Buscar

Prova Projeto de máquinas AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1)R: Engrenagem cilíndrica de dentes reto: É usada em transmissão que requer mudança de posição de engrenagens em serviço, pois é fácil de engatar. É a mais empregada na transmissão de baixa rotação do que na alta rotação por causa do ruído que produz. 
2)Engrenagem cilíndrica dentes helicoidais: é usado em transmissão fixa de rotação elevada por ser silenciosa devido a seus dentes estarem em componentes axial de força que deve ser compensada pelo mancal ou rolamento. Serve para transmissão de esixo paralelos entre si e também para eixos que formam um ângulo qualquer entre si (normalmente 60º)
3) Engrenagem cônica com dentes em espiral: Em pregada quando o par de rodas cônicasdeve transmitir grandes potências e girar suavemente, pois com este formato de dentes consegue-se o engrenamento de dois dentes.
4) Transmissão correia dentada “Fale”: A correia dentada em lumiar com a roda dentada correspondente permite uma transmissão de força sem deslizamento. As correias de qualidade tem no seu interior vários ____ helicoidais de aço ou fibra de vidro que suportam a carga e impedem o alongamento. A força se transmite através dos flancos dos dentes e pode chegar a 400N/cm²
5) Procedimentos em manutenção com a correia “fale”: A correia é importante para máquinas. Quando mal aplicada ou frouxa, provoca a perda de velocidade e de eficiência da máquina, quando esticada demais, há quebra do eixos ou desgaste rápido dos mancais.
6) De 4 exemplos de emprego da correia em “V”:
1- Praticamente não tem deslizamento. 2- relação de transmissão até 10:1 3- Permite uma boa proximidade entre eixos. O limite é dado por (D+3/2h). 4- A pressão nos flancos, em consequência do
Efeito de cunha, triplica em relação à correia plana.
7) Correntes. Seus tipos: 1: corrente de rolos “fale”: É composta por elementos internos e externos, onde as talas são permanentemente ligadas através de pinos e buchas; Sobre as buchas são, ainda, colocados rolos. Esta corrente é aplicada em transmissão, em movimentação e sustentação de contrapeso e, com abas de adaptação em transportadores; é fabricada em tipo standard médio e pesado.
8) Corrente de elos livres: Está é uma corrente especial usada para transportadores e em alguns casos pode ser usada em transmissões. Sua característica principal é a facilidade de retirar-se qualquer elo quando apenas necessário suspendê-lo. É conhecido por “link chain”
9) Fale sobre fabricação das correntes: As talas são estampadas de fitas de aço; os rolos e as buchas são repuxados de chapa de aço ou anrolados de fitas de aço. Os pinos são cortados de arames de aço. As peças prontas são separadamente beneficias ou temperadas para aproximadamente 60 rockwell
10) Cabo de aço, como são construídos os cabos: São construídos por um conjunto de fios de aço concentrados em espiral e enrolados numa alma de material têxtil ou aço. Como se dá a construção de um cabo: arame; arame central; perna; cabo de aço; as pernas dos cabos podem ser feitos em uma, duas ou mais operações, conforme sua construção.
11)Fale sobre os cuidados especiais necessários de enrolamento e desenrolamento de cabos de aço: As movimentações para a operação de desenrolamento visam evitar o Nó e acontece com uma certa frequência e que causa a redução da resistência e da durabilidade do cabo de aço.

Outros materiais