Buscar

Matrizes para Restaurações em Amálgama

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dentística
Matriz de Barton
A matriz de Barton é utilizada para restaurações em amálgama classe I ocluso-palatinas em molares superiores e ocluso-vestibulares em molares inferiores. Adapta-se uma matriz individual ao dente. Depois uma pequena tira de matriz com forma trapezoidal é colocada entre o dente e a matriz já posicionada, devendo ser brunida com o auxílio de um condensador de Hollemback nº 6 para que a pequena tira-matriz se ajuste à face lingual/palatina. Uma cunha de madeira é envolvida com godiva de baixa fusão, plastificada, sendo inserida entre a tira de matriz e a de forma trapezoidal, comprimindo-se a godiva no sentido gengival para que se proporcione maior estabilidade da matriz. Durante a introdução da cunha, recomenda-se forçar a pequena tira de matriz de encontro à face lingual do dente, com o auxílio de uma sonda exploradora nº 5 para criar espaço para colocação da cunha revestida com godiva. A cunha deve tangenciar a borda superior da matriz, para não dificultar os procedimentos subsequentes. O conjunto pode ser estabilizado e reforçado internamente com godiva de baixa fusão.
Matriz Rebitada
Primeiramente deve ser medido o diâmetro do dente com um alicate de ponta reta. Elas são importantes no caso de molares muito destruídos, que necessitam de restauração extensa. No caso da matriz rebitada, a tira será perfurada com um alicate 141, criando-se rebarbas, as quais serão amassadas e desta forma criada a fixação.
 
Matriz em “T” ou em cinta
Deve-se cortar duas tiras, sendo um de aproximadamente 7cm e a outra de 4cm. A tira maior deve ser brunida, formando uma área convexa, que devolverá melhor a forma do dente. Em uma extremidade desta tira corta-se as duas pontas (figura 3a). Esta tira será colocada sobre a tira menor formando um T (figura 3b). As duas extremidades da tira menor vão abraçar a tira maior, e com um alicate de ponta chata, esta dobra será reforçada, mas sem muita pressão (figura 3c). A extremidade da fita maior, próxima à fita menor será dobrada sobre esta última (figura 3d). A extremidade em forma de V da fita maior será encaixada no local onde as duas tiras estão juntas, e depois de colocada no dente, será ajustada de acordo com o diâmetro do dente (Figura 3 (E) e Figura 3 (F).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes