Buscar

AS 1 - CULTURA BRASILEIRA UNICID

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS 1 
1 - Conforme material teórico da disciplina, leia com atenção a afirmativa a seguir sobre a cultura brasileira:
I- A cultura de massa cria alguns estereótipos e inventa características brasileiras ao apresentar determinados produtos e manifestações como nacionais, o que pode criar falsas identidades nacionais. Nessas construções, temos como exemplo o Carnaval, o futebol e o samba, entre outras manifestações, que seriam nacionais.
II- O que vemos na tevê resume-se as expressões locais e regionais, apresentando as manifestações de maior apelo de público, capazes de atrair a audiência.
III- Se é verdade que tais manifestações como futebol e carnaval são importantes para os meios de comunicação de massa e têm relevância, além de cultural, política e econômica, não há homogeneidade em suas representações e presença na vida das pessoas.
De acordo com as afirmativas citadas, assinale a alternativa correta:
R: A afirmativa II está incorreta e as demais afirmativas estão corretas.
2- Seguindo a definição de Bosi (1992) reconhecemos a existência no Brasil de duas culturas “fundadoras”: a erudita e a popular. São resultantes da ação de brasileiros ricos e pobres, de diversas etnias e raças, considerando, ainda, a heterogeneidade que caracteriza as regiões que formam o país.
Em relação ao enunciado da questão, assinale a alternativa INCORRETA:
R: O intenso convívio entre pessoas com histórias tão diversas, em situações sociais, culturais e políticas determinadas, possibilitou a formação de uma única cultura no Brasil.
3 - Como explica Bosi, não dá para pensar em uma só cultura brasileira, tampouco devemos usar generalizações do tipo cultura branca, cultura negra, como explica o autor:
I- A tradição da Antropologia Cultural no país já fazia uma repartição do Brasil em culturas aplicando-lhes um critério racial: cultura indígena, cultura negra, cultura branca, culturas mestiças.
II- Uma obra excelente e, ainda hoje, útil como informação e método, a Introdução à antropologia brasileira, de Arthur Ramos, terminada em 1943, divide-se em capítulos sistemáticos sobre as culturas não europeias (culturas indígenas, culturas negras, tudo no plural) e culturas europeias (culturas portuguesa, italiana, alemã, etc.).
III- Os critérios podem e devem mudar. Pode-se passar da raça para nação e da nação para a classe social (cultura do rico, cultura do pobre, cultura burguesa, cultura operária), mas, de qualquer modo, o reconhecimento do plural para cultura é essencial.
De acordo com as afirmativas citadas, assinale a alternativa correta:
R: Todas as afirmativas estão corretas.
4 - Leia atentamente. Conforme material teórico da disciplina, o enunciado a seguir:
Olhe à sua volta: objetos, pessoas, representações, imagens e sons; olhe para você e para as pessoas: roupas, adereços, formas e cores. Procure na sua história de vida e na das pessoas que têm alguma importância para você, em todas essas situações a cultura se fará presente, como objeto, valores e memória.
Em relação ao enunciado da questão, leia as afirmativas que seguem e assinale a alternativa INCORRETA:
R: O que define a cultura é sua permanência, tradição, ou seja, a cultura é imutável, recebendo influências diversas.

Outros materiais