Buscar

LISTA%20DE%20EXERC%C3%8DCIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES _ LISTA DE EXERCÍCIOS_2019.2
GRUPO:
1.Se o preço inicial do serviço de transporte é de 20u.m. e foi aumentado para 24u.m. qual será a mudança de preço. Sabendo ainda que a demanda para o preço inicial era de D = 100ton e com o aumento do preço passou a ser de 75 ton, qual foi a mudança relativa na demanda e desse modo calcule a elasticidade de demanda em relação a tarifa.
2.Um determinado ramal ferroviário transportava 2x ton.km/ano de carga a um preço de R$ 4,00 reais por tonelada. Um aumento de 10% na tarifa provocou uma redução na carga de 12%. Com base nestes dados determine:
a) A elasticidade da demanda em relação a tarifa para a situação observada e se a mesma é relativamente elástica ou inelástica.
b) Verifique se a empresa perdeu ou ganhou em termos de receita;
c)Avalie se o aumento fosse de apenas 5%;
3. Um determinado ramal ferroviário transportava 3x ton.km/ano de carga a um preço de R$ 5,00 reais por tonelada. Um aumento de 15% na tarifa provocou uma redução na carga de 18%. Com base nestes dados determine:
a) A elasticidade da demanda em relação a tarifa para a situação observada e se a mesma é relativamente elástica ou inelástica.
b) Verifique se a empresa perdeu ou ganhou em termos de receita;
c) Avalie se o aumento fosse de apenas 10%;
4. Observou-se numa área urbana que após um acréscimo de 15% no custo de viagem por automóvel houve um acréscimo de 3% de pessoas transportadas pelo metrô e de um decréscimo de 8% das viagens por automóvel. Verifique a Elasticidade da demanda de viagens por automóvel e a elasticidade cruzada da demanda de viagens no metrô.
Exercícios 1,2 e 3 na página 30 do livro CAMPOS, V.B.G Planejamento de transportes: Conceitos e Modelos. Rio de Janeiro: Interciência, 2013.

Outros materiais