Buscar

Mitos e Filosofia / Rousseau e o Contrato Social / Aristóteles e a Cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Filosofia Política
Leia o texto abaixo:
“O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens. Ele vem em forma de narrativa, criada por um narrador que possua credibilidade diante da sociedade, poder de liderança e domínio da linguagem convincente, [...] mas adequando a estrutura do mito de uma forma que tranquilize os ânimos e responda às necessidades do coletivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Paula Perin dos. Origem e Função dos Mitos.:Disponível em: <http://www.infoescola.com/filosofia/origem-e-funcao-do-mito/>. Acesso em: 05 jun.2016.
Considerando a distinção entre mito e filosofia, conforme a sua leitura do livro- base da disciplina Filosofia Política, é correto afirmar:
	
	A
	O nascimento da filosofia entre os gregos significou a ruptura definitiva com os mitos, a forma explicativa baseada em fabulações ilusórias.
	
	B
	A busca por explicações racionais, distanciadas da mera doxa (opinião) e baseada no logos (conhecimento) é o fundamento da ruptura entre os pré-socráticos e as mitologias.
	
	C
	O mito tem caráter pedagógico, não visa explicar o porquê das coisas. Essa passa a ser a função da filosofia. Ainda assim, filósofos da Antiguidade recorriam às narrativas mitológicas.
	
	D
	A filosofia estabelece a ruptura com os mitos, uma vez que as explicações divinas sobre a natureza e os homens perdem poder explicativo na Antiguidade grega.
	
	E
	O abandono de explicações mitológicas, por parte dos filósofos na Antiguidade clássica, foi a pré-condição do desenvolvimento científico.
Questão 2/5 - Filosofia Política
Observe a charge. Ela trata de elementos da teoria política de Rousseau. Na sequência, leia um fragmento de texto de Rousseau sobre a origem dos males da sociedade civil.
“Há comumente muita diferença entre vontade de todos e a vontade geral. Este se prende somente ao interesse comum; a outra, ao interesse privado e não passa de uma soma de vontades particulares. [...]  Se quando o povo suficientemente informado delibera, não tivessem os cidadãos qualquer comunicação entre si, do grande número de pequenas diferenças resultaria sempre a vontade geral e a deliberação sempre seria boa.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROUSSEAU, J. J. Textos diversos. Apud NASCIMENTO, Milton Meire do. Rousseau: da servidão à liberdade. In WEFFORT, F. (org) Os Clássicos da Política (volume 1). São Paulo: Ática:.,  2002.   
A partir deste fragmento de texto que você leu, associado ao livro da disciplina, Filosofia Política, assinale a alternativa correta a respeito do pensamento de Rousseau.
	
	A
	Rousseau parte da hipótese hobbesiana da belicosidade natural do ser humano, expressa na violação do direito de propriedade.
	
	B
	Rousseau tem uma visão negativa sobre o estado de natureza, um estado de conflito e exploração do homem pelo homem.
	
	C
	Rousseau estabelece uma concepção de Estado democrático baseado no poder popular e na coisa pública como guia dos interesses comuns dos cidadãos.
	
	D
	O contrato social é sinônimo de segurança coletiva, de preservação dos direitos individuais do cidadão em risco no estado de natureza.
	
	E
	O Estado democrático de direito tem, em Rousseau, um de seus teóricos. A extinção da propriedade privada é a finalidade do Estado, visando  restaurar a igualdade social perdida.
Questão 3/5 - Filosofia Política
Leia o trecho de texto de Aristóteles:
“Não é apenas necessário, mas também vantajoso que haja mando por um lado e obediência por outro; e todos os seres, desde o primeiro instante do nascimento, são, por assim dizer, marcados pela natureza, uns para comandar, outros para obedecer. […] A natureza, por assim dizer, imprimiu a liberdade e a servidão até nos hábitos corporais. Vemos corpos robustos talhados especialmente para carregar fardos e outros usos igualmente necessários; outros, pelo contrário, mais disciplinados, mas também mais esguios e incapazes de tais trabalhos, são bons apenas para a vida política, isto é, para os exercícios da paz e da guerra. […] Não pretendemos agora estabelecer nada além que, pelas leis da natureza, há homens feitos para a liberdade e outros para a servidão […]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  ARISTÓTELES. A Política. Martins Fontes, São Paulo: 1998. pp. 12, 13, 14.
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, associada à sua leitura do livro Filosofia Política, permite compreender que a cidadania:
	
	A
	possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos têm que trabalhar.
	
	B
	era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
	
	C
	estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
	
	D
	tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
	
	E
	vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Questão 4/5 - Filosofia Política
Leia o fragmento do texto abaixo:
“Está implícita nas análises do Estado [...] de que o governo pretende servir aos interesses da maioria, mesmo que, na prática, nem sempre o faça. O governo está a serviço do povo [...]. É por volta do final do século XVII que apareceram a redefinição do estado de natureza (condição natural do homem) e a formulação sistemática final dos direitos individuais, substituindo a lei divina como o fundamento das hierarquias políticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARNOY, Martin. Estado e Teoria Política. Papirus. Capinas: 2011. p. 21-23.
De acordo com o livro-base da disciplina, Filosofia Política, a partir da tendência de secularização do pensamento político, os filósofos do século XVII e XVIII estão preocupados em justificar racionalmente e legitimar o poder do Estado sem recorrer a qualquer explicação religiosa. Podemos afirmar que estado de natureza em Hobbes e Rousseau significa:
	
	A
	Que os homens são iguais no estado de natureza, mas essa igualdade é interpretada de maneira distinta para os dois filósofos.
	
	B
	Tanto para Hobbes como para Rousseau, os homens são naturalmente egoístas, competitivos e ávidos por glória.
	
	C
	Hobbes e Rousseau consideram que a propriedade privada é a causa das discórdias e injustiças sociais, originadas no estado de natureza.
	
	D
	Os homens são naturalmente iguais e bons. A sociedade os corrompe. Em Hobbes esse desvio deve-se à propriedade privada.  Em Rousseau, no egoísmo humano.
	
	E
	Hobbes e Rousseau consideram que a soberania popular e a vontade geral (ou bem comum) devem guiar as decisões do Estado.
Questão 5/5 - Filosofia Política
Leia o fragmento do Livro VII de A República de Platão:
“Observa Gláucon, que não haverá injustiça em obrigar os nossos filósofos, com palavras razoáveis, a que cuidem dos animais e os protejam. Nós lhe diremos que é natural que em outras cidades os homens de sua classe não participem da política, porque se formam sozinhos e contra a vontade de seus respectivos governos; [...]) Mas a vós outros pusemos nós no mundo para serdes chefes da colmeia, rei de vós mesmos e do resto da cidade, melhor e mais completamente educados que aqueles e mais capazes, portanto, de participar dos assuntos públicos e da Filosofia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PLATÃO. Diálogos III. A República. Livro VII. Ediouro.São Paulo: 1999, p. 157.
Considerando a citação acima, o debate sobre a virtude em Platão e o que você leu no livro-base da disciplina, Filosofia Política, é correto afirmar que:
	
	A
	O homem filósofo em Platão nasce com a alma, a virtude inata e, quando aceita a sua natureza, é estimulado a cumprir sua função de dirigente na cidade.
	
	B
	Platão, assim como Sócrates, considera que o ensino da virtude é a tarefa do filósofo. Todos podem aprender e ser dirigentes da cidade.
	
	C
	Platão repudia quaisquer concepções aristocráticas, segundo as quais a política só deve ser praticada por pessoas especializadas.
	
	D
	Platão critica a tese de Sócrates de que não é o desejo que faz o filósofo. É a sua natureza que o transforma em mais capaz que outros de participar da vida pública.
	
	E
	Platão afirma que todo filósofo pode ser um criador de animais e qualquer cidadão comum pode ser um filósofo.

Outros materiais