Buscar

Avaliação 2 objetiva planej e desenv organ hospitalar flex Uniasselvi

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	EU
	
	Disciplina:
	Planejamento e Desenvolvimento Organizacional Hospitalar (HOS20)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:456817) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12970837
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A departamentalização é um dos conceitos mais básicos da organização, um meio de alcançar igualdade de tarefas em cada elemento. Nessa igualdade, é possível reunir, no mesmo órgão, àqueles que estão elaborando o mesmo trabalho, os mesmos clientes, processos e o mesmo lugar. De acordo com Oliveira (2002), temos algumas formas de departamentalização usadas pelas organizações. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- A departamentalização funcional acredita nas funções avançadas dentro da empresa no agrupamento das ações e tarefas.
II- A departamentalização territorial ou geográfica ocorre quando o agrupamento das atividades acontece de acordo com a localização onde o trabalho será executado pela empresa.
III- A departamentalização por clientes é executada de acordo com as necessidades e a preferência dos clientes. Inclui também idade e nível econômico. 
IV- A departamentalização por processos é executada por empresas têxteis, e a aplicação está voltada aos níveis mais altos da organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, Djalma de Pinto Rebouças de. Sistemas, organização & métodos: uma abordagem gerencial. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	2.
	Em 335 d.C., devido à fé cristã, o imperador Constantino destruiu os templos de Esculápio, no lugar dos templos, ele construiu um hospital com o objetivo de atender a estrangeiros e a peregrinos. Assim, a história do hospital no mundo teve início. Assinale a alternativa CORRETA que define a missão do hospital à época:
	 a)
	A missão dos hospitais estava atrelada a proporcionar tratamentos que não tinham indicação de serem realizados em casas.
	 b)
	A missão dos hospitais estava atrelada a prevenir doenças, restaurar a saúde, exercer as funções educativas e promover a pesquisa.
	 c)
	A missão dos hospitais estava atrelada à realização de procedimentos cirúrgicos ou obstétricos, caracterizados pelas intervenções em ambientes hospitalares específicos.
	 d)
	A missão dos hospitais estava atrelada a questões espirituais, atendendo a pessoas doentes e moribundas.
	3.
	A pesquisa clínica tem como foco apurar temas e assuntos voltados ao tratamento de doenças, epidemiologia e diagnóstico nos seres humanos. No Brasil, a pesquisa clínica evoluiu nos últimos anos, segundo o Conselho Nacional de Saúde. Entretanto, ainda precisa melhorar muito nessa área. Sobre as pesquisas no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I- No Brasil, a burocracia e a falta de investimento para a pesquisa clínica impede um maior avanço na área da medicina.
II- O crescimento da economia e a inovação andam juntos. Contudo, são necessárias políticas que incentivem o desenvolvimento da pesquisa para um crescimento da saúde no nosso país.
III- O instituto Sírio-libanês é um hospital público e tem um centro de pesquisas voltado somente para profissionais da área.
IV- No Brasil, a atividade de pesquisa é marcada pelos hospitais privados e somente por profissionais que têm mais de 10 anos de experiência na área da saúde.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	4.
	Assim como as empresas, as instituições hospitalares também podem ser apresentadas e entendidas por um organograma. Segundo Tajra (2011), o organograma é um instrumento que representa a organização formal e favorece o desenvolvimento do planejamento da organização. Sobre os níveis hierárquicos de uma organização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No 1º nível do organograma devem ficar as linhas dos órgãos deliberativos, como conselhos, assembleias e acionistas. 
(    ) No 2º nível devem ficar as linhas dos órgãos executivos, representados por diretoria, presidência e superintendência. 
(    ) As assessorias terceirizadas, órgãos provisórios e outros órgãos que forem considerados diferenciados para a empresa, devem constar no organograma com linha diferenciada, como utilizar linha pontilhada.
(    ) Ao elaborar um organograma, podemos fazer o cruzamento de linhas e a inclusão de linhas diagonais quando necessário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: TAJRA, S. F. Gestão estratégica na saúde: reflexões e práticas para uma administração voltada para a excelência. São Paulo: Érica, 2001.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	Os hospitais, no final do século XIX, com o avanço da medicina, infraestrutura e tecnologia, começaram a atender à sociedade toda, incluindo prevenções, atendimento de emergência e ensino de pesquisa. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), foram determinadas as principais funções de um hospital. Assinale a alternativa CORRETA que define algumas dessas funções importantes para um hospital:
	 a)
	Restauração da saúde e sem pesquisas.
	 b)
	Sem internações hospitalares e procedimentos cirúrgicos.
	 c)
	Somente atendimento aos carentes.
	 d)
	Incentivar a pesquisa e impedir doenças.
	6.
	O primeiro hospital no Brasil surgiu no ano de 1543, ou seja, 43 anos após a descoberta do Brasil. Foi a Santa Casa de Misericórdia de Santos por Brás Cubas. Com o passar dos anos, outros hospitais foram surgindo para atender a toda a comunidade. Sobre as funções do hospital, analise as afirmativas a seguir:
I- A função prevenir doenças está voltada às atividades dos ambulatórios, nas quais o paciente recebe o primeiro atendimento.
II- A função restaurar a saúde constitui-se no diagnóstico em que recebe cuidados especiais, clínicos e cirúrgicos, e o paciente poderá voltar às suas atividades normais.
III- A função pesquisa visa somente à educação da saúde pública, com o objetivo de integrar a comunidade, a família e o paciente.
IV- A função educativa visa à pesquisa dos estudantes e comunidade e não tem centro de pesquisa nos hospitais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	7.
	Assim como as empresas, as instituições hospitalares também são compostas por um organograma. Um organograma é um instrumento que auxilia várias ações que favorecem o planejamento da organização. Sobre os diversos tipos e funções de um organograma, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma das principais atividades de um organograma é analisar e definir os layouts e implementar melhorias nos processos. 
(    ) Um tipo de organograma é o radial, que é usado para as organizações que possuem diferentes áreas de atuação geográfica.
(    ) Temos o organograma clássico, que representa a organização, mas não deixa evidente os níveis hierárquicos. 
(    ) O organograma em barras é o único que permite uma rápida verificação de autoridade e nos setores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	Os formulários são instrumentos essenciais e indispensáveis para os profissionais da saúde. São meios de comunicação e registro de informações ordenados em dados qualitativos e quantitativos. Sobre a elaboração
dos formulários, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Todo formulário deve ter identificação fácil e possuir um campo para preencher essas informações para tal finalidade.
(    ) O formulário deve conter um tamanho padrão, para uma melhor distribuição das informações.
(    ) O formulário não precisa conter um tamanho padrão, pois a distribuição das informações pode ser qualquer papel.
(    ) Os formulários não servem para organizar a rotina administrativa de um hospital, e sim somente a entrada dos pacientes no hospital.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	9.
	Com o passar dos anos, a assistência médico-hospitalar se tornou mais complexa e, com isso, os estabelecimentos hospitalares se diversificaram. Assim, hoje encontramos vários tipos de hospitais, de acordo com a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNAH) instituída pela Consulta Pública nº 19 de 1º de Novembro de 2012, seção II - das definições e classificações. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA referente às características necessárias para uma instituição ser classificada como hospital:
FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Atenção Hospitalar. Brasilia/DF, 2012. Disponível em: <http://www.lex.com.br/legis_23930826_CONSULTA_PUBLICA_N_19_DE_1_DE_NOVEMBRO_DE_2012.aspx>. Acesso em: 17 set. 2018.
	 a)
	Excepcionalmente, os hospitais especializados em pediatria e cuidados prolongados e as maternidades podem contar com um quantitativo mínimo de 20 (vinte) leitos.
	 b)
	Prestar atendimento ininterrupto, 24 (vinte e quatro) horas por dia, de segunda a sábado. Devem ainda ter densidade tecnológica, estrutura física, processos organizativos e profissionais adequados ao seu perfil assistencial e contar com, no mínimo, 20 (vinte) leitos.
	 c)
	Prestar atendimento ininterrupto, 24 (vinte e quatro) horas por dia, todos os dias da semana, por demanda referenciada e/ou espontânea. Devem ainda ter densidade tecnológica, estrutura física, processos organizativos e profissionais adequados ao seu perfil assistencial e contar com, no mínimo, 50 (cinquenta) leitos.
	 d)
	Hospitais gerais ou especializados deve possuir no mínimo, 40 leitos e os hospitais especializados em pediatria, cuidados prolongados e maternidades com, no mínimo, 20 leitos, deverão abranger uma população de pelo menos 30.000 (trinta mil) habitantes.
	10.
	A Organização Mundial da Saúde determinou algumas funções para um hospital. E uma delas consiste nas ações de ambulatório, na qual os pacientes recebem o primeiro atendimento ou os mesmos retornam para o deslocamento após a liberação do hospital. Evitar as doenças consiste em ações da vigilância em saúde, saúde mental e materno-infantil. Assinale a alternativa CORRETA que define esse tipo de função na área da saúde:
	 a)
	Pesquisa em laboratórios.
	 b)
	Procedimentos cirúrgicos.
	 c)
	Prevenção de doenças.
	 d)
	Pesquisa científica.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais