A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Apol 1 - Lógica Matemática uninter

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Lógica Matemática
Leia o seguinte fragmento de texto:
"'É lógico que, quando o preço do combustível aumenta, o preço das passagens de ônibus também aumenta.' 
Depois de uma frase desse tipo, é comum aparecer uma série de razões que procuram fundamentar a CONCLUSÃO, enunciada na afirmação inicial. Esse encadeamento de razões que devem conduzir à conclusão é um ARGUMENTO. As razões alegadas são as PREMISSAS do argumento".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, N.J.; CUNHA, M.O. Lógica e linguagem cotidiana: Verdade, coerência, comunicação, argumentação.2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 16.
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à lógica matemática para acadêmicos sobre os valores lõgicos das proposições, analise as seguintes assertivas e assinale a correta.
	
	A
	A proposição p: "sen(x)=−8sen(x)=−8" tem valor verdadeiro.
	
	B
	A proposição q: "−3>−8−3>−8" é falsa.
	
	C
	A proposição r: "cos(x)=12cos⁡(x)=12  é verdadeira, conforme o valor do ângulo desconhecido xx”
	
	D
	A proposição t: "3√−8=±2−83=±2 é verdadeira no conjunto dos números inteiros".
	
	E
	A proposição u: “|x|<3|x|<3 implica em x<−3x<−3 ou x>3x>3”.
Questão 2/5 - Lógica Matemática
Considere o trecho de texto a seguir:
"Ao construir um argumentos, pretendemos justificar a verdade da conclusão a partir da verdae das premissas. Duas condições, portanto, são necessárias para que possamos garantir a verdade de uma conclusão: a verdade das premissas e o recurso a uma argumentação coerente". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, N.J.; CUNHA, M.O. Lógica e linguagem cotidiana: Verdade, coerência, comunicação, argumentação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 22.
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à lógica matemática para acadêmicos sobre o conceito de tautologia, analise as seguintes assertivas e assinale a correta:
	
	A
	Uma tautologia é toda proposição composta cujo valor lógico é sempre a verdade, independentemente dos valores lógicos das proposições simples.
	
	B
	Se o valor lógico de uma proposição for falso, a tautologia é falsa.
	
	C
	A tautologia tem o mesmo valor que a contradição.
	
	D
	A contradição pode ser verdadeira desde que faça a negação de uma tautologia falsa.
	
	E
	A contradição pode ser verdadeira ou falsa dependendo do valor lógico das outras proposições.
Questão 3/5 - Lógica Matemática
Considere o trecho de texto a seguir:
"Chama-se disjunção de duas proposições pp e qq a proposição representada por 'p ou q', cujo valor lógico é a verdade (V) quando ao menos uma das proposições p e q é verdadeira e a falsidade (F) quando as proposições p e q são ambas falsas. Simbolicamente, a disjunção de duas proposições p e q indica-se com a notação: 'p∨q', que se lê: 'p ou q'".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR FILHO, Edgard de. Iniciação à lógica matemática. São Paulo: Nobel, 2002. p. 20.
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à lógica matemática para acadêmicos sobre implicação lógica, considerando a tabela-verdade referente à condicional "p → q" e à conjunção "p ∧ q", analise as assertivas a seguir e assinale a correta:
	
	A
	Se o valor de p for (V) e o valor de q for (V), então o valor de p∧q será (F).
	
	B
	Se o valor de p for (V) e o valor de q for (V), então o valor de p→q será (F).
	
	C
	Se o valor de p for (F) e o valor de q for (V), então o valor de p→q será (F).
	
	D
	Se o valor de p for (F) e o valor de q for (F), então o valor de p∧q será (V).
	
	E
	Se o valor de p for (F) e o valor de q for (V), então o valor de p∧q será (F).
Questão 4/5 - Lógica Matemática
Considere o trecho de texto a seguir:
"O número de linhas da tabela-verdade de uma proposição composta depende do número de proposições simples que a integram, sendo dado pelo seguinte teorema: A tabela verdade de uma proposição composta com n proposições simples componentes contém 2n2n linhas".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR FILHO, Edgard de. Iniciação à lógica matemática. São Paulo: Nobel, 2002. p. 29.
Considere a seguinte tabela:
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à lógica matemática para acadêmicos, considerando a última coluna da dada tabela-verdade, analise as seguintes assertivas e assinale a correta:
	
	A
	Na primeira linha, o resultado é F.
	
	B
	Na segunda linha, o resultado é V
	
	C
	Na terceira linha, o resultado é V
	
	D
	Na quarta linha, o resultado é V.
	
	E
	A maioria das respostas é F.
Questão 5/5 - Lógica Matemática
Leia o texto abaixo:
"Como negar disjunção Negando cada uma das proposições simples que a constituem. Por exemplo, se a proposição composta 'A garantia do carro é de 1 ano ou 10 mil quilômetros' é verdadeira, e sabendo-se que a mencionada garantia expirou, o que podemos concluir?".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, N.J.; CUNHA, M.O. Lógica e linguagem cotidiana: Verdade, coerência, comunicação, argumentação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 55.
Considere a tabela a seguir:
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à lógica matemática para acadêmicos sobre relação de equivalência, analise as seguintes assertivas e assinale a alternativa que apresenta uma proposição correspondente aos elementos e condições da dada tabela-verdade.
	
	A
	Proposição (r∨s)⇔(∼s↔∼r)
	
	B
	Proposição (r→s)⇔(∼s→∼r)
	
	C
	Proposição (r∧s)⇔(∼s→r)
	
	D
	Proposição (r→∼s)⇔(∼s→∼r)
	
	E
	Proposição (r→s)⇔(s→∼r)