Análise e gestão de custos(gabarito)
6 pág.

Análise e gestão de custos(gabarito)


Disciplina<strong>análise de Custos</strong>15 materiais137 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Os indicadores de rentabilidade abrangem os aspectos econômicos na análise empresarial, o potencial de vendas, a evolução das despesas etc. e, neste caso, a atenção do gestor deverá estar concentrada na habilidade da empresa de gerar resultados. Com relação à rentabilidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Denomina-se rentabilidade quando a relação for entre rendimento e capitais investidos pelos proprietários.
(    ) Conhecer a Rentabilidade do negócio é indispensável para qualquer empresa, independente do tamanho ou ramo de atuação.
(    ) Para a avaliação de rendimento de uma empresa, os principais indicadores a serem considerados são: lucratividade; rentabilidade do capital próprio; retorno de investimentos.
(    ) Rentabilidade envolve apenas os elementos econômicos e financeiros do empreendimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	Os índices de liquidez não são índices de fluxo de caixa que têm por objetivo comparar as entradas com as saídas de dinheiro, mas, sim, são índices que, a partir do confronto entre os ativos circulantes com as dívidas, procuram medir quão sólida é a base financeira da empresa. Com relação aos índices de liquidez, analise as seguintes sentenças:
I- Uma empresa que apresenta bons índices de liquidez tem condições de ter boa capacidade de pagar suas dívidas, e garante que ela estará, obrigatoriamente, pagando suas dívidas em dia.
II- São índices utilizados para avaliar se a empresa tem capacidade de saldar seus compromissos. Essa capacidade pode ser avaliada a longo e curto prazo ou, ainda, a prazo imediato.
III- A liquidez decorre da capacidade de uma empresa ser lucrativa, da administração do seu ciclo financeiro e de suas decisões estratégicas de investimento e financiamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	3.
	O Prazo Médio de Recebimento das Vendas (PMRV) indica em quantos dias, em média, a empresa recebe suas vendas, originando um volume de duplicatas a receber decorrente de dois fatores básicos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta estes dois fatores:
	 a)
	Recebimento de clientes e a necessidade de capital de giro.
	 b)
	Montante de vendas a prazo e prazo concedido aos clientes para pagamento.
	 c)
	Vendas líquidas e impostos sobre vendas.
	 d)
	Investimentos em duplicatas a receber e o fluxo de caixa.
	4.
	A partir de 1º de janeiro de 2008, por força da Lei 11.638/2007, a divisão do patrimônio líquido sofreu alterações. O Pronunciamento Técnico 26 prevê que a apresentação das Demonstrações Contábeis, que segue o padrão internacional, não estabelece ordem ou formato para a apresentação das contas do balanço patrimonial, mas determina que seja observada a legislação brasileira. Com relação às novas contas do Patrimônio Líquido, ordene os itens a seguir:
I- Capital Social.
II- Ajustes de Avaliação Patrimonial.
III- Reservas de Lucros.
IV- Prejuízos Acumulados.
V- Reservas de Capital.
VI- Ações em Tesouraria.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - V - II - III - VI - IV.
	 b)
	IV - II - I - V - VI - III.
	 c)
	VI - V - II - III - IV - I.
	 d)
	III - I - II - IV - V - VI.
	5.
	Com base nas demonstrações contábeis elaboradas pelas empresas, pode-se retirar alguns dados para proceder com os cálculos de diversos índices. Tais índices servem para estabelecer parâmetros para realizar análises mais completas do que somente considerando os montantes das contas contábeis. Sobre os índices de Estrutura de Capital, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Participação de Capitais de Terceiros representa o percentual de capital de terceiros com relação ao valor do patrimônio líquido, demonstrando a dependência da empresa com relação aos recursos oriundos dos terceiros.
(    ) O Endividamento indica a relação de dependência da empresa com relação ao capital próprio, gerado pela própria empresa através das vendas ou prestação de serviços.
(    ) A Imobilização do Patrimônio Líquido tem por finalidade demonstrar que percentuais do patrimônio líquido estão aplicados no Imobilizado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	6.
	A conta de Patrimônio Líquido é acrescida pelas Receitas Diferidas Líquidas, que são as receitas antecipadas menos os custos respectivos. É uma equação que demonstra um tipo de capital e indica ainda, a situação econômica da empresa em termos absolutos. Do que se trata essa conta?
	 a)
	Capital Circulante Líquido.
	 b)
	Capital Próprio.
	 c)
	Capital de Terceiros.
	 d)
	Capital de Giro Próprio.
	7.
	Através dos resultados apurados, é possível observar que a empresa destinou ao Ativo Permanente em X1 e X2, respectivamente, 55,28% e 66,52% dos recursos não correntes, tendo sobrado para o Ativo Circulante 44,72% e 33,48%. Como é denominada esta sobra?
	 a)
	Capital Próprio.
	 b)
	Imobilização dos recursos de terceiros.
	 c)
	Capital Circulante Líquido.
	 d)
	Capital de Giro.
	8.
	A empresa Gira Rápido Ltda ME apresentou em seu Balanço Patrimonial ao encerrar o período de X1:
Ativo Circulante: 10.000,00
Ativo Não Circulante: 25.000,00
Ativo Total: 35.000,00
Passivo Circulante: 7.000,00
Passivo Não Circulante: 11.000,00
Patrimônio Líquido: 17.000,00
Passivo Total: 35.000,00
Diante de suas análises, a Gira Rápido Ltda. ME destacou que necessita de Capital Circulante Líquido, ou seja, a curto prazo a empresa necessita saber o valor originado de sua atividade operacional. Assim, realizou-se o cálculo do Capital Circulante Líquido (CCL=AC-PC). Analise as sentenças a seguir:
I- A empresa apresenta um Capital Circulante Líquido de R$ 10.000,00, considerando que seu Ativo Não Circulante é inferior ao Passivo Total.
II- A empresa apresenta um Capital Circulante Líquido insatisfatório, considerando que seu Ativo Circulante não sustenta as obrigações do Passivo Não Circulante.
III- A empresa apresenta um Capital Circulante Líquido de R$ 3.000,00, considerando que seu Ativo Circulante é superior ao Passivo Circulante.
IV- A empresa apresenta um Capital Circulante Líquido satisfatório, considerando que seu Ativo Circulante supera as obrigações do Passivo Circulante de X1.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	9.
	A DRE é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período, que geralmente é de doze meses. É apresentada de forma dedutiva (vertical), isto é, primeiro se demonstram as receitas brutas de vendas e ou serviços, e na sequência subtraem-se os custos, as despesas até atingirmos o resultado do exercício que pode ser lucro ou prejuízo. Com relação à estrutura das contas até se obter o lucro bruto, ordene os itens a seguir:
I- Faturamento por venda e serviços prestados. 
II- Receita líquida de vendas e serviços prestados (=).
III- Custos dos produtos vendidos e serviços prestados (-).
IV- Deduções da receita, abatimentos e impostos (-).
V- Lucro bruto (=).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - IV - III - V.
	 b)
	I - IV - II - III - V.
	 c)
	IV - V - I - III - II.
	 d)
	I - II - III - IV - V.
	10.
	Todas as receitas e todas as despesas estão compreendidas na DRE, e sua apresentação é feita de forma ordenada segundo sua natureza, fornecendo informações relevantes