Buscar

TEORIAS PARA O SERVIÇO SOCIAL PARA ESTUDAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEORIAS PARA O SERVIÇO SOCIAL
1: A classe capitalista e a classe trabalhadora representam classes sociais a alternativa correta:
B) O antagonismo de interesses se expressa na luta de classes.
2- A dinâmica social do sistema capitalista fundado em um regime de acumulação correto afirmar que:
E) As alternativas a b e c estão corretas 
3- A especialização do trabalho do assistente social vincula-o aatuação junto aos no campo político-ideológico. Assim, é incorreto afirmar:
C) O trabalho do assistente social deve ser compreendido como a aplicação de menos instrumentos de trabalho, tais como visitas, relatórios, questionários etc.
4: Analise o enunciado a seguir e assinale a alternativa correta: O Serviço Social participa tanto do processo de reprodução dos interesses de preservação do capital quanto das respostas às necessidades de sobrevivência daqueles que vivem do trabalho.Esse 
D) Da relação de classes.
5-Análise do serviço social no âmbito das relações sociais capitalistas e superar os influxos liberais que grassam que as análises sobre a chamada Central sino como fazer a partir da justificativa de que o serviço social é uma :
D) profissão voltadaintervenção na social . 
6-Ao desenvolver sobre a luta de classes, Karl Marx conceitua que a história da humanidade se base na sua história econômica e na luta de classes...perpassam praticamente toda teoria marxista pode ser visualizado nas seguintesafirmativas:
A)A base da sociedade e a produção econômica definida pelo modo de produção instituído, que cria nas relaçõessociaisforças antagônicas representadas pelas classes oponentes burgueses e proletariado
7-Ao refletir sobre o território de um país e seu papel num espaço globalizado, Santos e Silveira (2006) afirmam que há algumas áreas nos territór.. Rio de Janeiro: Record, 2006. Levando em consideração as afirmações de Santos e Silveira (2006), pode-se 
C)O espaço nacional da economia internacional.
8: A perspectiva desenvolvida no serviço social que enfatiza a obrigatoriedade de o processo de trabalho do assistente social..... relação às perspectivas teóricas mais usuais no serviço social, assinale a alternativa correta:
D) O materialismo histórico, desenvolvido por Marx, procura explicar a sociedade de forma abrangente, circundando o objeto do conhecimento pautado na compreensão de todas as suas mediações e das correlações oriunda s de uma 
9: As políticas neoliberais de corte que foram consagradas no denominado Consenso de Washington constituem um conjunto de regras aplicadas a países e re
A) Pela desregulamentação dos mercados, a abertura comercial e financeira, a privatização do setor público e aredução do Estado, recomendadas pelo Banco Mundial, assumem característica de doutrina aceita por praticamente todos os países.
10-As transformações que ocorrem no mundo do trabalho trazer expressiva s mudanças nas relações estado x sociedade civil no âmbito das políticas sociais:A) A substituição do Estado pelas organizações particulares sobre o livre controle dos indivíduos no planeja mento e na execuçã o das políticas sociais. 
12-A transferência de responsabilidades para organizações da sociedade civil de interesse público, a decisão quanto.., tem como 
E) Deixar de ser um direito resguardado por lei.
13-Considerando que a compreensão da prática profissional enquanto trabalho dá-se a ..da centralidade do trabalho na vida humana, 
B) A maioria possui somente sua força de trabalho como propriedade, não dispondo de outros meios para produzir valor
14: Como profissão inscrita na divisão do trabalho, o serviço social surge como parte de um movimento Igreja Católica, no início da 
C) Moral e religiosa.
15-Durante o processo de reconceituação da profissão, a categoria começa a se preocupar ...Desse processo, resultaram as 
B) O instrumental tem caráter técnico e político. Técnico por necessitar de um conhecimento teórico e dehabilidades específicas para a sua utilização, e político porque está diretamente relacionado ao modelo social que se pretende atingir,.. 
16-Entre os desafios do Serviço Social contemporâneo, destaca-se o desafio de:
B) romper com a prática simplesmente burocrática e rotineira dentro das instituições privadas e públicas.
17: ENADE (2018): O projeto de formação profissional na contemporaneidade exige a radical conciliação do projeto formativo com a história. Mais ainda, demanda uma qualidade de formação que, sendo crítica e atenta ao nosso tempo, seja capaz de antecipar 
E) I, II e III.
18- ENADE(2010)O pensamento neoliberal defende uma segmentação entre as esferas do Estado e do mercado. O neoliberalismo 
D. reduz suas intervenções no campo social, apela à solidariedade e se apresenta como parceiro da sociedade em suas responsabilidades sociais.
19-(Enade 2018) No Serviço Social, a instrumentalidade trata-se de uma construção sócio-histórica, que possibilita aos profissionais ,,connsiderando a articulação das dimensões profissionais de assistentes sociais, assinale a opção correta.
A) O trabalho de assistentes sociais demanda a articulação das dimensões do exercício profissional na construção de respostas criativas e propositivas de intervenção.
20: Na busca da redução do gasto público, o alvo preferido têm sido as políticas sociais, tidas como causaprincipal do déficit público. 
Descentralização.
21: Na perspectiva hegemônica no Serviço Social brasileiro, a relação teoria-prática:
E) pretende situar e analisar os fenômenos sociaisem seu complexo e contraditório processo de produção e reprodução, como síntese de múltiplas determinações, na perspectiva de totalidade.
22: No processo histórico de construção do Serviço Social no Brasil, a profissão duas das encíclicas da Igreja Católica que influenciaram o início da profissão.
C) RerumNovarum e Quadragésimo Ano.
23-No livro “Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma. Em relação a tal construção analítica é INCORRETO 
B) As classes sociais fundamentais só existem em relação, pela mútua mediação entre elas, e com isso a atuação do Assistente Social é polarizada pelos interesses de tais classes, portanto o Assistente Social responde tanto a demandas do capital como do trabalho, privilegiando as demandas do primeiro.
24-No que se refere ao processo de institucionalização e de legitimação do serviço social no Brasil, assinale a alternativa correta.
A-A influência da igreja católica na gênese do serviço social brasileiro imprimiu a característica de apostolado à profissão e direcionou o tratamento da questão social como problema de cunho moral e religiosos.
25-No serviço social tradicional a atuação profissional era focada no atendimento individual das pessoas consideradas desajustad as, buscando. o que significa que:
A- as pessoas consideradas ‘’desajustadas’’ eram incapazes de decidir o que era melhor para suas vidas, precisando de ajuda dos profissionais para se adequar a realidade, na qual não poderia interferir.?????
26-O atual contexto neoliberal exige que o Assistente Social tenha competência para decifrar “os fetiches desses tempos presididos pelas finanças”, o que requer
B)A apreensão, na realidade, das tendências e possibilidades a serem transformadas em projetos de trabalho profissional.
27- O advento do capitalismo na Europa, no século XVIII, proporciona a substituição gradativa dotrabalho dos artesãos pela máquina. Esses processo proporcionou alguns problemas:
C) Constituição conservadora.
28-Para qualificar o tipo de política pública que deve ser adotada e defendida, o, assinale a alternativa incorreta.
A) O serviço social deve transferir para a sociedade, que tem melhores condições de resolubilidade, as tarefas e aresponsabilidade de combate à pobreza.
29- Para analisar o Serviço Social como parte das transformações históricas da sociedade, énecessário:
D) Transpor o universo estritamente profissional, isto é, romper com uma visão endógena da profissão.
30-Para a permanênciado capitalismo monopolista, era importante a dissimulação dessa realidadeantagônica.Assinale qual foi a estratégia utilizada na realidade brasileira:
E) Foi a aproximação desta com os agentes responsáveis por ações filantrópicas de intervenção junto à pobreza eàs mazelas sociais provocadas pelo capitalismo.
31-Relacione adequadamente os três setores da sociedade às suas respectivas características.
A)2,3,1
32 -Segundo o pensamento de Karl Marx (O Capital) há duas divisões do trabalho inteiramente diversas. Baseado nesses pressupostos teóricos, assinale a opção falsa.
d) A divisão do trabalho no seio da produção pressupõe a distribuição dos meios de produção como propriedade privada do capitalista.??
 33-O Serviço Social brasileiro nasceu no âmbito da contradição capital/trabalho, no momento que emerge a sociedade industrial, na década de 1930,
 mecanismos de apaziguamento e atenuação das relações dos trabalhadores.
E-sua institucionalização é uma consequência da legitimação realizada pelas classes dominantes e impulsionada pela Igreja.
 
 DiSCURSIVAS
1-A denominação técnica dada a necessidade social e que nessa situação representa as dos trabalhadores que não são atendidas por meio da remuneração de seu trabalho é considerada como: Demanda Social
2-A interação global, marcada pela quebra de fronteiras, unificação econômica, acentuação das desigualdades é uma das características: 
Uma característica da globalização é a interação global, marcada pela quebra de fronteiras, unificação econômica, acentuação das desigualdades, avanço da tecnologia, pesquisas e uma economia pautada no capitalismo desenfreado e na lógica do lucro. Da Globalização
3-A partir da (contra) reforma do Estado, uma das principais diretrizes para as políticas sociais passa a ser a descentralização. Com base na constituição federal do Brasil de 1988, faça considerações sobre a diretriz da descentralização. 
A Descentralização visava a qualidade e a produtividade do serviço público e busca combater a burocratização e ineficiência do gasto social, através da transferência das decisões da esfera federal para estados e municípios, a sociedade civil que deveria controlar e fiscalizar as ações governamentais, por meio da participação, tem sido substituída pelo terceiro setor, que é constituído predominantemente pelasNGs –,OSCIP –e organizações filantrópicas sem fins lucrativos, as quais, em sua grande maioria, na verdade representam apenas seus próprios interesses.
4-A primeira forma de abordagem do pensamento social é o positivismo, que foi sistematizado por August Comte no século XIX. Descreva algumas características desse tipo de abordagem considerando sua influencia para o serviço social.
Visão isolada dos fenômenos sociais, análise da realidade não de forma totalitária, mas por partes isoladas; A realidade é somente dos fatos sociais que podem ser observados, os desejos e as subjetividades não são considerados; Desinteresse pelas causas dos fenômenos, ou seja, não busca o “porque’ dos acontecimentos sociais.
5-Cite algumas técnicas que o assistente social utiliza em sua prática profissional. Entrevistas, aplicações de questionários, jogos interativos, dinâmicas grupais, recursos musicais, poemas, teatro, fantoches, literatura de cordel leituras discussões coletivas de textos, produções de painéis temáticos, apresentação com recursos de multimídia e artesanato.
6-Conceitue Demanda social.
R.A denominação técnica dada á necessidade social e que nessa situação representa as necessidades dos trabalhadores que não são atendidas por meio da remuneração.
7-Descreva algumas considerações sobre a globalização.
A globalização altera significadamente o cotidiano do homem não pode ser vista isoladamente, mas sim como um fenômeno acrescido de muitos acontecimentos fundamentado no capitalismo, outra característica é a interação global marcada pelas quebras de fronteiras, unificando a economia e acentuação das desigualdades, o avanço da tecnologia 
8-Descreva a instrumentalidade do Serviço Social.
Instrumentalidade é a capacidade adquirida pelo profissional de Serviço Social durante o processo de atuação de planejar e estabelecer objetivos com a finalidade de alcançar resultados, utilizando conhecimentos adquiridos: ético políticos, teórico metodológicos e técnico 
9-Porque a constituição federal do Brasil de 1988 é considerada a constituição cidadã? 
A Constituição de 1988 foi escrita com a participa ção popular, a qual contém muitos direitos e garantias individuais aos cidadãos. Foi na Constituição Federal de 1988 que definiu o tripé da S eguridade Social, com p osta pela Saúde, Previdência e Assistência Social. 
10-Porque a tríplice modalidade de resposta á “questão social” – estatal, filantrópica e mercantil- necessita de um processo que cumpra uma função ideológica e de viabilidade econômica? Explique.
Montano adverte que, as organizações do chamado terceiro setor não tem condições de autofinanciamento e dependem particularmente de transferência dos recursos públicos para seu funcionamento mínimo. Essa transferência é chamada, ideologicamente, de parceria entre o Estado e a sociedade civil, haja vista que o estado está supostamente, contribuindo, financeira.
11-Por que podemos afirmar que no posicionamento funcionalista o Serviço social tradicional propõe um trabalho de ajustamento, de integração do indivíduo ao seu meio? Explique. Porque assim como no positivismo, o funcionalista reflete uma visão fragmentada dos fenômenos sociais ao revelar que cada parte tem sua função especifica e que o todo funciona harmonicamente, diante disso o serviço Social pautou suas práticas Sociais inserido nessa concepção tradicional conservadora desde sua gênese ao movimento de ruptura o tradicionalismo na profissão, por ocasião do segundo lustro dos anos de 1970, cuja prática voltava-se para correção de disfunções Sociais, contribuindo assim para o ajustamento 
12-Qual é a exigência inicial para que as organizações do terceiro setor possam atuar na área da assistência social?
Para qu e as OTS possam atuar de mane ira legítima no âmbito da Assistência Social, se faz necessár ia sua prévia inscrição no Conselho Municipal de Ass istência Social (de acordo com o Art. 9° da Lei 8.742, de 1993), sendo qu e essa inscrição é condição básica para o encaminhamento de solicitação de certificado de fins filantrópicos junto ao Conselho Nacional de Assistência so cial. 
13-Qual o objetivo do serviço social?
Tem por objetivo com sua postura ética diminuir as diferenças Sociais, capacitando os indivíduos para convivência em sociedade. Defende, amplia e garante o direito e a assistência dos desamparados socialmente, dentro de uma política pública, dando interferência na luta de class
14-Quais são algumas características do movimento de reconceituação de serviço social?
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social representou um marco decisivo no pro cesso de rup tura com as bas es de atuação tradicionais e a possibilidade de uma revisão crítica das concepções até então influentes nesta profissão. Tornou evidente o caráter político da profissão, bus cando a ruptura com uma prática historicamente articulada aos interesses dominante s e colocando a possibilidade de desenvolvimento de uma prática comprometida
interesses populares.
15 (...) as relações do Serviço Social com o Estado monopolista, mediadas pelas políticas sociais públicas como estratégias no bloco do poder do enfrentamento da questão social, que ao se efetivarem, viabilizam direitos sociais implicados na cidadania, cuja consolidação e alargamento têm sido da luta recente pela democratização do Estado e da sociedade civil no Brasil* (IAMAMOTO) COMENTE O TRECHO ANTERIOR E APONTE DE QUE FORMA SE CONSOLIDARAM ESSES DIREITOS SOCIAIS. 
Os direitos sociais implicados na cidadania, foram conquistados com a Constituição Federal de 1988, porém, como a cidadania é um processo em constante movim ento na sociedade, para consolidar esses direitossociais é n ecessária uma constante revisão da demanda social, a fim de conciliar os direitos com a real necessidade da população. 
16- Por que podemos afirmar que no posicionamento funcionalista o Serviço social tradicional propõe um trabalho de ajustamento, de integração do indivíduo ao seu meio? Explique.
R= Porque assim como no positivismo, o funcionalista reflete uma visão fragmentada dos fenômenos sociais ao revelar que cada parte tem sua função especifica e que o todo funciona harmonicamente, diante disso o serviço Social pautou suas práticas Sociais inserido nessa concepção tradicional-conservadora desde sua gênese ao movimento de ruptura o tradicionalismo na profissão, por ocasião do segundo lustro dos anos de 1970, cuja prática voltava-se para correção de disfunções Sociais
17-A primeira forma de abordagem do pensamento social é o positivismo, que foi sistematizado por August Comte no século XIX. Descreva algumas características desse tipo de abordagem considerando sua influencia para o serviço social.
R=Visão isolada dos fenômenos sociais, análise da realidade não de forma totalitária, mas por partes isoladas; A realidade é somente dos fatos sociais que podem ser observados, os desejos e as subjetividades não são considerados; Desinteresse pelas causas dos fenômenos, ou seja, não busca o “porque’ dos acontecimentos sociais”. considerando sua influencia para o serviço
 
18- A cerva da historia do serviço social no Brasil, ao abordar a sociedade e seu funcionamento, o discurso dos primeiros assistentes sócias apresentou um caráter doutrinário, fundamentado na igreja católica. Quais as ações profissionais do período que justifiquem essa afirmação?
As ações propunham um trabalho de ajustamento , de integração do individuo ao seu meio.???Não sei se esta certa 
19-A questão social matéria-prima de trabalho dos/das Assistentes sócias, é o conjunto de expressões de desigualdades, oriunda da formação da sociedade capitalista, constituindo-se na apropriação privada da riqueza socialmente produzida por uma classe provocando o pauperismo de outra. comente como a capacidade interventiva desse profissional pode se efetivar de forma coerente e concreta sobre a questão social:
O assistentes social deve atuar nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Deve ser dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva no conjunto de relações sociais e no mercado de trabalho. É um profissional comprometido com os valores e princípios norteados do Código de

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes