Buscar

Educativos no Basquetebol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educativos de bandeja no Basquetebol - 8/06/01
Vocês conhecem alguns educativos com e sem bola para na bandeja na iniciação do Basquetebol? E bibliografias? Fernanda Xineider - Ed.Física
Oi Fernanda, Vamos citar apenas alguns exemplos:
Jogo: 1. Divide-se a turma em 2 grupos distintos que ficam dispostos nas laterais da quadra. Numera-se (ou nomea-se como quiser) cada aluno de um grupo com os mesmos números correspondentes do outro grupo. Ao sinal do professor (o número citado), estes alunos deverão correr ao centro da quadra, pegar a bola driblar até a área escolhida para a execução da bandeja e jogar a bola na tabela. Quem colocar a bola ao centro primeiro após o arremesso (em tabelas diferentes), marcará um ponto para sua equipe. 
Jogo 2. As equipes nos fundos da quadra, ao sinal devem correr e pegar as bolas que estarão dispostas na linha central da quadra. E voltam para sua tabela quicando a bola e em seguida começam a arremessar. Um membro de cada equipe deve ficar perto da tabela do adversário e contar quantas bandejas foram feitas. A equipe que conseguir fazer mais bandejas ganha. 
Obs: As bolas devem ser em número ímpar para estimular a concorrência do maior número de bolas, ou seja, um aluno pode ficar com duas ou nenhuma bola.
Jogo3. Em forma de estafeta (fila indiana), duas filas ,e em forma de competição, o primeiro aluno da fila com uma bola executa o arremesso, recupera a bola e entrega para o próximo da fila. Ganhará a fila que fizer primeiro 10 pontos. Pontuação: 0 pontos=tocara bola na tabela ; 1 ponto=tocar a bola no aro; 3 pontos=converter a cesta.
Jogo4: Divide o grupo em dois times. Distribui-se arcos numerados dentro e fora da área restritiva, dentro dos quais, as equipes deverão arremessar. Cada arco terá uma pontuação pré-estabelecida. O primeiro de cada equipe inicia na posição mais fácil (1) se acertar passa para a (2) e o próximo da fila recomeça na (1). Os alunos vão progredindo de posição em posição. Se errar o aluno deve ir pro fim daquela fila (posição) em que está e se vencer progride de arco. Ganha a equipe que conseguir vencer a equipe toda em todas as posições. OBS: É demorado este jogo.
Educativo 1. Cada aluno com uma bola , em pé, deve jogar a bola para cima olhado-a fixamente executando uma "quebra de munheca", ou seja, extensão de cotovelo, forçando a rotação contrária da bola, no lugar.
Educativo2. Dois a dois, um de frente para o outro assentados, passar a bola para o colega, olhando a trajetória parabólica e a rotação contrária da bola.
Educativo3. Em grupos de 3 ou 4, com uma bola e um bambolê. Um dos alunos irá segurar um arco lateralmente e acima da cabeça, os outros componentes do grupo irão tentar fazer o arremesso atingindo o alvo. Obs: poderá ser usado balões, bolas de diversos pesos e medidas.
BASQUETE DO ARRANCA FITA -06/08/03
Objetivo: Favorecer o domínio de bola e tempo de reação
Duração: 15 minutos .
Material: Uma bola de basquete para cada jogador e uma fita de TNT
Faixa Etária: a partir de 7 anos
De posse de 1 bola e 1 fita pendurada na parte de trás do calção para cada jogador o professor dará o sinal para o início da atividade. Todos, sem perder o domínio da bola e sem parar de driblar, deverão conquistar o maior número de fitas possíveis. Vence quem obtiver o maior número. Poderá ser feito também competição entre cores ou meninos contra meninas.
 Tipos de passes - Basquete - 16/08/06
Objetivo: ensinar o aluno todos os tipos de passes
Duração: +ou- 30min
Material: bola de basquete e quadra
Faixa etária: 10 a 15 anos
Aquecimento +ou- 5 a 10 min parte suprior e parte inferior.
Parte principal-colocar de dois em dois um de frente com o outro, cada dois com uma bola, Passe Picado com ambas as mãos é um passe usado para distâncias curtas e bem rápido, segurar a bola com ambas as mãos à altura do torax, com afastamento antero-posterior das pernas. A bola é empulsionada para frente por meio da extensão dos braços, os cotovelos não devem exagerar na abertura e ao final do movimento deve haver uma rotação das mãos para fora a fim de assegurar a tragetório da bola. As pernas devem estar semi-flexionadas e uma pequena inclinação do tronco para frente. Para quem vai passar a bola dar uma passada à frente para por maior força à bola. A bola deve ser lançada no solo antes de chegar no companheiro.
Passe frontal é uzado o mesmo procedimento só que a bola não pode tocar no chão e o lançamento deve à altura do tórax. 
Ps:esses dois passes, também, podem ser feitos usando-se apenas uma das mãos, seja esquerda ou direita.

Outros materiais