Buscar

apol objetiva 1- lingua portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia a passagem do texto abaixo:
“A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir dos seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que você sabe sobre a linguagem etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOCH, I. V. Ler e compreender: Os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 12.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa sobre os fatores que, combinados, atuam para a formação do leitor, é correto afirmar que esquemas são:
	
	A
	As informações prévias que o leitor traz ao texto, incluindo aí suas crenças e hábitos.
	
	B
	Informações exclusivamente compostas dos mapas mentais que o leitor constrói a partir da influência da família.
	
	C
	Tão somente os conceitos criados pelo leitor a partir da leitura em questão.
	
	D
	O conjunto de informações sintetizadas, fornecidas pelo autor do texto ao leitor, de modo que este entenda o que é dito.
	
	E
	Os elementos pós-textuais, elencados pelo autor do texto, com o intuito de resenhar as ideias principais do texto.
Questão 2/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia a passagem de texto abaixo:
“O constante contato com a leitura auxilia na organização e no desenvolvimento dos processos cognitivos necessários para a compreensão textual. Esse contato pode ser mediado pelas próprias práticas sociais da leitura e escrita. A contação de histórias, o manuseio de livros e de revistas estimula ao aluno e pode corroborar para a formação de um leitor proficiente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUIMARÃES, Patrícia Maria Costa Santos; EMMERICK, Thamires de Abreu; VICENTE, Aline Lacerda; SOARES, Adriana Benevides. Diagnóstico da compreensão textual de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 16, n. 1, jan./jun. 2012. p. 95-103. <http://www.scielo.br/pdf/pee/v16n1/10.pdf>. Acesso em 15 abr. 2016.
Considerando o fragmento de texto acima e conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre o processo de leitura, é correto afirmar que o leitor proficiente:
	
	A
	Tem um vocabulário reduzido e por isso o processo da leitura exige operações de compreensão sintática e semântica.
	
	B
	Deve fazer uma leitura mais criteriosa, sem que palavras sejam puladas.
	
	C
	Faz um reconhecimento instantâneo da palavra ou dos segmentos maiores que ela.
	
	D
	Normalmente não fixa palavras no que diz respeito à ortografia e à fonologia.
	
	E
	Com o seu avanço linguístico, é capaz de ler qualquer texto sem recorrer a outras fontes, como o dicionário
Questão 3/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Atente para a citação a seguir:
“A linguagem verbal, atividade discursiva que é, tem como resultado textos orais ou escritos. Textos que são produzidos para serem compreendidos. Os processos de produção e compreensão, por sua vez, se desdobram respectivamente em atividades de fala e escrita, leitura e escuta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>. Acesso em 15 abr. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Língua Portuguesa sobre as diferenças entre a fala e a escrita, relacione corretamente essas duas formas de comunicação humana às suas respectivas características:
1.  Fala
2.  Escrita
(   ) O falante e o ouvinte estão em contato direto, possibilitando, assim, uma interação por troca de turno.
(   ) Há um contato direto e visível entre falante e ouvinte.
(   ) Espera-se maior estruturação da linguagem.
(   ) É transitória e possibilita redundâncias.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2
	
	C
	2 – 2 – 1 – 2
	
	D
	1 – 1 – 2 – 1
	
	E
	2 – 1 – 2 – 1
Questão 4/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Analise a imagem abaixo:
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: EDUCAR Brasil. <http://www.educarbrasil.org.br/publicacoes/diversidade-cultural-e-educacao/>. Acesso em 13 abr. 2016.
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Língua Portuguesa sobre os critérios para a organização dos conteúdos de ensino, fundamentado nas práticas sociais de uso da linguagem verbal como atividade discursiva, de acordo com o que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), assinale a alternativa que relaciona corretamente esses critérios à imagem acima.
 
 
	
	A
	A definição dos critérios, recomendados pelos PCN para a organização dos conteúdos de ensino da língua, deve considerar as diferenças sociais e econômicas existentes no Brasil, bem como a valorização cultural de cada região.
	
	B
	A definição dos critérios, recomendados pelos PCN para a organização dos conteúdos de ensino da língua, considerou todas as diferenças sociais e econômicas existentes no Brasil, devendo ser seguida sem alterações em todas as escolas do território nacional.
	
	C
	O currículo escolar não deve contemplar as culturas diferentes das pertencentes ao Brasil, assim, por exemplo, não se deve trabalhar nas aulas conteúdos religiosos que não estejam ligados às religiões brasileiras, como é o caso da religião praticada por um dos personagens da figura acima, que aparenta ser muçulmano.
	
	D
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão divididos em: Parâmetros Curriculares Nacionais para caucasianos, Parâmetros Curriculares Nacionais para afrodescendentes, Parâmetros Curriculares Nacionais indígenas e Parâmetros Curriculares Nacionais para estrangeiros.
	
	E
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais preveem que os docentes tenham a mesma referência cultural dos alunos.
Questão 5/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia o excerto de texto a seguir:
“A língua tem como constituinte a interação verbal. A enunciação, salienta Bakhtin/Volochinov, é resultado da interação de dois indivíduos: o locutor e o interlocutor, que se estabelecem socialmente e caso não haja a presença real do interlocutor, ‘este pode ser substituído pelo representante médio do grupo social ao qual pertence o locutor’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENEGASSI, Renilson José. O interlocutor nas propostas de produção textual no livro didático. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, 50(1), p. 169-187, jan./jun. 2011. <http://www.scielo.br/pdf/tla/v50n1/a10v50n1.pdf>. Acesso em 14 abr. 2016. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre os fatores que podem afetar a comunicação entre os falantes, no que se refere ao ritmo de fala, é correto afirmar que esse fator:
	
	A
	Ocorre quando o falante sabe com quem está falando e utiliza uma variedade de língua adequada ao ouvinte e à situação de fala.
	
	B
	Diz respeito ao ritmo e à voz do falante, elementos que demonstram o quanto o falante está seguro e também a qualidade do conteúdo da fala.
	
	C
	Está relacionado com a qualidade da voz e da vibração da emissão das palavras.
	
	D
	Relaciona-se com a velocidade que o falante imprime à sua fala.
	
	E
	Relaciona-se à mensagem corporal transmitida no momento da enunciação, bem como à maneira como a mensagem é recebida.

Outros materiais