtos de matéria plástica; Atividades agropecuárias; Uso de recursos naturais; educação ambiental.
e. Indústria mecânica; Indústria de material elétrico, eletrônico e comunicações; Indústria de material de transporte; Indústria de madeira; Indústria de papel e celulose; pesca.
Feedback
A resposta correta é: Extração e tratamento de minerais; Indústria de produtos minerais não metálicos; Indústria metalúrgica; Indústria de couros e peles; Indústria química; Indústria de produtos de matéria plástica; Atividades agropecuárias; Uso de recursos naturais..
Questão 3
Texto da questão
Sobre os prazos de validade das licenças ambientais que devem ser renovadas periodicamente, visto que as questões ambientais estão em constate mutação, sempre se faz necessário uma especial atenção dos profissionais que terão algum tipo de relação com o tema, para não correrem o risco da prescrição ou da submissão á certa quantidade de multas. Com base nessa afirmação, e conforme outros fundamentos da legislação pertinente, aprecie as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A licença prévia possui prazo exato de 2 anos.
b. A licença de operação possui prazo que varia entre 4 e 10 anos.
c. A licença de instalação possui prazo sempre superior à 6 anos.
d. A licença prévia possui prazo de exatos 5 anos.
e. A licença de instalação possui prazo de até 5 anos.
Feedback
A resposta correta é: A licença de operação possui prazo que varia entre 4 e 10 anos..
Questão 4
Texto da questão
“Será aplicada pela inobservância das disposições desta Lei e da legislação em vigor, ou de preceitos regulamentares, sem prejuízo das demais sanções previstas neste artigo, utilizada para as infrações administrativas de menor lesividade ao meio ambiente.” De que conceito se está tratando? Analise as opções, e identifique a correta.
Escolha uma:
a. Multa simples.
b. Embargo de obra ou atividade.
c. Destruição ou inutilização do produto.
d. Multa diária.
e. Advertência.
Feedback
A resposta correta é: Advertência..
Questão 5
Texto da questão
Uma rodovia que passe pelo território de quatro municípios no Estado do Paraná deve ter seu licenciamento ambiental. Considerando o que reza a legislação, qual Estado e/ou órgãos deve estudar e aprovar esse licenciamento? Veja as opções, e identifique a correta:
Escolha uma:
a. Única e exclusivamente pelo Estado de Paraná.
b. Em concorrência entre o Estado de Paraná e os Municípios diretamente afetados, mas não da União.
c. Exclusivamente pela União.
d. Exclusivamente pelo Estado de Paraná, ouvidos os Municípios diretamente afetados, que se manifestarão em relação às questões inseridas na competência municipal.
e. Em concorrência entre União, Estado de Paraná, mas não dos Municípios diretamente afetados.
Feedback
A resposta correta é: Exclusivamente pelo Estado de Paraná, ouvidos os Municípios diretamente afetados, que se manifestarão em relação às questões inseridas na competência municipal..
Questão 6
Texto da questão
A Construtora “Construindo Sonhos Ltda.” pretende construir um estabelecimento que, para o seu funcionamento, dependerá da utilização de recursos ambientais capazes de causar degradação ambiental. Sob esse fato, e a legislação pertinente ao tema, analise as afirmações nas assertivas a seguir, e, de acordo com a Lei no 6.938/81 no que se refere a construção, identifique a correta.
Escolha uma:
a. Dependerá de prévio licenciamento ambiental, já que utilizará recursos ambientais capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.
b. Não dependerá de prévio licenciamento ambiental, pois trata-se de construção e o licenciamento ambiental somente é necessário quando há a ampliação de estabelecimentos que causar degradação ambiental.
c. Apenas se o proprietário limitar o uso de toda a sua propriedade para preservar os recursos ambientais, dependerá de prévio licenciamento ambiental.
d. Não dependerá de prévio licenciamento ambiental, pois este somente é necessário se a atividade for potencialmente poluidora.
e. Apenas se a atividade for efetivamente poluidora, dependerá de prévio licenciamento ambiental.
Feedback
A resposta correta é: Dependerá de prévio licenciamento ambiental, já que utilizará recursos ambientais capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental..
Questão 7
Texto da questão
A Carta Constitucional traz a tríplice responsabilização por lesões ao meio ambiente, nas esferas penal, civil e administrativa. A Constituição Federal confirmou a responsabilidade administrativa como consectário das condutas lesivas ao meio ambiente; posteriormente, foi editada a Lei n. 9.605/98 que preencheu o ordenamento jurídico com o trato da matéria no âmbito penal e administrativo. Assim é que a Lei n. 9.605/98 estabeleceu nos artigos 70 e seguintes os fundamentos legais para a imputação da responsabilidade administrativa, atendendo ao princípio da legalidade. Com base nesses fundamentos, assinale a alternativa que apresenta apenas sançõesaplicáveis às infrações administrativas em termo ambiental:
Escolha uma:
a. Repreensão pública; advertência; multa simples; multa composta; apreensão dos animais, produtos e subprodutos da fauna e flora e demais produtos e subprodutos objeto da infração, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veículos de qualquer natureza utilizados na infração; destruição ou inutilização do produto; suspensão de venda e fabricação do produto.
b. Advertência; multa simples; multa diária; apreensão dos animais, produtos e subprodutos da fauna e flora e demais produtos e subprodutos objeto da infração, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veículos de qualquer natureza utilizados na infração; destruição ou inutilização do produto; suspensão de venda e fabricação do produto; embargo de obra ou atividade e suas respectivas áreas; demolição de obra; suspensão parcial ou total das atividades; e restritiva de direitos.
c. Advertência; multa simples; multa diária; apreensão dos animais, produtos e subprodutos da fauna e flora e demais produtos e subprodutos objeto da infração, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veículos de qualquer natureza utilizados na infração; destruição ou inutilização do produto; suspensão de venda e fabricação do produto; prisão em cela especial; embargo de obra ou atividade e suas respectivas áreas; demolição de obra; suspensão parcial ou total das atividades; e restritiva de direitos.
d. Apenas pagamento de multa.
e. Advertência; multa simples; multa diária; apreensão dos animais, produtos e subprodutos da fauna e flora e demais produtos e subprodutos objeto da infração, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veículos de qualquer natureza utilizados na infração; destruição ou inutilização do produto; prisão em cadeia comum.
Feedback
A resposta correta é: Advertência; multa simples; multa diária; apreensão dos animais, produtos e subprodutos da fauna e flora e demais produtos e subprodutos objeto da infração, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veículos de qualquer natureza utilizados na infração; destruição ou inutilização do produto; suspensão de venda e fabricação do produto; embargo de obra ou atividade e suas respectivas áreas; demolição de obra; suspensão parcial ou total das atividades; e restritiva de direitos..
Questão 8
Texto da questão
De acordo com a Resolução 237/97 do CONAMA, a respeito do licenciamento, em seu art. 1º são adotadas as seguintes definições: I - Licenciamento Ambiental: procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso. Dessa forma, considerando os estudos realizados e a própria legislação em relação à Licença de Instalação, aprecie as assertivas a seguir, e assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Autoriza que o empreendimento comece a produzir de forma experimental.
b. Autoriza a atividade ou instalação do empreendimento de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados e ainda permite o início das operações.
c. Autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo irrelevante.
d. Autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.
e. De acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, sem necessidade de incluir as medidas de controle ambiental, autoriza a instalação do empreendimento ou atividade.
Feedback
A resposta correta é: Autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante..
Questão 9
Texto da questão
A exigência de licenciamento ambiental para determinadas atividades é tida como manifestação do poder de polícia voltada à proteção do meio ambiente. E, isso está previsto na legislação. Porque isso foi necessário? Analise as assertivas a seguir, e assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. A ausência do licenciamento, quando devido, implica a prática de crime ambiental, passível de persecução por órgãos policiais.
b. É instituto disciplinado pela Constituição e pelas leis estaduais, voltado à atividade da Administração Pública.
c. Existe, no licenciamento, a possibilidade de negociação entre o interesse público e o particular, para o afastamento da supremacia do primeiro.
d. A outorga de licença é ato da Administração, de caráter discricionário sem controle jurisdicional.
e. Tratam de direitos individuais por razões de interesse público, o que corresponde à definição do poder de polícia administrativa.
Feedback
A resposta correta é: É instituto disciplinado pela Constituição e pelas leis estaduais, voltado à atividade da Administração Pública..
Questão 10
Texto da questão
A constituição federal traz a seguinte normatização: “Art. 225 (...), § 3º As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados”. De acordo com esta norma e demais legislação nacional pertinente, assinale a alternativa correta sobre a responsabilidade pelo dano ambiental a partir das assertivas a seguir:
Escolha uma:
a. A responsabilidade civil pelo dano ambiental é sempre objetiva. Ou seja, exige a comprovação do dolo ou da culpa.
b. O Estado não pode ser responsabilizado pelo dano ambiental, porque é titular da competência para fiscalização e licenciamento ambiental.
c. As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos.
d. A responsabilidade civil pelo dano ambiental é sempre subjetiva. Ou seja, exige a comprovação do dolo ou da culpa.
e. É preciso esgotar a via administrativa para posteriormente responsabilizar civil e penalmente o autor de um dano ambiental.
Feedback
A resposta correta é: As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos..
Questão 1
Texto da questão
Aprecie o artigo 3º da 237/97 do CONAMA que trata d a Licença de Operação de uma atividade potencialmente poluidora. Depois, analise as opções postas sobre o tema e assinale a alternativa correta: “Art. 3º- A licença ambiental para empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de significativa degradação do meio dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA), ao qual dar-se-á publicidade, garantida a realização de audiências públicas, quando couber, de acordo com a regulamentação”.
Escolha uma:
a. Sem necessidade de observar as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação, autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores.
b. Com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação, autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta da licença de instalação.
c. Sem precisar verificar o efetivo cumprimento doque consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação, autoriza a operação da atividade ou empreendimento.
d. Com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação, autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores.
e. Autoriza a operação da atividade ou empreendimento poluindo o meio ambiente sem qualquer controle, visto que as atividades foram licenciadas.
Feedback
A resposta correta é: Com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação, autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores..
Questão 2
Texto da questão
Na Resolução n.º 237/97 do CONAMA foi estabelecido um roteiro mínimo a ser observado nos processos de licenciamento ambiental, composto de oito etapas. São processos indispensáveis e absolutamente necessários, nessa prática. Com base nesse enunciado e na legislação pertinente, aprecie as afirmativas a seguir, e identifique aquela que traz a informação que se inclui neste tema.
Escolha uma:
a. Apresentação da proposta de plano de monitoramento ambiental da emissão de efluentes.
b. Redação do termo de referência circunstanciado, acompanhado de laudo pericial, se for o caso.
c. Emissão de parecer técnico conclusivo e, conforme o caso, de parecer jurídico.
d. Assinatura de termo de ajuste de conduta proposto em audiência pública.
e. Apresentação da proposta de plano de manejo da área vizinha ao empreendimento.
Feedback
A resposta correta é: Emissão de parecer técnico conclusivo e, conforme o caso, de parecer jurídico..
Questão 3
Texto da questão
Sabe-se que, até o advento da Lei nº 6.938/1981, a caracterização e responsabilização do dano ecológico era realizada por intermédio da aplicação da responsabilização civil encontrada no direito comum. Porém, com o passar do tempo o legislador percebeu que estas não eram suficientes para resguardar e proteger o meio ambiente de forma adequada, haja vista o amplo espectro de indivíduos que eram atingidos pelas atividades dos poluidores, bem como a difícil tarefa que encontravam as vítimas para conseguir comprovar a culpa dos responsáveis pelo evento danoso. Assim, relativamente à responsabilização por dano ambiental, aprecie as assertivas a seguir, e identifique a opção correta:
Escolha uma:
a. A responsabilidade das pessoas jurídicas por infração cometida por seu representante legal ou contratual, em benefício da entidade, afasta a responsabilidade das pessoas físicas coautoras ou partícipes do mesmo fato.
b. O prejuízo do dano ambiental alcança o próprio ambiente e terceiros, e, nesse sentido, o poluidor é obrigado, independentemente da existência de culpa, a reparar e/ou indenizar os danos causados em razão de sua atividade.
c. Na aplicação de penalidades como a advertência e a multa, a autoridade competente deverá observar tão somente a gravidade do fato e os antecedentes do infrator quanto ao cumprimento da legislação ambiental, sem considerar a situação econômica do infrator.
d. São competentes para lavrar auto de infração ambiental os funcionários de órgãos ambientais integrantes do Sisnama, mas a atribuição para instaurar o processo administrativo é só dos dirigentes dos órgãos ambientais, conforme definido em lei.
e. A prestação de serviços à comunidade é aplicável às pessoas físicas, mas não às jurídicas, às quais somente se aplicam a pena de multa.
Feedback
A resposta correta é: O prejuízo do dano ambiental alcança o próprio ambiente e terceiros, e, nesse sentido, o poluidor é obrigado, independentemente da existência de culpa, a reparar e/ou indenizar os danos causados em razão de sua atividade..
Questão 4
Texto da questão
O Poder Executivo Federal expediu o Decreto nº 6.514 de 23 de julho de 2008 e detalhou as hipóteses em que apenaria administrativamente as pessoas físicas ou jurídicas que violassem as regras de proteção do meio ambiente, como autorizado pelo art. 70 da Lei nº 9.605/98. Assim, sob esses fundamentos, quanto à aplicação de multa diária como forma de sanção administrativa ambiental, o que seria o procedimento adequado. Aprecie as opções colocadas e assinale a correta.
Escolha uma:
a. Aplica-se apenas em casos de infrações cometidas contra a fauna.
b. Deve ser aplicada sempre que o cometimento da infração se prolongar no tempo.
c. Deve ser aplicada sempre que o culpado demorar a se apresentar às autoridades.
d. Deve ser aplicada necessariamente em conjunto com penas restritivas de liberdade.
e. Aplica-se a casos em que a infração ocorre em apenas um momento, porém a apuração do culpado se prolonga no tempo.
Feedback
A resposta correta é: Deve ser aplicada sempre que o cometimento da infração se prolongar no tempo..
Questão 5
Texto da questão
Ao analisar as assertivas a seguir sobre o licenciamento ambiental, o estudo prévio de impacto ambiental e o relatório de impacto ambiental (EPIA/RIMA), apenas uma delas corresponde com a realidade própria do EPIA/RIMA. Identifique, portanto.
I – O licenciamento ambiental é um procedimento complexo por envolver vários órgãos, além de ser exigida a publicidade.
II – Os demais entes federativos interessados podem manifestar-se ao órgão responsável pela licença ou autorização, de maneira não vinculantes respeitados os prazos e procedimentos do licenciamento ambiental.
III – Cabe apenas ao órgão público estadual ou distrital exigir o EPIA/RIMA, sendo que o órgão público federal ou o municipal somente podem exigi-lo em caráter supletivo.
IV – I – São instrumentos da política nacional de meio ambiente.
Escolha uma:
a. Apenas a assertiva I e III estão corretas;
b. Apenas as assertivas I e II estão corretas;
c. Apenas as assertivas II e III estão corretas;
d. Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas;
e. Todas as assertivas estão incorretas.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas;.
Questão 6
Texto da questão
Um centro comercial que possui cerca de 200 lojas, além de um estacionamento para mais de mil veículos, foi construído há doze anos sobre um antigo aterro sanitário e, desde sua inauguração, sofre com a decomposição de material orgânico do subsolo, havendo emissão diária de gás metano, em níveis considerados perigosos à saúde humana, podendo causar explosões. Assim, considerando a legislação pertinente, analise as assertivas a seguir e assinale a correte em razão do caso exposto:
Escolha uma:
a. Caso o centro comercial possua licença de operação válida, não poderá ser obrigado pelo órgão ambiental competente, no caso exposto, a adotar novas medidas para a dispersão do gás metano. Apenas no momento da renovação de sua licença de operação poderá ser obrigado a adquirir novo equipamento para tal fim.
b. Não há outra alternativa ao centro comercial a não ser sua total demolição para fazer com que na área se reestabeleça a vegetação que originalmente existia.
c. A licença de operação ambiental tem prazo de validade de dez anos. Logo o centro comercial já cumpriu com suas obrigações referentes ao licenciamento e ao estudo prévio de impacto ambiental, e poderá continuar com suas atividades regularmente.
d. Como o centro comercial foi construído há mais de cinco anos, a obrigação de elaborar estudo prévio de impacto ambiental e de se submeter a licenciamento já prescreveu. Assim o empreendimento poderá continuar funcionando.
e. A decomposição de material orgânico continua ocorrendo, e é considerada perigosa à saúde humana e ao meio ambiente. Logo, o centro comercial em questão poderá ser obrigado pelo órgão ambiental competente a adotar medidas para promover a dispersão do gás metano, de forma a minimiza ou anula os riscos ambientais, mesmo que já possua licença de operação válida.
Feedback
A resposta correta é: A decomposição de material orgânico continua ocorrendo, e é considerada perigosa à saúde

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes