Buscar

Estruturação Musical II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estruturação Musical
Leia a citação: 
Empregamos esse conceito "[...] para designar a maneira pela qual compositores de épocas e países diferentes apresentam esses elementos básicos em suas obras [a saber: melodia, harmonia, ritmo, timbre, forma e textura]. De fato, é a maneira particular como esses componentes são tratados, equilibrados e combinados que faz com que certa peça tenha o sabor característico [...] de determinado período". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENNETT, R. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986, p. 11.
O conceito mencionado na citação acima relaciona-se com um importante aspecto da estruturação musical. Considerando estas informações e os conteúdos trabalhados na Aula 1 de Estruturação Musical, este conceito é:
Nota: 20.0
	
	A
	o Estilo
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque o estilo, tal como expõe Bennett, consiste na forma como os compositores de diferentes épocas e lugares manipulam a melodia, harmonia, ritmo, timbre, forma e textura musicais, Segundo o texto da aula 01: "[...] usamos como base a indicação de Bennett (2007), indicando como elementos prioritários: melodia – harmonia – ritmo – timbre – forma – textura. O estilo em música seria, portanto, a maneira como um compositor organiza essa somatória de elementos em uma dada estrutura musical, em um dado momento da história, sempre influenciado pelo contexto da produção musical daquele período". (Aula 1, p. 2).
	
	B
	a Melodia
	
	C
	a Harmonia
	
	D
	o Timbre
	
	E
	a Textura
Questão 2/5 - Estruturação Musical
Atente para o fragmento de texto:
“[...] visto em seu aspecto de um solo instrumental em luta contra a massa de uma orquestra, teria sua origem no concerto solo do período barroco. Seus três movimentos (moderadamente rápido; lento; rápido) correspondem aos da sinfonia, mas sem o minueto”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENNETT, R. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986, p. 52.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos trabalhados na Aula 3 de Estruturação Musical, o tipo de concerto descrito no fragmento de texto acima é:
Nota: 20.0
	
	A
	O concerto solista clássico.
Você acertou!
O concerto solista assume um caráter de diálogo (e por vezes disputa) entre um solista e a massa sonora orquestral e é comumente estruturado em três movimentos, tal como exposto na citação de Bennett (1986) e no texto da aula 3: "A estrutura está disposta em três movimentos: moderadamente rápido, lento, rápido, compartilhando essa estrutura com a sinfonia, por exemplo. O primeiro movimento apresenta uma forma sonata alterada, justamente pela necessidade dessa estrutura musical solista. [...]" (Aula 3, p. 7).
	
	B
	O contraponto renascentista.
	
	C
	O drama-musical barroco.
	
	D
	O canto gregoriano medieval.
	
	E
	O rondó renascentista.
Questão 3/5 - Estruturação Musical
Considere o fragmento de texto:
“Em música, usamos a palavra ‘forma’ para descrever a maneira pela qual o compositor atinge esse equilíbrio, ao dispor e colocar em ordem suas ideias musicais – ou seja, a maneira como o compositor projeta e constrói sua música”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENNETT, R. Forma e Estrutura na Música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986. p. 9
O fragmento de texto apresenta uma definição para o conceito de forma musical. Com base nessas informações e nos assuntos trabalhados na Aula 2 de Estruturação Musical, relacione corretamente as formas musicais abaixo com suas respectivas características:
1. Concerto solista 
2. Concerto grosso
3. Fuga
(  ) É uma forma contrapontística do período Barroco associada à produção musical de J. S. Bach..
(   ) É uma forma composta por pelo menos três movimentos contrastantes (rápido–lento–rápido).
(  ) É uma forma caracterizada pelo contraste entre um grupo instrumental e um solista.
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 3 – 1
	
	B
	3 – 2 – 1
Você acertou!
Esta é a resposta correta: 
[1] "No concerto solista, a principal especificidade em relação ao concerto grosso reside exclusivamente no contraste evidenciado entre orquestra e solista. A diferença entre tutti e solo se definia musicalmente, de maneira especial, pela construção virtuosística para o solo, estrutura que será levada ao extremo nos séculos seguintes" (aula 2, p. 9).
[2] "De maneira geral, a estrutura formal dos concerti grossi da virada do século respeitam uma estrutura de três andamentos distintos e autônomos entre si (rápido – lento – rápido). Os movimentos rápidos são geralmente elaborados em andamento alegro, formalmente elaborado em estilo fugado (polifonia imitativa entre as vozes), e o andamento lento oferece dois adágios semelhantes elaborados em estilo lírico" (aula 2, p. 9)
[3] "A fuga pode ser entendida como uma peça polifônica (contrapontística) [...] O estilo fugado emergiu na segunda metade do século XVII e na primeira do século XVIII, derivado de antecedentes vocais como moteto, chanson e madrigal renascentistas, e de outros instrumentais, como ricercare, canzona e fantasia; entretanto, seria efetivamente consolidado na obra de J. S. Bach [...]" (aula 2, p. 3)
	
	C
	1 – 2 – 3  
	
	D
	2 – 1 – 3 
	
	E
	1 – 3 – 2  
Questão 4/5 - Estruturação Musical
Leia a seguinte informação:
“Os compositores da Renascença algumas vezes ligavam uma dança a outra (por exemplo, a pavana e a galharda). Os compositores barrocos ampliaram essa concepção, chegando à forma da suíte: um grupo de peças para um ou mais instrumentos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENNETT, R. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986, p. 40.
A suíte destacou-se entre as principais formas instrumentais da música barroca. Considerando as informações e os conteúdos da Aula 2 de Estruturação Musical sobre a forma suíte, é correto afirmar que:
 
Nota: 20.0
	
	A
	Embora tenha exercício influência no período barroco, a suíte teve seu ápice na Idade Média.
	
	B
	A suíte é uma forma musical que comporta exclusivamente vozes a capella ou acompanhadas por órgão.
	
	C
	A estrutura da suíte barroca mais recorrente reunia as seguintes danças: allemande, courante, sarabanda e giga.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque "Boa parte da música de teclas de fins do século XVII e início do século XVIII foi composta no formato de suíte, isto é, um conjunto de músicas em ritmo de dança. A estrutura mais conhecida, a variedade alemã, consistia no agrupamento de quatro danças-padrão: allemande, courante, sarabanda e giga. A cada uma dessas poderiam ser acrescidas uma rápida peça introdutória, e por vezes uma ou mais danças facultativas, quer depois da giga, quer antes ou depois da sarabanda". (Aula 2, p. 6).
	
	D
	A suíte teve seu ápice no período da renascença e, portanto, sua representatividade no período barroco foi pouco expressiva.
	
	E
	Diferentemente do que se possa conceber, as suítes não guardam relação alguma com as danças.
Questão 5/5 - Estruturação Musical
Considere a citação:
 “A religiosidade mística, além de encontrar-se também em outras épocas [além do Barroco], é critério extramusical. Critério musical é o caráter polifônico da música de um Bach, de um Haendel. Mas não se pode afirmar que toda a música barroca seja assim. Acontece justamente o contrário: o barroco começa com a música homófona, a ópera monódica de Monteverdi [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARPEAUX, O. M. O livro de ouro da história da música. Rio de Janeiro: Quorum, 2009.
A citação acima descreve algumas tendências musicais do período Barroco. Com base nestas informações e nos conteúdos trabalhados na Aula 2 de Estruturação Musical, assinale a alternativa que apresenta corretamente manifestaçõesmusicais barrocas relacionadas à música sacra:
Nota: 20.0
	
	A
	Cantata e oratório.
Você acertou!
A aproximação entre a Cantata e o Oratório (no período barroco) com a música sacra está explicita (e é reiterada) no texto-base da rota 2, especialmente na seguinte passagem: “ Vamos, neste momento, abordar aspectos da música vocal do século XVII vinculados à música sacra: a cantata e o oratório. Ambos são desdobramentos, em certa medida, do século da ópera, naturalmente influenciados no estilo composicional por esta última – entretanto, elaboraram estratégias específicas para sua concretização no contexto religioso” (Aula 2, p. 9).
	
	B
	Fuga instrumental.
	
	C
	Óperas barrocas.
	
	D
	Poemas sinfônicos.
	
	E
	Música programática.

Continue navegando