Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Estudos Disiplinares VII

Pré-visualização | Página 1 de 1

Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Quando um toxicante entra em contato com o meio ambiente, em muitas situações é possível o surgimento da depuração ambiental. Neste sentido, normalmente, como ocorre a depuração ambiental de poluentes persistentes?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Por reações naturais.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Outro teste que na Toxicologia é muito realizado para obtenção de informações toxicológicas de um poluente ou de qualquer substância é o teste de mutagenicidade. Qual resposta a avaliação toxicológica com teste de mutagênese não é possível fornecer?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Podem evidenciar informações toxicocinéticas.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ao estudar Toxicologia Ambiental é importante considerar os conhecimentos em termos gerais que fundamentam as diversas áreas e divisões da Toxicologia. Entre estes aspectos é crucial estabelecer a caracterização do toxicante. Assim sendo, como deve ser realizada a caracterização de um toxicante ambiental?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
É necessário conhecer características físico-químicas.
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ao estudar um risco toxicológico envolvido com a probabilidade de uma substância química provocar efeitos nocivos em condições definidas de exposição, a qual pode ter elevada toxicidade e baixo risco, também é importante considerar que todo contaminante apresenta comportamento relativamente definido quando presente em um ecossistema. Neste sentido, qual pode ser o destino do toxicante no meio ambiente?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Tende a se dispersar.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ensaios de mutagenicidade, carcinogenicidade, subcrônico e perinatal (teratogênese) são testes crônicos e são utilizados para averiguar restrições de uso, recomendação de utilização de equipamentos de proteção individual e para indeferir uma solicitação de registro no caso de positivação em alguns destes testes, de acordo com a lei nº 7.802 de 1989. Quais são os parâmetros básicos que devem ser considerados em um teste de carcinogenicidade?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Usar sempre a maior dose tolerada.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A transformação de um poluente no ambiente pode ocorrer por processos químicos, físicos e até mesmo biológicos. Pesquisas apontam para a utilização de técnicas de biorremediação em áreas impactadas e felizmente muitos resultados positivos surgem nesta área. Biorremediação é uma técnica relacionada a (ao):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Uso de micro-organismos;
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Na área de Toxicologia, de forma geral, considera-se que todo produto novo ou produzido em larga escala, mais que 1 ton/ano, tem de ser testado. Dependendo da substância e da situação são escolhidos um ou mais testes, entre eles podemos citar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Teste de mutagênese.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ao estudar Toxicologia é importante relacionar os aspectos gerados por fontes antropogênicas no planeta e dissertar sobre a magnitude do impacto ambiental com que somos obrigados a conviver no nosso cotidiano. Esta relação da Toxicologia com a Educação Ambiental evidencia a necessidade de uma vida sustentável. Neste sentido, os aspectos relacionados com o aumento do impacto ambiental incluem:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Crescimento populacional e novas tecnologias;
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	O crescimento populacional e os avanços tecnológicos da atualidade são incontestáveis, assim como os intermináveis benefícios que trouxeram com a finalidade de facilitar as atividades cotidianas. Entretanto, o planeta bem como todos os seres que residem nele também sofrem sérias consequências dessa modernização. Diante de toda essa problemática, a humanidade torna-se vulnerável a uma série de riscos psicológicos, acidentais, biológicos, físicos e químicos decorrentes dos fatores ambientais. Na área da Toxicologia Ambiental surgiu o chamado biomarcador ambiental, que são capazes de fornecer informações relacionadas à:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Forma quantitativa e qualitativa da exposição;
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os bifenilos policlorados (PCBs) são compostos organoclorados sintéticos da classe dos chamados poluentes orgânicos persistentes, que foram amplamente utilizados na indústria a partir de 1930 devido à sua resistência a ácidos, altas temperaturas e correntes elétricas, além de serem substâncias não inflamáveis. Do ponto de vista toxicológico, quais são os principais efeitos que estes podem provocar em organismos vivos?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. Carcinogênico.