Buscar

at 3 Pós Eng segurança HO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

. Segundo a NR 15, o ruído pode ser de impacto ou contínuo intermitente. Sobre o ruído contínuo ou intermitente, analise as afirmações abaixo. I. Segundo a NR 15, o ruído contínuo ou intermitente compreende o ruído que não seja ruído de impacto. II. O ruído intermitente pode ser considerado aquele que varia 3,0 dB, ou mais, durante um longo período de observação (superior a 15 min). III. O ruído contínuo é aquele que varia até 3,0 dB em curtos períodos de observação (de 0,2 s a 15 min). IV. Para fins de avaliação quantitativa da exposição ocupacional, não há distinção entre ambos os ruídos, contínuo e intermitente. Analise as afirmações acima e assinale a alternativa que representa a(s) frase(s) verdadeira(s) sobre ruído.
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
2. A umidade pode ser definida como a quantidade de vapor de água presente na atmosfera, podendo ser benéfica ou maléfica ao corpo, dependendo de como está presente no ambiente (em maior ou menor quantidade) e de como ocorrem as exposições a ela. Sobre o agente físico “umidade”, analise as afirmações a seguir. I. É aquela encontrada em ambiente alagado ou encharcado, com umidade excessiva, capaz de produzir danos à saúde do trabalhador. II. Está presente em atividades como lavanderias, lava a jato, frigoríficos, cozinhas industriais, areais e pesca. III. Pode penetrar no corpo são pelas vias cutânea e respiratória. IV. Pode causar, ao trabalhador exposto, fuga de calor do organismo, doenças do aparelho respiratório, cutâneas e circulatórias e traumatismos por quedas. Analise as afirmações acima e assinale a alternativa que representa a(s) frase(s) verdadeira(s) sobre o agente físico de umidade.
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
3. Os limites de tolerância (LT) para exposição ao calor são definidos pela NR 15 (anexo 3), os quais são diferentes para duas situações, em função do local de descanso do trabalhador e assinale a alternativa incorreta.
Os períodos de descanso não são considerados como tempo de serviço.
A determinação do tipo de atividade (leve, moderada e pesada) depende se o trabalho é realizado em pé ou sentado, com pouco ou muito movimento, principalmente de mãos e braços.
Para atividade pesada e regime de trabalho contínuo, com períodos de descanso no próprio local de serviço, o LT é de até 25 IBUTG.
Não é permitido o trabalho, sem a adoção de medidas adequadas de controle, para a exposição ao calor em atividade leve, moderada e pesada com IBUTG acima de 32,2, 31,1 e 30,0 IBUTG, respectivamente
O LT para exposição ao calor, em regime de trabalho intermitente, com períodos de descanso no próprio local de serviço depende do tipo de atividade (leve a pesada).
4. Os agentes físicos estão presentes em diversos ambientes ocupacionais. Sobre esses agentes, analise as afirmações abaixo. I. O risco físico é a probabilidade de agravo a que um indivíduo está exposto, ao laborar em um ambiente que possui agentes físicos que pode causar-lhe danos físicos ou prejudicar-lhe a saúde. II. Os agentes físicos são as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores. III. Ruídos, vibração, pressões anormais, temperaturas extremas, umidade, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, infrassom e ultrassom são considerados agentes de riscos físicos. IV. De acordo com as características do posto de trabalho, os agentes físicos podem causar dano ou agravo à saúde do trabalhador (receptor), se detectados acima dos limites de tolerância estabelecidos pelas normas regulamentadoras. Sobre as afirmações acima, julgue a alternativa que representa a(s) definição(ões) correta(s):
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
5. O ruído, um dos agentes de risco físico, pode estar presente em diversas atividades ocupacionais. Sobre esse agente, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa incorreta.
O ruído pode ser de impacto ou contínuo/intermitente.
O ruído é o som capaz de causar uma sensação indesejável e desagradável para o trabalhador.
Níveis sonoros acima da intensidade especificada em legislação (NR 15) podem causar inúmeros danos à saúde do trabalhador.
O ruído contínuo ou intermitente apresenta picos de energia acústica de duração inferior a um segundo, a intervalos superiores a um segundo.
Ruído contínuo ou intermitente compreende o ruído que não seja ruído de impacto.
6. Os ruídos de impacto ou contínuo/intermitente são agentes de riscos físicos que possuem limites de tolerância (LT) estabelecidos pela NR 15 (anexo 1 e 2). Assinale a alternativa que corresponde aos LT para o ruído de impacto e ruído contínuo, de acordo com a referida norma.
130 dB(C) e 115 dB(A) para exposição de até 7 min.
120 dB (C) e 115 dB(A) para exposição de até 7 min.
120 dB(C) e 90 dB(A) para exposição de até 4 h.
130 dB (linear) e 100 dB(A) para exposição de até 8 h.
140 dB (linear) e 115 dB(A) para exposição de até 7 min.
7. Sobre os agentes e riscos ambientais, considere os itens a seguir. I. Poeiras, fumos metálicos e vapores orgânicos. II. Bactérias e fungos. III. Frio, calor, vibração e ruído. IV. Trabalho noturno. Assinale a alternativa correta.
Os itens I e II correspondem aos agentes biológicos.
O item III corresponde aos agentes causadores de risco físico.
Os itens I e III correspondem aos agentes causadores de risco químico.
Todas as alternativas estão corretas.
Os itens III e IV correspondem aos agentes físicos.
8. Analise a frase a seguir: “as atividades ou operações que exponham os trabalhadores, sem proteção adequada, a níveis de ruído de impacto superiores a 130 dB (linear) ou superiores a 140 dB(C) oferecerão risco grave e iminente. Nos casos em que os níveis de ruído de impacto forem superiores a esses LT, o adicional de insalubridade será de 20%”. Sobre essa afirmação, assinale a alternativa correta.
A frase é parcialmente verdadeira, pois a insalubridade, nesse caso, seria de grau máximo, com adicional de 40%.
A frase é verdadeira.
A frase é parcialmente verdadeira, pois a insalubridade, nesse caso, seria de grau máximo, com adicional de 30%.
A frase está parcialmente incorreta, pois o nível de ruído não pode ultrapassar 115 dB (linear).
A frase é parcialmente verdadeira, pois os níveis de dB (linear) e dB(C) estão invertidos, sendo de 140 e 130, respectivamente.
9. As radiações ionizantes e não ionizantes são agentes de risco físico. Sobre elas, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
A energia transportada pela radiação ionizante não é suficiente para arrancar o elétron do átomo (ou seja, não ocorre a ionização).
A radiação não ionizante é aquela radiação que transporta energia suficiente para produzir ionização, isto é, arrancar elétrons, em sistemas biológicos.
As radiações não ionizantes compreendem partículas ou radiações eletromagnéticas que têm uma energia maior que 12,4 eV.
As radiações ionizantes podem ser classificadas como diretamente (que tem carga elétrica: partículas alfa e beta) ou indiretamente ionizantes (não têm carga elétrica: raios gama e X), dependendo do mecanismo de ionização a elas associados.
As radiações ionizantes tem um espectro eletromagnético de ampla faixa de comprimentos de onda, de 100 km até 10 nm.
10. O frio é decorrente de atividades ou operações executadas no interior de câmaras, geralmente, frigoríficas, alimentícias e farmacológicas, ou em condições similares e que exponham o trabalhador à baixa temperatura. Sobre esse agente físico, considere as afirmações a seguir e assinale a alternativa incorreta.
Para os trabalhadores que laboram no interior das câmaras frigoríficas e para os que movimentam mercadorias entre ambientes quente/normal e frio, será assegurado um período de 20 min de repouso a cada 1h 40min de trabalho contínuo, computado esse intervalo como de trabalho efetivo, segundo a CLT.
Os limites de exposição (LT) ao frio são estabelecidos pelaNR 15 (anexo 9).
As atividades ou operações executadas no interior de câmaras frigoríficas, ou em locais que apresentem condições similares, que exponham os trabalhadores ao frio, sem a proteção adequada, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho, com adicional de 20%.
O trabalhador exposto ao frio poderá sofrer queda das atividades fisiológicas, da taxa metabólica, da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, com efeitos como: sonolência, redução da atividade mental e da capacidade de tomar decisões, perda da consciência, choque térmico, perturbação das funções digestivas, hipotermia e desencadear doenças reumáticas e respiratórias.
Como medidas de controle para atenuar a exposição ao frio, podem ser citadas a utilização de vestimentas adequadas à baixa temperatura, a aclimatação do trabalhador ao ambiente frio, a redução do tempo de exposição e o controle médico ocupacional.

Outros materiais

Outros materiais