Buscar

resumo pmrpc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Existem alguns princípios fundamentais contidos na Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça, os quais alicerçam a atuação do conciliador (GABBAY, 2013, p. 50): 
Decisão Informada: é a garantia, às partes, para ser informadas dos acordos que serão efetuados ou dos procedimentos; 
 Confidencialidade: é o sigilo das informações expostas, salvo autorização expressa das partes, afronta à ordem pública ou às leis vigentes, em que o conciliador e observadores não podem servir como testemunhas do caso, nem atuar como advogado dos envolvidos; 
 Princípio da Imparcialidade: em que o conciliador deverá agir com imparcialidade, sem preferências, ou seja, seus valores e conceitos não devem interferir nas posições das partes; 
Princípio da Independência e Autonomia: é a garantia dos conciliadores atuarem com liberdade, podem recusar, suspender ou interromper a sessão se não atenderem aos requisitos mínimos; 
 Princípio do Empoderamento: em que o conciliador estimula a prática da autocomposição pelas partes, expondo seus benefícios; 
Princípio do Respeito à Ordem Pública e às Leis Vigentes: o conciliador adverte as partes para não pactuarem acordo ou procedam com atitudes que violem a ordem pública ou infrinjam as leis vigentes.
04. CARACTERISTICAS, MODELOS E TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
4.1. Características da mediação
A mediação tem como objetivo a transformação do padrão de comunicação e relacionamento dos envolvidos, com o propósito de entendimento. Por isso, apresenta as seguintes características:
Quanto ao processo
É um processo participativo e flexível;
É confidencial.
Quanto à metodologia
Trabalha parte a parte o problema a ser resolvido pelos próprios envolvidos (protagonismo);
 Não existe julgamento ou oferta de soluções. As saídas são encontradas no consenso das partes.
Quanto aos aspectos comunicacionais
• Devolve às pessoas o controle sobre o conflito;
• Trabalha a comunicação e o relacionamento das partes
A mediação constitui um instrumento formado por técnicas que impõe capacitação específica. (Lei n° 13.140/2015 – art. 9º e 11).
Art. 9º. Poderá funcionar como mediador extrajudicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação, ou nele inscrever-se. 
Art. 11. Poderá atuar como mediador judicial a pessoa capaz, graduada há pelo menos dois anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos
4.2 Tipos de mediação
A mediação é um processo que facilita o diálogo e auxilia a construção de soluções cooperativas.
Atualmente o processo de mediação privilegia as relações interpessoais, e por isso é importante que se perceba as particularidades de cada situação, considerando a natureza de cada conflito.
De acordo com UCB (2009), temos os seguintes tipos de mediação:
Mediação técnica: o processo de mediação técnica está associado a empresas. Nesse contexto, “os mediadores são geralmente técnicos recrutados por uma instituição que recebem formação específica e atuam em nome dessa instituição na mediação de conflitos”. (UCB, 2009). Os mediadores possuem formação específica (direito, psicologia e pedagogia) e muitos possuem vínculo empregatício.
Mediação comunitária: esse processo aparece relacionado aos conflitos da comunidade. Os mediadores são membros da própria comunidade e muitas vezes recebem formação específica para atuarem nos processos de mediação.
Mediação forense: refere-se aos processos de mediação realizados nas unidades do poder judiciário.
Mediação penal: realizada em alguns países como forma de resolver problemas existentes nos presídios, como a superlotação carcerária.
Mediação familiar: é o processo que oferece à família em crise, estrutura e apoio profissional para resolução dos conflitos com o mínimo de comprometimento da estrutura psicoafetiva de seus membros.
É importante destacar que essas divisões são apenas didáticas, pois, na prática, muitas vezes os modelos se associam. Veja alguns exemplos hipotéticos:
A Lei n° 13.140/2015 apresenta duas modalidades de mediação:
Mediação judicial: mediação realizada por intermédio do poder judiciário, ou seja, acompanhada por ele, por meio de solicitação homologada;
Mediação extrajudicial: mediação realizada fora do poder judiciário.
4.3 Modelos de mediação
Enquanto os tipos apontam e reforçam os campos de utilização, os modelos se relacionam com diferentes aspectos teóricos-metodológicos (diferentes escolas), que servem de subsídio para a condução do processo de mediação.
De acordo com Suares (1997 apud PADILHA) são três os modelos de mediação mais utilizados nos Estados Unidos: o Modelo Tradicional-Linear de Harvard, o Modelo Transformativo de Bush e Folger e o Modelo Circular-Narrativo de Sara Cobb.
4.3.1 Modelo tradicional-linear
Esse modelo teve origem em Harvard e está focado na resolução de problemas ou na construção de um acordo. Está orientado para o passado, ou seja, o que levou a acontecer o conflito e como podemos resolver. A mediação é o processo para buscar este acordo.
O mediador, nesse caso, dentro de um processo linear, claro, e em etapas pré-estabelecidas, apenas ajuda às partes a chegar em um acordo satisfatório para todos, dentro de um amplo espectro de atuação. Dentro dessa vertente, mediação é o termo genérico de toda intervenção de terceiro em um conflito, sendo o termo “conciliação” um objetivo natural do mediador. 
4.3.2 Modelo transformativo
Esse modelo foi criado a partir da teoria de Robert Bush e Joseph Folger e o objetivo não é única e exclusivamente o acordo, mas as diversas possibilidades advindas da mediação. Sua orientação é o futuro, ou seja, o que for estabelecido como solução auxiliará no futuro da relação entre as partes.
Nesse modelo, diz-se que o acordo deixa de ser focado, passando a se focar nas próprias pessoas ou no tipo de conflito e colaborando para que as pessoas reconheçam, em si mesmas e no outro, necessidades, possibilidades e capacidade de escolha e de decisão, promovendo a transformação na relação e viabilizando, como consequência natural, o acordo. Para os adeptos desse modelo, há uma grande diferença entre o que seria conciliação e mediação, pois aquela seria o modelo centrado no acordo, e essa o modelo centrado nas pessoas ou no conflito. (arcos.org.br)
4.3.3 Modelo Circular
Esse modelo criado por Sara Cobb busca unir os modelos tradicional-linear e transformativo, pois foca tanto nas relações das pessoas envolvidas no conflito, quanto no acordo. De acordo com o modelo, o conflito, as pessoas e o contexto (história) não podem ser vistos de forma isolada, mas sim de forma inter-relacionada. “Dentro dessa vertente, o pensamento sistêmico, a teoria das narrativas e o enfoque em redes sociais são as bases para a atuação do mediador”. 
4.4 Técnicas de mediação
Cada um dos modelos que você estudou no item anterior traz um conjunto de técnicas, alinhando a natureza do conflito ao foco que se propõe a alcançar, ao processo e a formação do mediador
4..4.1 Do modelo tradicional-linear
Conforme Bispo, as técnicas utilizadas nesse modelo estão relacionadas aos quatro princípios de negociação de Harvard, que envolvem:
Separação das pessoas do problema;
Focalização dos interesses e não nas posições;
Criação de opções para o benefício mútuo; e
Utilização de critérios objetivos.
Seguindo esses quatro princípios, o mediador deve:
Analisar as partes envolvidas em relação à capacidade de cada uma, sua influência no ambiente, bem como observar qual o objeto da disputa, sua importância e possibilidade de resolução; 
Reforçar às partes que osinteresses de cada um(a) pode ser convergido em um meio-termo. As posições antagônicas, em geral, não sofrem declinação muitas vezes pelo simples orgulho ou teimosia;
Sugerir que as partes cheguem a uma solução boa para ambas;
Ponderar as possíveis soluções encontradas pelas partes, no sentido de que sejam possivelmente exequíveis e legais
O mediador tem como funções facilitar o diálogo centrado no verbal e estabelecer a ordem a partir do caos de pensamentos, percepções e sentimentos.
4.4.2 Do Modelo transformativo
As técnicas associadas ao modelo transformativo possibilitam o reconhecimento do outro como protagonista do processo. Sendo assim, buscam promover a análise conjunta da situação. O mediador motiva as partes para que juntas possam tomar decisões.
4.4.3 Modelo circular
As técnicas utilizadas no modelo circular buscam a preservação do vínculo dos envolvidos, estimulam a reflexão sobre o conflito e a reação das partes envolvidas;
Muitas vezes, o mediador modifica os significados de fatos ocorridos, para que as partes percebam as possibilidades para solução do conflito.
Cabe observar nas técnicas descritas que, independente do modelo, o diálogo entre as partes é estimulado. Seja para rever as causas do conflito ou para verificar as possibilidades de soluções.
De acordo com UCB (2009), autores mais contemporâneos apostam num modelo de mediação híbrido e flexível, no qual o mediador seja um facilitador, ou seja, o mediador guia as partes, buscando o equilíbrio de poder e o compartilhamento de responsabilidades, por meio dos processos de comunicação e cooperação para que as partes, em conjunto construam um acordo ou entendam o conflito.
5.2 Ações do mediador
Por fim, oportuno o resumo apresentado por Francisco José Cahali sobre a atuação do mediador no processo da mediação, in verbais:
(a) contato com os interessados, explicando o instituto, suas vantagens e desvantagens;
(b) identificação das questões, baseando-se na técnica do looping, ou seja, questões circulares reflexivas;
(c) reflexão sobre o exposto entre as partes;
(d) identificação e sugestão, sem vinculação, pelas partes de possíveis soluções para o conflito (brainstorming); e
(e) lavratura do termo final. 
Algumas das mais importantes entre as técnicas utilizadas na mediação de conflitos são: 
Escuta Ativa 
Nessa técnica, o mediador observa a linguagem verbal e não verbal das partes e tenta compreender informações relevantes, estimulando-as a expressar suas emoções e instigá-las a ouvir uma à outra. Assim, tenta estimular a validação dos seus sentimentos e o seu engajamento, a fim de apoiá-las na busca pela melhor solução para o conflito. 
Rapport 
Rapport é uma palavra de origem francesa que diz respeito a uma relação de empatia com o interlocutor. Portanto, trata-se de uma técnica que visa ganhar a confiança das partes, propondo um diálogo aberto e construtivo a fim de influenciar as partes a alcançarem a auto composição. 
Parafraseamento 
A técnica do parafraseamento consiste na reformulação, pelo mediador, de frases ditas pelas partes, a fim de sintetizá-las ou reformulá-las sem alterar seu conteúdo. O mediador se esforça em facilitar o entendimento do seu real significado às próprias partes, que ficam livres para captar novos significados nas proposições.
Brainstorming 
Semelhante à técnica utilizada frequentemente no marketing jurídico, no brainstorming o mediador incentiva a criatividade das partes e busca capturar ideias que sejam viáveis para o caso em questão. 
Caucus 
Com esta técnica, o mediador realiza uma reunião privada com cada uma das partes separadamente, durante a fase de negociações, para oportunizar o estabelecimento de proximidade e confiança entre elas e o mediador. 
Além disso, essa técnica ainda pode ser usada para acalmar os ânimos, auxiliar no fluxo de informações, reunir informações úteis para a negociação e ajudar as partes a rever a força de seus casos. 
5.3 Pré-Mediação
1) Quanto ao tema: o tema objeto da controvérsia pode ser objeto de mediação? 
2) Quanto ao interesse: há efetivo interesse das partes em se submeterem à mediação com boa fé e busca do consenso?
 3) Quanto ao trabalho do mediador: as partes aceitam o procedimento de mediação e o trabalho do mediador imparcial e independente, depositando confiança na sua escolha e atuação para contribuir com o procedimento da qual as partes serão as protagonistas na construção do consenso? 
Segundo o COMIMA, a pré-mediação normalmente cumpre os seguintes procedimentos: 
As partes deverão descrever a controvérsia e expor as suas expectativas; 
As partes serão esclarecidas sobre o processo da Mediação, seus procedimentos e suas técnicas; as partes deliberarão se adotarão ou não a Mediação como método de resolução de sua controvérsia; 
As partes escolherão o Mediador, nos termos do capítulo que poderá ser ou não aquele que estiver coordenando os trabalhos da entrevista.
 
Na pré-mediação, portanto, as partes são esclarecidas de todos os princípios básicos que vão reger o procedimento:
a)	A imparcialidade do mediador, observado que podem depositar toda a confiança em seu trabalho;
b)	Isonomia entre as partes, sendo que todos são tratados com igualdade, com possibilidade de ambos falarem ao seu tempo; 
c)	Oralidade;
d)	Informalidade, ressaltado que o procedimento é flexível, mas com organização dos trabalhos;
e)	Autonomia da vontade, sendo que as partes só permanecem na mediação se quiserem e só fazem acordo se entenderem que seus interesses foram atendidos;
f)	 Busca do consenso; 
g)	Confidencialidade, com sigilo de todas as informações trocadas que não poderão ser utilizadas como prova em juízo;
h)	 Boa-fé.
Diálogo: escuta ativa
É necessário que se tenha uma visão positiva do conflito para facilitar a comunicação entre as partes. Se as partes utilizarem o impasse como um momento de reflexão e, portanto, de transformação, o conflito torna-se algo positivo. A mediação cria condições para convivência com as diversidades, possibilitando a realização de soluções pacíficas e acordos mutuamente compensadores, mas para que isso ocorra é necessário que as partes estejam dispostas a dialogar.
A mediação não exige a fixação prévia de uma posição nem a formulação de um pedido; os envolvidos discutem os problemas que os envolvem com a preocupação de fixar seus interesses e não de determinar suas posições específicas. Ainda que as partes não cheguem à mediação com tal discernimento, caberá ao mediador alterar o rumo do diálogo, orientando-os para o campo de revelação dos problemas e dificuldades e compreensão dos interesses subjacentes.
Buscando acordos e compromissos 
Não resta dúvida que a mediação se apresenta como vigoroso instrumento para a pacificação e solução de conflitos em quase todas as áreas do direito, desde que se trata de direitos disponíveis.
Segundo estudos apresentados por especialistas, são inúmeros os benefícios e vantagens que podem ser alcançados pela mediação, tais como: redução do desgaste emocional e do custo financeiro; construção de soluções adequadas às reais necessidades e possibilidades dos interessados; maior satisfação dos interessados envolvidos; maior rapidez na solução de conflitos, quer pessoais, familiares ou de negócios; desburocratização na solução de conflitos, uma vez que impera a informalidade nas sessões de mediação ou conciliação; possibilidade da solução do litígio por profissional escolhido pelos interessados, conforme a natureza da questão e a garantia de privacidade e sigilo.
É essa ideia de equilíbrio e harmonia que se transporta para o ambiente das relações sociais, com efeitos jurídicos quando se fala em mediação nos conflitos consumeristas entre particulares e empresas.
Uma vez conciliadas às partes, após vasta oportunidade para propostas e contrapropostas, estará solucionado mais um conflito de interesses, e as partes estarão mais satisfeitasdo que se fosse por meio da imposição compulsória de uma sentença.
Na verdade, verifica-se que em todas as regras atinentes à mediação busca a nova lei estimular a autocomposição e determinar uma mudança de postura de todos os sujeitos do processo no intuito de fazer com que a solução amigável do conflito de interesses passe a ser a regra e não a exceção, como infelizmente se constata nos dias de hoje.
Desta forma a MEDIAÇÃO torna-se grande instrumento para a pacificação de conflitos, onde não haverá mais um ganhador ou um perdedor e sim uma solução ao que seria uma lide.

Outros materiais