Buscar

Atividade de Aprendizagem III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade de Aprendizagem III
1. Com base na Tabela 1, apresentada na seção Principais Tributos, identifique a base tributária de cada um dos principais tributos.
O ICMS é um imposto arrecado pelos governos estaduais, uma vez que cada estado possui uma alíquota que varia conforme o produto. O Imposto de Renda incide sobre pessoas jurídicas e as empresas individuais, aplicando-se a todas as firmas e sociedades, registradas ou não. A Contribuição para a Previdência Social é um desconto cobrado na folha dos assalariados pago pelas empresas, considerada a remuneração paga, devida ou creditada a qualquer título, durante o mês, destinada a retribuir o trabalho. O COFINS tem como base tributária a receita bruta e o faturamento das empresas, os contribuintes são as pessoas jurídicas de direito privado em geral. O FGTS é a alíquota que incide na contribuição das empresas ao fundo de 8%, é a soma dos salários e outros adicionais recebidos no período em que trabalhou na empresa. O CPMF é o imposto que incide sobre débitos de conta corrente bancária e também um tributo sobre um tipo específico de transação financeira. O IPI tem como base tributária algumas percentagens que aparecem em alguns tipos de notas fiscais, em produtos industrializados nacionais a base de cálculo será o valor da operação de saída do produto do estabelecimento do contribuinte.
2. Diferencie incidência legal de incidência econômica na discussão do impacto dos tributos sobre a renda das pessoas.
O estudo da incidência econômica, em contraste com a incidência legal, leva em consideração os ajustes de preços decorrentes da presença de impostos. É necessário ter uma ideia sobre os repasses que um agente econômico pode fazer, tanto para aumentar os preços das mercadorias que vende quanto para diminuir o preço, líquido de imposto, das mercadorias que compra. Têm que efetuar o cálculo do salário sem ausência do imposto para saber a incidência econômica deste em seu rendimento final.
3. Refaça a Figura 2, encontrada na seção A Incidência Econômica, para um caso em que a curva de oferta é vertical, ou seja, em que a elasticidade-preço da oferta é zero. Nesse caso, grandes variações no preço do bem não causariam nenhuma variação na quantidade ofertada. Introduza um imposto que desloque a demanda para baixo e mostre sobre qual lado da transação incide esse imposto. Se a curva de oferta for apenas bem inclinada, sem chegar à vertical, o exercício também funciona, pois ainda se tem um caso de baixa elasticidade- -preço da oferta.
4. Vá ao sítio da Secretaria da Receita Federal, na página de Estudos Econômico-Tributários/Estudos e Estatísticas, e procure o estudo Carga Tributária no Brasil mais recente e refaça a Tabela 1, disponibilizada na seção Principais Tributos. Disponível em: Acesso em: 15 dez. 2010. Então, analise as mudanças na estrutura dos principais tributos, se é que houve alguma.
	TRIBUTO
	%
	Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
	20,73
	Imposto de Renda
	18,22
	Contribuição para a Previdência Social
	16,65
	Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
	10,42
	Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
	6,05
	Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF)
	-
	Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
	2,21
	Subtotal
	74,28
	Demais tributos
	25,72
	Total
	100
Ao analisar as estruturas dos tributos percebe-se mudanças significativas em alguns ao analisar o gráfico e os dados de 2010 com os de 2017, o ICMS passou de 22,6 para 20,73 uma queda de 1,87, o Imposto de Renda de 17,2 para 18,22 um aumento de 1,02, a Contribuição para a Previdência Social de 15,5 para 16,65 um aumento de 1,15, o COFINS 11,4 para 10,42 uma queda de 0,98, o CPMF deixou de ser cobrado, o IPI de 3,6 para 2,21 uma queda de 1,39.

Outros materiais