A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
lista de exercício

Pré-visualização | Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pré-projeto TCC1
SEGURANÇA DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CÍVIL- EPI
ALYCE KELLY RABELO FRANÇA
Orientador(a): Mozaniel Barroso da silva
Manaus
2
2019
 
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pré-projeto TCC1
SEGURANÇA DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL -EPI
ALYCE KELLY RABELO FRANÇA
Orientador(a): Mozaniel barroso da silva
Trabalho apresentado por Alyce Kelly Rabelo França como Pré projeto TCC1 do 9 período académico 2019-1 do curso de Engenharia civil Universidade Estácio de Sá, campus Constantino nery. sob a orientação do professor Prof(ª).Mozaniel Barroso.
Manaus
2019
 
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pré-projeto TCC1
SEGURANÇA DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CÍVIL- EPI
ALYCE KELLY RABELO FRANÇA
Aprovada em ____/____/_____.
BANCA EXAMINADORA
_________________________________________________
Prof(a).Dr(a), Me ou prof.(a) Nome do Orientador(a) (Universidade Estácio de Sá)
(Orientador)
__________________________________________________
Nome Completo
Titulação-Instituição
__________________________________________________
Nome Completo
Titulação-Instituição
CONCEITO FINAL: _________________
Manaus
2019
RESUMO
Este trabalho faz uma revisão do uso de EPI (Equipamentos de proteção individual) ele é utilizado para proteger o operador contra riscos capazes de ameaçar a saúde e segurança no trabalho. O uso é essencial na área da construção civil, procurando identificar as potencialidades de cada um. Utiliza-se então Norma Regulamentadora nº 06 (NR-06) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), são essenciais para garantir que os trabalhadores tenham um alto desempenho no serviço, sem descartar a possibilidade de estarem seguros em qualquer área que estejam trabalhando. 
De acordo com a NR-6, o EPI – tanto os de fabricação nacional quanto os importados – só poderão ser colocados à venda com a indicação do Certificado de Aprovação (CA). Expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.
 
Palavras-chave: A Importância do EPI na construção civil, Norma regulamentadora n06.
 
ABSTRACT 
This work reviews the use of PPE (Personal Protective Equipment) which is used to protect the operator against risks that could threaten health and safety at work. The use is essential in the area of ​​civil construction, seeking to identify the potential of each. Regulatory Regulation No. 06 (NR-06) of the Ministry of Labor and Employment (MTE) is then used, they are essential to ensure that workers have a high performance in the service, without ruling out the possibility of being safe in any area that they are working .According to NR-6, EPI - both domestically manufactured and imported ones - can only be put up for sale with the Certificate of Approval (CA). Issued by the national body responsible for occupational safety and health at the Ministry of Labor and Employment. 
Keywords: The Importance of PPE in construction, Regulatory Standard n06.
 
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
CA – Certificado de aprovação
EPI – Equipamento de Proteção Individual 
MTE – Ministério do trabalho e Emprego
NBR – Norma Brasileira
NR – Norma Regulamentadora
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	14
JUSTIFICATIVA	15
OBJETIVO	15
Objetivo Geral	15
Objetivos Específicos	15
METODOLOGIA	15
DESENVOLVIMENTO	16
Referencial Teórico	16
CONCLUSÃO	20
CRONOGRAMA	21
REFERÊNCIAS	22
Lista das referências citadas do texto do desenvolvimento ou referencial teórico
INTRODUÇÃO
 O presente projeto de pesquisa sobre o EPI (equipamento de proteção individual), que teve como objetivo refletir a respeito das relações que envolvem causas e efeitos do Equipamento de Proteção Individual, para o trabalhador da construção civil e aos demais, os equipamentos são testados e aprovados pela autoridade competente para comprovar a sua eficácia. O equipamento de proteção individual (EPI) é de uso obrigatório na construção civil por representar a principal forma, em conjunto com o EPC (equipamento de proteção coletiva), de preservar a saúde e o bem-estar do trabalhador no canteiro de obras. Como as atividades causam inevitavelmente algum tipo de risco, envolvendo transporte de produtos pesados, manuseio de substâncias tóxicas, consertos em locais altos e transformação de materiais com o auxílio de instrumentos cortantes, a utilização de EPIs como capacetes, calçados com revestimento especial, cinto de segurança, protetor auricular, protetor facial e luvas é imprescindível no cotidiano desses trabalhadores. 
 A Norma Regulamentadora número 6, que está disponível no site do Ministério do Trabalho e Previdência Social, define as regras relacionadas ao EPI. É responsabilidade do empregador, além de adquirir o equipamento adequado ao risco de cada atividade, orientar e treinar o empregado sobre o uso correto. Também cabe ao empregador responsabilizar-se pela higiene e manutenção periódica. O fornecimento ao trabalhador deve ser registrado em livros, fichas ou sistema eletrônico. Todo EPI deve possuir Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
 
JUSTIFICATIVA
O EPI é muito importante para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador dentro da construção civil. O uso dos equipamentos de proteção é determinado por uma norma técnica, que estabelece que os EPIs sejam fornecidos de forma gratuita ao trabalhador para o desempenho de suas funções dentro qualquer empresa.
OBJETIVOS
 3.1 OBJETIVO GERAL 
Verificar as condições de trabalho na construção civil sob os equipamentos de proteção individual (EPI)
 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Informar e ilustrar a importância do uso do EPI;
 Propor melhorias, de acordo com as normas de segurança;
 Analisar o benefício do acompanhamento do profissional de segurança do 
trabalho.
A Construção Civil é responsável por muitos acidentes no trabalho, pois exige 
importância da implantação de medidas preventivas do EPI a fim de conscientizar empresários e profissionais da área para a importância do estudo e para que se desperte o interesse do próprio trabalhador à preservação da vida.
METODOLOGIA
Para fundamentar a pesquisa, serão abordados os seguintes temas: EPI (Equipamento de proteção individual) segundo a NR-6. A Importância do EPI. EPI para garantir a saúde e proteção. Principais tipos Epi’s usados na construção civil.
DESENVOLVIMENTO
Referencial Teórico
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) 
 
Segundo a NR-6 da Portaria 3214/78 do MTb, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. O seu uso sempre foi um desafio no convencimento, por parte da força de trabalho seja ela da construção civil, indústria, operação química, portuária, aeroportuária, tecelagem, e outras tantas que padecem de uma fiscalização adequada e da disseminação da cultura prevencionista, por parte de profissionais destas áreas, do corpo gerencial e principalmente dos trabalhadores que já vêm viciados com conceitos falhos e equivocados acerca deste e de outros temas. 
De acordo com Oliveira Ayres e Peixoto Corrêa (2001), os EPI’s desempenham importante papel na redução das lesões provocadas pelos acidentes do trabalho e das doenças profissionais. Vale ressaltar que o seu uso só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar