Buscar

Avaliação Final Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Língua Portuguesa: Sintaxe - da Frase ao Texto (LET43)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) -
	1.
	A língua portuguesa é uma das disciplinas em que os alunos mais relatam dificuldades, principalmente quando se trata de análise sintática. Um dos motivos pelos quais isto ocorre é o fato de os professores ensinarem com base na visão metalinguística. Com base no exposto, explique o que é a visão metalinguística e o que se sugere para que o ensino da língua portuguesa não seja ensinado a partir desta visão.
	Resposta Esperada:
Os alunos pensam que não sabem a língua portuguesa, pois os professores trabalham a gramática com base na visão metalinguística, ou seja, o ensino é baseado em regras descontextualizadas, a ?regra pela regra?. O que se sugere é que a sintaxe seja ensinada de forma epilinguística, porque deve ser levada em consideração a situação discursiva, que é o gerador do sentido. O texto só se considera texto a partir do momento em que é uma situação comunicativa.
	2.
	Os adjuntos adnominais, os adjuntos adverbiais e o aposto são termos acessórios da oração, ou seja, não são necessários para a compreensão da sentença. Sua função é caracterizar os seres, determinar os substantivos ou exprimir determinadas circunstâncias. Com base no exposto, leia as sentenças a seguir e, a partir do exemplo, explique o que são os adjuntos adnominais e adjuntos adverbiais.
I- A atleta brasileira fez uma apresentação belíssima. 
II- O avião pousou longe.
	Resposta Esperada:
Na sentença I, a atleta brasileira fez uma apresentação belíssima, há dois adjuntos adnominais: brasileira e belíssima. O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser desempenhada por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes adjetivos e numerais adjetivos e sempre se refere aos substantivos. Já na sentença II, o avião pousou longe, há um adjunto adverbial: longe. O adjunto adverbial é o termo da oração que indica uma circunstância, sempre expressando ideia de lugar, tempo, causa, modo ou finalidade. O adjunto adverbial modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Outros materiais