Buscar

Adg4 - Terceiro Setor, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)
As organizações, instituições, fundações e entidades que compõem o chamado ‘terceiro setor’ adotam diversas ações com a finalidade de realizar sua gestão social, estratégica, de pessoas e também gerar receitas no intuito de que seus projetos saiam do papel e se tornem uma prática. A sustentabilidade é o grande desafio com que se depara a maioria destas instituições.
Neste contexto, o que significa sustentabilidade?
Alternativas:
a)Conjunto de fatores que possibilitam a continuidade das ações de uma instituição de maneira exitosa do ponto de vista ambiental, social e econômico. 
Alternativa assinalada
b)Capacidade das organizações que compõem o chamado ‘terceiro setor’ de produzir sem poluir o meio ambiente.
c)Conjunto de fatores que possibilitam a execução do projeto de uma instituição de maneira exitosa.
d)Capacidade das organizações, instituições, fundações e entidades que compõem o chamado ‘terceiro setor’ de captar recursos.
e)Capacidade das organizações, instituições, fundações e entidades que compõem o chamado ‘terceiro setor’ de utilizar recursos.
2)
O plano gestor institucional é essencial para que a instituição do Terceiro Setor tenha a direção de suas ações. Este plano deve ser proposto com uma ótica propositiva para conseguir a efetivação dos direitos políticos e sociais dos cidadãos.
Neste contexto, o que são processos de planejamento e gestão?
Alternativas:
a)São ações voltadas para a gestão e o gerenciamento da informação, com apoio do poder público.
b)São ações profissionais voltadas para a gestão que vão da informação, organização e gerenciamento de programas e projetos. Alternativa assinalada
c)São ações voltadas para a organização e o gerenciamento de programas e projetos, com o apoio corporativo.
d)São ações voltadas para o gerenciamento de programas e projetos, com o desenvolvimento de pesquisas de opinião.
e)São ações profissionais voltadas para a gestão, com treinamentos específicos para que os gestores possam realizar a prestação de contas.
3)
Existem muitos desafios a serem superados pela gestão em organizações do ‘terceiro setor’ que realizam um trabalho com seriedade, tais desafios passam pela modelagem adequada da gestão, concorrências entre entidades, quando se trata de captação de recursos, e também a existência de pressões por resultados e impactos e questões como baixa experiência na gestão. Neste contexto três (3) instrumentos são essenciais na superação desses desafios: O plano, o programa e o projeto.
 
Considerando o conceito de cada um destes instrumentos relacione as colunas:
 
( 1 ) Programa
( 2 ) Plano
( 3 ) Projeto
 
(   ) É o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados.
(   ) É o documento que indica um conjunto das menores unidades do processo de planejamento cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública.
(   ) Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado.
Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre as colunas:
 
Alternativas:
a)3; 1; 2.
b)1; 2; 3.
c)2; 1; 3.Alternativa assinalada
d)2; 3; 1.
e) 3; 2; 1.
4)
O debate sobre o terceiro setor, vem avançando um pouco mais para entender as questões relacionadas ao trabalho do assistente social na gestão e na prestação de serviços diretos nestas organizações, bem como entender a profissão frente às transformações societárias recentes. Os profissionais buscam debater e consolidar a atuação do/a assistente social e suas demandas: sociais, institucionais e profissionais e algumas especificidades da atuação do assistente social nas organizações do terceiro setor.
Assinale a alternativa que define se existe espaço da atuação do assistente social nestas organizações do terceiro setor e como esta pode ser comprovada.
Alternativas:
a)Sim, pois são os únicos profissionais capacitados por atuar eficazmente na área.
b)Sim, pois a lei exige que todas as organizações do Terceiro Setor tenham um assistente social.
c)Sim, pois já existem registros de trabalhos nos moldes de atuação dentro do projeto ético político, para troca de informações entre os profissionais atuantes na área.Alternativa assinalada
d)Não, pois a legislação exige equipe multidisciplinar, coordenada por advogado, ou psicólogo, dependendo da natureza da organização.
e)Não, pois não existe legislação sobre o assunto, no que se refere que todas as organizações do Terceiro Setor tenham um assistente social.

Outros materiais