Buscar

av07 - Setembro/2019/Estacio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
7a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CCE1419_EX_A7__V1 
	02/09/2019
	
	2019.3 EAD
	Disciplina: CCE1419 - PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a lei que regulamenta os consórcios públicos é a Lei Federal 11.107 de abril de 2000, é correto afirmar:
		
	 
	Os consórcios não poderão ser firmados entre todas as esferas de governo como entre municípios, ou ainda entre municípios com estados, estados com a União, ou municípios com o estado e com a União.
	
	Os Consórcios não conseguiram possibilitar a discussão de um planejamento regional como na ampliação da oferta de serviços por parte dos municípios.
	
	Os consórcios jamais poderão possuir personalidade jurídica na modalidade de associação pública ou pessoa jurídica de direito privado, estrutura de gestão autônoma e orçamento próprio.
	
	É um equívoco pensar que os consórcios devam ser um instrumento que permite ganhos de escala nas políticas públicas, além de ser um novo modelo gerencial que pode viabilizar a gestão microrregional. Este entendimento está totalmente equivocado.
	 
	Os consórcios são entidades que reúnem diversos municípios para a realização de ações conjuntas que se fossem produzidas individualmente, não atingiriam os mesmos resultados ou utilizariam um volume maior de recursos, além de demandar mais tempo.
	Respondido em 02/09/2019 14:03:26
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Complete a frase com a alternativa que preenche a lacuna: O conceito de _______________ está relacionado às explicações sobre o desempenho econômico de um determinado setor e pelo desenvolvimento consequente da ação dos indivíduos, orientada pelo papel que um conjunto de instituições desempenha nos rumos de uma sociedade.
		
	
	urbanização
	
	restauração
	 
	requalificação
	
	ruralização
	 
	arranjo institucional
	Respondido em 02/09/2019 14:03:48
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No estudo das cidades, consideramos que a expansão horizontal de um sítio urbano, isto é, a área efetivamente ocupada pela cidade, pode fazer com que ele se junte a um sítio urbano próximo, de modo que seus limites geográficos tornam-se indefiníveis, chama-se:
		
	
	Reestruturação
	
	Ruralização
	
	Desertificação
	 
	Urbanização
	 
	Conurbação
	Respondido em 02/09/2019 14:04:30
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	 
A conexão entre instituições e desenvolvimento se organiza em diferentes níveis de análise e de iniciativas. Desta forma, qual o nome do processo que entende-se como o conjunto de regras, acordos, leis, normas e contratos macro-referenciais que estabelecem a base para a produção, distribuição e troca entre os agentes de uma sociedade?
		
	
	monitoramento institucional
	 
	gerenciamento institucional
	
	gerenciamento ambiental
	
	arranjo institucional
	 
	ambiente institucional 
	Respondido em 02/09/2019 14:04:41
	
Explicação:
É o cenário geral onde todos os agentes estão inseridos.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Será implantado um reservatório para contenção de cheias numa cidade e o Estudo de Impacto Ambiental está em fase de elaboração. Devem ser consideradas para o seu desenvolvimento, no mínimo, as seguintes etapas:
		
	
	diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, antes da sua implantação, contemplando o meio físico; o meio biótico e o meio socioeconômico; análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas; definição das medidas mitigadoras dos impactos positivos; elaboração dos programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos.
	
	diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, antes da sua implantação, contemplando apenas o meio biótico; análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas; definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos; elaboração dos programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos negativos.
	
	diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, depois da sua implantação, contemplando o meio físico, o meio biótico e o meio socioeconômico; análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas; definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos; elaboração dos programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos.
 
	 
	diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, antes da sua implantação, contemplando o meio físico, o meio biótico e o meio socioeconômico; análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas; definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos; elaboração dos programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos.
	 
	diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, antes da sua implantação, contemplando apenas o meio biótico; análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas; definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos; elaboração dos programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos.
	Respondido em 02/09/2019 14:05:11
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001, caracteriza-se pela aplicação dos princípios da função social da propriedade, da igualdade e da livre concorrência. Instrumento de transformação estrutural, a operação urbana consorciada seria um conjunto de medidas coordenadas pelo município, com a participação de proprietários e moradores, a fim de se alcançar em uma área melhorias sociais, valorização ambiental e transformações urbanísticas estruturais. Assim, marque a opção representativa da referida Lei:
		
	
	Lei do Silêncio
	 
	Normas Regulamentadoras
	
	Plano Diretor Participativo
	
	Consolidação das Leis do trabalho
	 
	Estatuto das Cidades
	Respondido em 02/09/2019 14:05:44
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O art. 32, parágrafo único, do Estatuto das Cidades apresenta como uma de suas principais ferramentas as Operações Urbanas Associadas. Podemos então defini-la como sendo:
		
	
	Conjunto de operações que ainda não foram colocadas em prática na Brasil por falta de regulamentação do Congresso Nacional.
	
	Conjunto de ações do Governo Federal com estatais brasileiras, para com estas verbas intervirem em áreas que necessitam de recuperação específicas em saneamento básico e ambiental, considerando em seu projeto as características de sua Bacia Hidrográfica.
	
	Conjunto de ações do Governo Estadual com o objetivo de reduzir a violência urbana em áreas extremamente adensadas implantando políticas de polícia pacificadora permanente.
	 
	Conjunto de intervenções e medidas coordenadas pelo Poder Público municipal, com a participação dos proprietários, moradores, usuários permanentes e investidores privados, com o objetivo de alcançar em uma área transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e a valorização ambiental.
	
	Ações de seguimentos diversos de forma conjunta, com o objetivo de encaminharem ao poder público em geral, projetos de melhoria para determinada região considerando as questões relacionadas ao meio ambiente.
	Respondido em 02/09/2019 14:08:05
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Bem-vinda a Lei n.º 11.107, de 06 de abril de 2005, a chamada Lei de Consórcios Públicos, que, regulamentando o artigo 241 da Constituição Federal de 1988, introduz instrumentos e mecanismos de cooperação entre os entes federativos para a realização de objetivos de interesse comum, de modo a contribuir para o amadurecimentoe efetivação do sistema federativo brasileiro. Entre os instrumentos previstos no citado diploma, merecem destaque a gestão associada de serviços públicos e o contrato de programa. Podemos afirmar em relação aos Consórcios Urbanos:
		
	 
	É um exemplo claro de Gestão Urbana Associada, a destinação e tratamento de resíduos entre dois ou mais Municípios através de aterro sanitário comum aos mesmos, facilitando sua destinação e acabando com os lixões urbanos.
	
	Apesar de publicada em 06 de abril de 2005, a Lei de Consórcios Públicos ainda não está em vigor no Brasil.
	
	Consórcios Públicos foram criados pela Lei 11.107 com o objetivo único de resolver as questões de saneamento básico de populações carentes.
	
	As Parcerias Públicas Privadas, conhecidas como PPP, são a única forma de Consórcios Urbanos contemplados pelo Estatuto das Cidades.
	
	A gestão associada de serviços públicos é utilizada somente entes federativos não consorciados, caso em que se realiza, previamente, um convênio de cooperação, como entre um ente federativo e um consórcio público.
	Respondido em 02/09/2019 14:08:27

Outros materiais